Test 1 Tópicos Populares do Cote Compare

Confira 6 pontos de atenção ao fazer um test drive

Quando você for comprar um carro, é muito importante realizar um test drive neste carro para tentar conhece-lo a fundo, e você não deve conhecer e analisar o carro apenas parado, mas como também o carro andando.



E para conhecer o carro andando, é fundamental realizar um test drive, e na hora de fazer o test drive, existem alguns pontos que são fundamentais a serem observados.

Portanto, após realizar uma boa pesquisa, e escolher o carro que você deseja comprar, e também após fazer um checklist básico, após conferir o laudo cautelar, e confirmar a boa procedência do carro, realize um test drive e analise os 6 pontos seguintes:

 

1.   Observe a partida do motor

A primeira coisa que você deve fazer após entrar no carro para realizar o test drive, é ligar o carro. E neste momento o que você deverá observar, é se o tempo para ligar o carro é rápido ou demorado, pois, se o carro ligar prontamente, significa que a bateria do carro que você deseja comorar está em perfeitas condições.

 

2.   Examine os engates do câmbio

Após ligar o carro, você deverá perceber se o câmbio do carro está trocando de marchas, e se a troca é realizada tranquilamente, sem forçar, bem como se o câmbio tem um encaixe perfeito.

 

3.   Verificar a embreagem do carro

Durante o test drive, outro teste importante para quem vai comprar um carro, é fazer a verificação do desempenho do carro em uma rampa ou em um lugar íngreme, para ver como a embreagem vai trabalhar na saída do carro. Durante a saída da rampa, o pedal da embreagem não pode trepidar, ao não trepidar, significa que a embreagem está em boas condições.

 

4.   Atenção para ruídos na suspensão e no amortecedor

Outra dica, durante o test drive, é passar por um percurso com obstáculos na pista, como quebra-molas ou tartarugas para você poder perceber se existe algum ruído ou algum barulho estranho que faça dentro do carro, ou barulho de amortecedor ou de suspensão.

Observe no percurso se o amortecedor absorve bem os impactos, principalmente nas quebras molas.

 

5.   Verifique o alinhamento do volante

Durante o test drive, com o carro em uma linha reta você poderá observar se o volante está corretamente alinhado, ainda, você deverá desenvolver uma boa velocidade com o carro para tentar perceber se haverá alguma trepidação no volante, ou alguma saída do carro para a esquerda ou para a direita, para isso, com cuidado, retire as mãos do volante por alguns segundos.

 

6.   Faça um teste de frenagem do carro

É preciso também, durante o test drive, testar a frenagem do carro que você deseja comprar. Para isso, acelere o carro com segurança até aproximadamente 50 Km/h e freie totalmente o carro, observe se ele não saiu nem para a esquerda e nem para a direita.

 

Lembre-se que mesmo com esse test drive rápido, algum problema pode passar despercebido, pois algumas coisas no carro apenas se percebem com o uso diário. Por isso, alguns especialistas recomendam que no momento do test drive é preciso ficar atento ao conjunto motor e câmbio, pois são eles que podem gerar os maiores custos com manutenção, caso o carro apresente problemas futuros.

Veja Também

➜ Confira 6 pontos de atenção ao fazer um test drive

➜ O que observar ao fazer test drive no carro usado?

➜ Por que fazer um test drive?