menu
arrow_forward

Test-Drive

Faça um agendamento de test drive online e grátis

Nenhum parceiro encontrado!

Test drive: O que é e quais as vantagens de fazer, o que prestar atenção

O Test Drive é um serviço muito oferecido por concessionárias e lojas de comercialização de veículos e tem como princípio básico, apresentar ao consumidor as vantagens e benefícios que o veículo possui na prática e também trazer o consumidor para conseguir apresentar uma proposta pessoalmente.

Faz parte do test drive a apresentação completa do veiculo, desde a parte externa, explicação do funcionamento dos acessórios e equipamentos do veículo, até a parte prática, que envolve dirigir de fato o veículo em uma rota real nas ruas, para que se tenha toda percepção da direção do veículo, seu comportamento e suas respostas no trânsito.

Para o consumidor a principal vantagem de fazer o test drive é avaliar pessoalmente o veiculo, podendo antes de iniciar o teste em movimento, verificar com atenção os detalhes externos, acabamento interno do veículo, funcionamento dos acessórios, ergonomia, espaço interno, porta-malas, análise dos tecidos e conforto.

Durante o teste é muito mais importante focar na ergonomia da direção, conforto durante a rodagem, pontos de visão dos espelhos, facilidade de realização de manobras, som do motor, barulhos durante a rodagem, respostas de freio, acelerador, potência em subidas e acelerações.

Reforçamos também que existe uma grande diferença entre a realização de um test drive para aquisição de um veículo zero quilometro e um veículo usado, por isso fizemos a seguinte separação nos pontos de atenção.

Pontos de Atenção Test Drive – Carro Zero

No caso de realização de test drive para intenção de aquisição de um carro zero quilometro é importante reforçar que o veiculo utilizado no teste não será o veículo adquirido, pode parecer óbvio, porém por esse motivo alguns testes não fazem tanto sentido e é importante se atentar a pontos de vista diferentes.

O primeiro ponto a se questionar é confirmar se existe alguma diferença de acessórios ou equipamentos de série entre o modelo do teste e o modelo que esta sendo adquirido, muitas vezes os veículos de test drive são bem completos, com equipamento opcionais que podem não estar inclusos nos modelos mais básicos, o que pode gerar uma grande frustação caso compre o veículo com a expectativa do equipamento.

Durante o test drive para aquisição de um carro zero, não são muito eficazes testes de barulhos de suspensão, freio e embreagem, já que o veículo adquirido será novo, porém é bastante válido verificar se no modelo de teste você percebe qualquer detalhe desconfortável, seja no posicionamento de pedais, funcionamento de câmbio ou se o desempenho do veículo atende a sua expectativa.

Vale a pena verificar se durante o teste é possível escutar qualquer tipo de barulho estranho ou perceber algum equipamento que não esteja funcionando. É um sinal muito grande de fragilidade do modelo caso o veículo de testes apresente mal funcionamento em qualquer tipo de sistema, seja elétrico, vidros, ar condicionado, som ou apresente algum barulho nas partes internas do veiculo durante a rodagem.

Pontos de Atenção Test Drive – Carro Usado

O Test Drive para carros usados é o teste final antes de qualquer aquisição e deveria ser obrigatório antes da efetivação da compra de qualquer veículo usado, tendo em vista que será possível identificar durante o teste, qualquer tipo de mal funcionamento ou detalhes no veículo que precisarão de eventuais reparos.

Os principais itens que devem ser verificados em um teste drive de um veículo usado são:

  • Avaliação da lataria: é importante verificar riscos ou detalhes que demonstrem trocas de peças por acidentes e batidas, uma dica é verificar se existem marcas nos parafusos de fixação das peças, ou diferenças nas cores e temperatura das peças, indicando possíveis trocas ou pinturas
  • Avaliação de desgaste: é importante avaliar os pneus visualmente, pneus de marcas diferentes ou com desgaste não simétrico, podem ser sinal de desalinhamento ou mal cuidado com o veículo. Durante o teste de rodagem é importante avaliar se o freio apresenta algum tipo de barulho, se o pedal esta duro ou com o pressionamento muito baixo, além disso, é importante verificar também se a suspensão esta em bom funcionamento, através da rodagem do veiculo e também balançando o mesmo  com o peso do corpo para avaliar a rigidez.
  • Avaliação do Motor: É recomendado levar o veiculo para analise em uma oficina mecânica antes de efetivar a compra, caso não seja possível, existem alguns sinais que ajudam a avaliar, por exemplo, avaliar as trocas de óleo do veiculo, seja no manual ou através de notas fiscais do antigo proprietário, é um sinal do cuidado com a manutenção. Outro ponto é a verificação de fumaça ou líquidos sendo expelidos pelo escapamento, podendo mostrar queima de óleo pelo motor ou algum tipo de desregulagem.
  • Teste de acessórios: Outro teste bastante importante é o de acessórios, verificar o funcionamento do ar condicionado, vidros elétricos, alarme, som e acessórios é muito importante para evitar gastos financeiros futuros, qualquer item com mal funcionamento deve ser pontuado antes da compra.

Informações sobre Test-Drive