menu
arrow_forward

Por que o meu pedido de empréstimo não é aprovado?

Dezembro 05, 2019


São muitos os motivos que podem levar você a não conseguir um empréstimo bancário, isso porque as instituições financeiras analisam várias variáveis antes de conceder crédito a um cliente. Contudo, existem algumas causas recorrentes que podem te levar a não conseguir esse serviço.



Por que o meu pedido de empréstimo não é aprovado?


O principal motivo que impede você de conseguir um empréstimo é estar com o seu CPF negativado, usualmente chamado de “nome sujo”. Isso porque, quando o devedor não paga sua dívida, o seu nome vai para órgãos de restrição de crédito: SPC e SERASA.

Esses órgãos são responsáveis por tirar o poder de compra do indivíduo, para que esse não faça novas dívidas. Por lei, o nome do devedor pode ficar apenas 5 anos nesses órgãos, isso porque, segundo o artigo quinto da constituição federal, não se pode existir penas de caráter perpétuo.

Porém, se você não está negativado e mesmo assim não conseguem realizar um empréstimo, deve ter em mente que essa é uma prática legal dentro das instituições financeiras, porque quem decide a concessão de crédito é quem está concedendo, assim, em alguns casos, pessoas que estão negativadas podem receber crédito e outras que não estão podem ter esse crédito negado.

Assim, a concedente não é obrigada a dar o crédito, somente, por que o cliente não está negativado, pois, ele vai analisar varias outras variáveis que vamos abordar mais adiante.

Se você estava com o nome sujo recentemente, pode ser que os seus dados estejam desatualizados no sistema, ou ainda, até mesmo incorretos, por isso vale a pena conferir, existem vários sites e aplicativos capazes de analisar a atual situação do seu CPF.

Por outro lado, o histórico de pagamento é outra dessas variáveis, caso você seja um cliente com um histórico ruim, os bancos criam dentro deles mesmos, restrições internas que vão desde o corte de serviços como aberturas de conta, cartões de crédito, até a eventual negação dos empréstimos.

Da mesma forma, o seu Score também conta muito, ele é a ferramenta que os bancos utilizam para medir o nível do risco de inadimplência do cliente, através de dados estatísticos, se o seu score estiver baixo, é bem provável que você tenha o seu empréstimo negado.

Outra dessas variáveis pode ser a sua idade, algumas instituições financeiras não permitem que os seus clientes menores de 21 anos façam empréstimos bancários.

Igualmente, a sua capacidade de pagamento também é considerada, se os seus ganhos mensais são muito próximos da parcela do seu empréstimo, é bem provável que o banco vá-te negar o serviço, isso porque eles podem alegar que em possíveis imprevistos financeiros você não terá como pagar a dívida. Normalmente, se as suas despesas totais, incluindo a parcela, ultrapassarem 30% de tudo que você ganha, os bancos já negam o pedido por considerar o valor do empréstimo muito alto para o seu orçamento mensal.

Por último, as instituições financeiras também levam em conta os seus anos de casa, se você é um cliente novo, que nunca usou crédito antes, pode ser que tenha maior dificuldade na hora de pedir o seu primeiro empréstimo, pois, o banco ainda não sabe muito sobre você, não sabe qual o seu perfil de usuário, se você é um bom pagador, entre outras coisas.

Gostou do conteúdo? Espero ter-te ajudado, para mais informações como essa continue nós acompanhando.

Veja Também

6 Passos para conseguir empréstimo pela internet fácil

7 Erros mais comuns na hora de fazer empréstimo: Fuja deles!

7 Situações em que a melhor opção é o empréstimo