Vai viajar para Europa, programou todo o seu roteiro quando percebe que ainda não fechou seu pacote de assistências de Seguro Viagem para a Europa. Obrigatório no território europeu, é item fundamental para garantir a saúde e bem-estar dos passageiros durante a viagem.
Viajar é uma excelente forma de conhecer outras culturas, adquirir novas experiências, relaxar, descobrir novos hábitos, novos lugares e conhecer diversos países. Com certeza é o objetivo de muitas pessoas, que economizam muito dinheiro e se planejam para realizar aquela viagem dos sonhos.
Neste planejamento, muitas pessoas consideram sempre os passeios, as passagens aéreas, hospedagem e acabar se esquecendo ou deixando para última hora um dos itens fundamentais para uma viagem planejada, que é a contratação de um plano de seguro viagem. Dependendo do País ou até mesmo do continente, ele pode ser obrigatório. É o caso da Europa, por exemplo. Se você for viajar para qualquer país europeu, precisa contratar um Seguro Viagem para a Europa.
O Seguro Viagem é essencial para cobertura financeira e assistência em diversos tipos de imprevistos, desde o extravio de bagagem, até coberturas médicas em caso de acidente ou doença que necessite de um atendimento emergencial durante a viagem.
É claro que ninguém planeja um acidente ou doença durante sua viagem, porém é muito importante estar coberto caso algum problema aconteça o custo dos atendimentos de saúde no exterior costumam ser muito elevados e a maioria dos países no mundo não possuem atendimento médico gratuito a estrangeiros. Muitas vezes um pequeno acidente, como uma torção de tornozelo, por exemplo, pode acabar com todo o orçamento da viagem caso não esteja assegurado por uma apólice de seguro viagem.
Sim, como já mencionado, o seguro viagem para a Europa é item obrigatório para estadia na maioria dos países europeus. Por isso, antes de viajar, sempre consulte a legislação e exigências para estrangeiros do país que esteja visitando.
A obrigatoriedade do seguro viagem para Europa foi criada em conjunto com diversas outras regras em uma convenção chamada de Tratado de Schengen. Esta convenção teve como objetivo principal permitir o livre acesso, circulação de pessoas e abertura de fronteiras entre mais de 30 países europeus.
Uma das condições para a livre circulação é que qualquer estrangeiro que faça a entrada em um dos 30 países participantes, tenha contratado um seguro viagem com cobertura médica de no mínimo 30.000,00 Euros, com o objetivo de evitar que pessoas doentes façam turismo médico, ou seja, façam viagens para serem tratados gratuitamente em outros países.
É muito importante se atentar a esta requisição, pois caso não tenha contratado o seguro viagem para a Europa e seja solicitado durante sua entrada no país, você poderá ser deportado e ficará com poucas opções de contratação no exterior, já que como regra dos planos, as seguradoras exigem que a contratação do seguro seja realizada antes do início da viagem, ainda no seu país de origem.
Os países que fazem parte do acordo atualmente são:
· Bélgica
· Luxemburgo
· Alemanha
· França
· Itália
· Espanha
· Portugal
· Grécia
· Áustria
· Dinamarca
· Finlândia
· Islândia
· Noruega
· Suécia
· Suíça
· República Tcheca
· Estônia
· Hungria
· Letônia
· Lituânia
· Malta
· Polônia
· Eslováquia
· Eslovênia
Independentemente de estar indo para um país que não esteja listado no acordo, o seguro viagem é um plano muito importante para cobertura de imprevistos e seu custo normalmente não representa nem 5% dos gastos totais de sua viagem.
Com certeza a sua contratação vale muito a pena, pois ninguém quer que a viagem dos seus sonhos se transforme em um verdadeiro pesadelo.