Cartão de Crédito
Cartão de crédito: 5 dicas de como usar a seu favor
12 de setembro, 2022
Chegou o momento de começar a usar o cartão de crédito com mais responsabilidade.
Existem inúmeros fatores que podem comprometer nosso orçamento, um dos principais hoje é o cartão de crédito.
As dividas por meio do cartão de crédito tem acarretado em cada vez mais o crescimento de nomes de números de inadimplentes no SPC.
É preciso estar atento às taxas de juros, então atrasar os pagamentos do cartão pode começar uma bola de neve que fica cada vez mais difícil de sair. É preciso ter muito cuidado com as parcelas, nem sempre elas são as melhores opções mesmo que muitas das vezes pareça que sim.
“Os maus hábitos de planejamento financeiro são a principal causa da inadimplência das famílias. O consumidor brasileiro tem um comportamento imediatista e tende a ignorar o valor de custos secundários como a multa paga por atrasar o pagamento da fatura ou o juro cobrado pelo uso do crédito rotativo”, explica a economista-chefe do SPC Brasil, Luiza Rodrigues.
Se puder ter apenas um cartão de crédito, é melhor. Quanto menos cartões você tiver em suas mãos mais fácil é de manter as contas sob controle. Lembre-se que o carão de crédito deve ser seu aliado e não seu inimigo.
Anote tudo o que compra ou pelo menos guarde todas as notas para saber exatamente quanto gastou, onde gastou e porque gastou. Vem tudo no histórico do cartão, eu sei, contudo, nem sempre a razão social das empresas são os mesmos que conhecemos. É aí que entra as dúvidas e não sabe o que comprou em algum determinado lugar.
Você ganha R$2.000,00? Entenda que você não pode gastar mais do que essa quantia por mês ou ficará endividada. O mais correto é fazer uma poupança e não gastar todo o salário, mas infelizmente nem todos fazem isso.
Realize compras principalmente após o fechamento da fatura
Dessa maneira poderá se organizar financeiramente para pagar a conta no próximo mês, então é uma boa dica se atentar a data em que a instituição financeira do cartão de crédito fecha sua fatura.
Pense duas vezes antes de realizar alguma compra, pense e repense. Será que você precisa mesmo de uma roupa nova? Não deixe sua impulsividade te controlar ou do contrário seu cartão de crédito definitivamente se tornará seu inimigo, entrará em dividas. Fica esperto.
Jamais, nunca atrase sua fatura ou pague apenas o mínimo dela. Se não vai ter dinheiro para pagar no próximo mês, não gaste. A fórmula é simples. Se fizer isso uma vez, se prepare para o aperto financeiro que terá pelos próximos meses, é exatamente por esse motivo que você deve pensar duas vezes antes de realizar qualquer compra.
Muitas pessoas acham que o cartão de crédito só atrapalha as finanças, contudo, a realidade é que as pessoas não sabem o utilizar e depois a culpa é do cartão.
Use o seu com sabedoria e poderá sempre estar com suas finanças em dia e sem apertos financeiros.
O CoteCompare é um marketplace de finanças que permite encontrar as melhores ofertas de crédito de forma rápida e que se adequam perfeitamente às suas necessidades, sem impactar o seu score. O marketplace facilita o acesso a uma variedade de serviços financeiros, como empréstimos, cartões de crédito e contas digitais. Diferente dos métodos tradicionais, o […]
Publicado: 2 de setembro, 2024
Você sabe o que é o empréstimo consignado? Neste artigo te damos algumas dicas sobre o tema! Confira!
Publicado: 17 de maio, 2024
Saiba quais as vantagens de uma simulação de empréstimo na sua vida financeira. Confira!
Publicado: 17 de maio, 2024
Hoje mais da metade da população brasileira se encontra endividado e a maioria devido à má utilização do cartão de crédito. Ter um cartão de crédito tem suas vantagens e desvantagens, faça a comparação e veja se é uma opção para você. Vantagens do Cartão de Crédito […]
Publicado: 12 de abril, 2024
Sabe o que significa a sigla CVV no cartão de crédito? Neste artigo te explicamos o que é e qual a importância! Veja!
Publicado: 11 de abril, 2024
Saiba como recuperar dívidas! Confira aqui 4 dicas para renegociar e limpar o seu nome!
Publicado: 13 de março, 2024