Governo lança plano com 23 ações para combater fraudes digitais em bancos
Fraudes digitais: governo apresenta plano com 23 medidas para reforçar a segurança bancária e orientar vítimas de golpes online.
A aposentadoria INSS terá mudanças em 2026: aumenta a idade mínima, a pontuação exigida e os critérios para trabalhadores, professores e servidores públicos. Novos cálculos e regras passam a valer já em janeiro, impactando diretamente quem não cumprir os requisitos atuais até dezembro de 2025.
A partir de janeiro de 2026, as regras da aposentadoria INSS mudam para trabalhadores, professores e servidores públicos, com aumento da idade mínima e da pontuação. Saiba o que essas alterações significam para quem pretende se aposentar nos próximos anos e como elas afetam o valor do benefício.
O cenário da aposentadoria INSS vai passar por mudanças importantes em 2026. Quem está perto de se aposentar precisa ficar de olho nessas novidades. Primeiro, a idade mínima para homens e mulheres será ajustada, seguindo as regras da Reforma da Previdência. Em seguida, a pontuação exigida para dar entrada no benefício também será elevada. Isso significa que trabalhadores deverão somar mais tempo de contribuição e idade para conseguir se aposentar.
O objetivo dessas mudanças é equilibrar as contas da Previdência e garantir seu funcionamento a longo prazo. Além disso, os professores e os servidores públicos de todo o Brasil também serão afetados por essas alterações e precisarão planejar a aposentadoria com mais atenção. Essas regras já vêm sofrendo mudanças desde 2019, mas em 2026 haverá um aumento no tempo necessário para o pedido do benefício. Por fim, essas adaptações buscam tornar o sistema mais sustentável sem impactar tanto quem já está próximo de conquistar o direito de se aposentar.
Os novos requisitos para se aposentar pelo INSS em 2026 trazem mudanças na idade mínima e no sistema de pontos. Primeiro, para o trabalhador comum, será necessário ter, no mínimo, 59 anos e 6 meses + 30 anos de contribuição. Já os homens precisam ter 64 anos e 6 meses + 35 anos de contribuição.
Além disso, o sistema de pontuação, conhecido como regra dos pontos, sobe para 92 pontos para mulheres e 103 para homens. Esses pontos resultam da soma da idade com o tempo de contribuição. Por fim, vale lembrar que essas mudanças se aplicam para quem ainda não reuniu todos os critérios até o fim de 2025.
As regras para aposentadoria mudam também para professores e servidores públicos em 2026. Para professores da rede pública ou privada, a idade mínima será de 54 e 6 meses anos para mulheres e 59 anos e 6 meses para homens.
O tempo mínimo de contribuição permanece em 25 anos para mulheres e 30 anos para os homens. Por outro lado, servidores públicos de todo o Brasil, inclusive do INSS, seguem com idade mínima de 62 para mulheres e 65 para homens. Essas regras garantem uma transição mais suave para quem dedica sua carreira ao serviço público ou à educação, respeitando as diferenças das atividades, mas exigindo atenção ao planejamento do tempo de contribuição e da idade.
Fraudes digitais: governo apresenta plano com 23 medidas para reforçar a segurança bancária e orientar vítimas de golpes online.
CadÚnico terá regras mais rígidas em 2026, exigindo atualização a cada 24 meses e cruzamento de dados para manter benefícios.
5º dia útil em dezembro de 2025 determina prazo para pagamento do salário; veja a data certa e o que diz a CLT.
Feriados dezembro mostra o calendário oficial de 2025 e explica como aproveitar folgas com os pontos facultativos.
Imposto de Renda: novo limite de isenção de até R$ 5 mil beneficia cerca de 15 milhões e já começa em janeiro de 2026.
Feirão Serasa concede até 99% de desconto em dívidas, suporte gratuito por telefone e parcelamento a partir de R$ 9,90.