Plano de saúde: O que é carência e por que ela existe?

Publicado: 13 de setembro, 2022


avatar

Autor:
Fabio Vieira

avatar

Revisor:
Bruno Contento


Compartilhe:

icon icon icon icon
Publicidade

A carência de plano de saúde corresponde ao período em que o plano foi contratado, mas que o beneficiário, apesar de pagar a mensalidade, ainda não tem acesso a determinadas coberturas.

A existência da carência de plano de saúde é uma prática justificada para que as empresas não tenham prejuízos na realização de procedimentos e que possam fazer uma reserva financeira para atender o novo beneficiário.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula os planos de saúde, para saber quanto tempo você deve aguardar até ser atendido em um determinado procedimento é necessário se informar na assinatura do contrato.

Pela legislação de planos de saúde, para planos individuais ou familiares novos, ou adaptados, contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei, a empresa que vende o plano de saúde pode exigir carência de plano de saúde de no máximo 24h para casos de urgência e emergência, 300 dias para parto, 24 meses para doenças e lesões preexistentes e 180 dias para demais situações.

Os planos de saúde podem cobrar carência?

Sim. Cada plano tem autonomia para estipular carência sobre os atendimentos, exames complexos e simples, consultas, internação e parto, desde que não ultrapasse o prazo máximo definido pela ANS.

O que eu preciso saber sobre a carência de plano de saúde?

Como a carência de plano de saúde varia de acordo com o plano de saúde adquirido e conforme cada prestadora de serviço, é importante estar atento às informações sobre o plano contratado na assinatura do contrato.

Atualmente, estão disponíveis três tipos de planos de saúde no mercado: plano de saúde individual/familiar, Coletivo por adesão e Coletivo empresarial.

O plano de saúde pode exigir alguma nova carência?

Não. Se você já cumpriu o período de carência explicitado em contrato passa a ter acesso a todos os serviços e procedimentos contratados e a operadora não pode exigir que você cumpra nova carência no plano de saúde.

Quero mudar de plano, vou ter que cumprir nova carência?

Não necessariamente. Alguns planos oferecem como alternativa a portabilidade, dessa forma, os clientes que quiserem mudar de plano de saúde sem cumprir carência de plano de saúde podem fazer a portabilidade desde que atendam alguns requisitos como: possuir plano ativo, estar em dia com o pagamento das mensalidades, permanência mínima de dois anos no plano de origem para primeira portabilidade e de um ano para segunda portabilidade.

Existem exceções no caso do cliente que tiver cumprido cobertura parcial temporária, aí, o prazo mínimo para a primeira portabilidade será de três anos; e se o cliente mudar para um plano com coberturas não previstas no plano de origem, o prazo mínimo será de dois anos.

A carência vale pra quem possui doença ou lesão preexistente?

Primeiro, é importante que você tenha conhecimento que as operadoras não podem negar a sua contratação de plano de saúde, mesmo tendo Doença ou Lesão Preexistente (DLP).

Segundo, na hora da contratação você deve ser sincero sobre a DLP. Em terceiro, saiba que é possível que as empresas cobrem um período de carência total maior, mas são obrigadas a oferecerem cobertura parcial temporária.

Conclusão

A carência do plano de saúde é importante para manter o serviço funcionando de forma adequada para o usuário, porém é necessário atentar-se aos detalhes para não estar pagando mais que o justo! Se você gostou desse artigo, para mais dicas uteis como essa, considere ler também outros artigos aqui no blog da Cote e Compare! Toda semana estamos trazendo novidades para que você possa organizar melhor sua vida pessoal, profissional e principalmente suas finanças. Seu bolso agradece!

Até a próxima!

Mais recentes


Cartão de crédito: É possível viver sem em 2024?

Hoje mais da metade da população brasileira se encontra endividado e a maioria devido à má utilização do cartão de crédito. Ter um cartão de crédito tem suas vantagens e desvantagens, faça a comparação e veja se é uma opção para você. Vantagens do Cartão de Crédito                    […]

Publicado: 12 de abril, 2024

Cartão de crédito: O que é o CVV?

Sabe o que significa a sigla CVV no cartão de crédito? Neste artigo te explicamos o que é e qual a importância! Veja!

Publicado: 11 de abril, 2024

Como Recuperar Dívidas? 4 dicas para acabar com as pendências financeiras

Saiba como recuperar dívidas! Confira aqui 4 dicas para renegociar e limpar o seu nome!

Publicado: 13 de março, 2024

Publicidade

Desafios e Oportunidades: Obtendo Empréstimos para Negativados em 2024

Está com dificuldades para deixar as contas no azul? Conheça 4 opções de Empréstimos para negativados assalariado para facilitar a sua vida financeira

Publicado: 13 de março, 2024

Empréstimo: Por que não consigo aprovação?

Um empréstimo muitas vezes não é aprovado por inúmeros fatores. Um deles são seus antecedentes Confira os motivos!

Publicado: 14 de fevereiro, 2024

Investir dinheiro: 4 dicas de como começar!

Aprenda definitivamente como investir dinheiro e ter rentabilidade. Confira!

Publicado: 14 de fevereiro, 2024