Tabela FIPE Motos: Para que serve a tabela FIPE e qual é a sua importância

Existe no país uma tabela que regulamente o valor médio para compra e venda de motos e seus impostos. É a Tabela FIPE Motos. Ela calcula o valor médio da moto em questão em território nacional e estabelece um parâmetro para as negociações que serão realizadas.

Publicidade


Essa tabela é utilizada para a compra e venda de todas as motos, estabelecendo os valores por marca, ano e modelo.

No entanto, pouca gente sabe como ela funciona e como são calculados esses valores. Hoje vamos explicar um pouco sua finalidade, importância e como é realizado seus cálculos.

                                                                   

O que é a Tabela FIPE?

Em 1973 foi criada a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, uma organização de direito privado, que não possui fins lucrativos. A fundação, por ter como objetivo o apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), criou a tabela FIPE.

Essa tabela é utilizada no meio automotivo, para calcular o preço médio de um veículo. Sua principal finalidade é servir como um recurso, para parâmetros de negociações e avaliações de veículos. A tabela é atualizada mensalmente com valores de mercado. No caso das motos, chamamos de Tabela FIPE Motos.

A fundação utiliza os valores indicados do Documento Único de Transferência, o DUT, e realiza um cálculo para chegar ao valor médio de mercado. No entanto os valores não são fixos, existem fatores que podem interferir na negociação que ela não leva em conta. Sua função é estabelecer parâmetros, para que a partir disso seja possível realizar uma negociação justa e confortável para as partes envolvidas.

 

Qual a importância da Tabela FIPE Motos?

Em qualquer negociação a ser realizada, cada parte interessada quer ser mais beneficiada do que a outra. Em negociações de veículos e motos isso não é diferente. Ao comprar ou vender uma moto, sempre ireTmos querer o melhor preço. Para quem compra, ele será o mais barato. Já para quem vende, o mais caro.

Foi por motivos assim que se criou a Tabela FIPE Motos. Com ela é possível saber o valor de mercado para seu veículo e realizar uma negociação justa. A tabela considera parâmetros gerais para seus cálculos. Ela não leva em consideração aspectos particulares do veículo, como cor, tipo de pintura, acessórios e estado de conservação.

Por se tratar de uma entidade sem vínculos governamentais ou empresariais, a Tabela FIPE Motos ganhou a confiança da população em geral, e hoje é utilizada por seguradoras, bancos, o governo e pessoas físicas e jurídicas para a compra ou venda de automóveis.

Atualmente, a Tabela FIPE Motos norteia em relação a valores de mercado para motos. Caso queria vender ou comprar uma moto, pesquise o seu valor antes de negociar. Assim você saberá quanto realmente sua moto está valendo no mercado brasileiro.

Publicidade

Veja Também

➜ 3 Vantagens de contratar Seguro Automóvel

➜ 4 Coberturas de seguro auto vantajosas e pouco conhecidas

➜ 5 Dicas para economizar no seguro do carro