Para ficar um pouco mais perto de casa, se sentir mais seguro ou mesmo conseguir se deslocar na nova cidade desconhecida, uma boa conexão à internet é fundamental.
Para isso, a escolha de um plano de internet para intercâmbio dependerá também da cobertura de internet no país, preços e vantagens.
Decidir fazer intercâmbio é dar um grande passo rumo ao crescimento pessoal e profissional. Longe de casa, convivendo com pessoas diferentes e falando um outro idioma, seja intercâmbio de estudos, como aperfeiçoamento de uma segunda, terceira língua, negócios ou voluntariado, os destinos e opções são diversas, a escolha dependerá das metas e expectativas do intercambista.
Aqui, separamos algumas dicas que devem ser consideradas na hora de contratar um plano de internet para intercâmbio:
O roaming de dados é uma alternativa oferecida pelas empresas de telefonia móvel que permite ao usuário enviar e receber dados pelas redes móveis disponíveis fora do serviço local da operadora, como durante a estadia em um país diferente. Antes de viajar é necessário habilitar o serviço e se informar sobre as tarifas e pacotes de serviço adicionais, pois nem sempre pode ser a opção mais viável financeiramente, principalmente se o seu intercâmbio for mais longo.
Uma alternativa bem atrativa é a aquisição de um chip de uma operadora local (SIM CARD) pré-pago, esta é uma opção mais barata e garante uma boa conexão. Para isso, seu celular precisa estar desbloqueado. É fácil encontrar locais que revendem chips das operadoras e na dúvida, o vendedor pode te ajudar na ativação (em alguns lugares eles cobram adicional por esse serviço). Você escolhe a operadora e plano de vantagens que acompanham o chip, como internet bônus, uso gratuito do WhatsApp etc.
A maior vantagem de adquirir um chip pré-pago é que além da cobertura, você não precisa entrar em contato com operadoras e nem ficar preso a um contrato, para isso, vale considerar novamente o tempo do seu intercâmbio. Caso opte em adquirir um plano pós-pago é importante se informar sobre as operadoras que cobrem a região em que você irá ficar hospedado, ou mais precisará frequentar e fazer a ativação do chip na loja ou via internet observando os valores de planos, tempo de duração do contrato e benefícios que cabem no seu bolso.
Caso ainda não esteja satisfeito, você pode optar por comprar um chip internacional, que pode ser adquirido ainda no Brasil. Os mais conhecidos são o Travel Mobile, EasySim4U, entre outros, que funcionam no formato pré-pago, oferecem pacotes com preços mais acessíveis e atendimento virtual.
Em muitos países, o Wi-Fi é disponibilizado gratuitamente e com boa qualidade em cafés, restaurantes e locais públicos. Existem inclusive aplicativos, como o Instabridge, ou sites que indicam onde encontrar redes de Wi-Fi público e como chegar até ele. Aproveite!
Antes de viajar, compare os preços e planos, faça as contas e pesquise para não ficar sem falar ou postar.