O que é o seguro de automóvel?

O seguro automóvel consiste em um seguro contratado pelo proprietário de um automóvel e possui a função de protegê-lo de prejuízos que podem ocorrer com o veículo, como em casos de acidentes, roubo, colisão etc. Existem vários tipos de seguros e alguns possuem mais vantagens que outros, por isso é importante ter cuidado na hora de contratar o serviço.



Se você está pensando em contratar um seguro automóvel, leia este artigo, pois a seguir eu vou falar tudo o que você precisa saber sobre ele, antes de escolher o seu. Continue conosco e tire suas dúvidas!

 

Quais são os tipos de indenização?

A perda parcial é quando as avarias do automóvel ficam em um valor abaixo de 75% do valor do veículo. Caso o sinistro não ultrapasse esse valor, o proprietário do veículo deve pagar apenas a franquia do seguro automóvel. É a seguradora que vai ficar responsável pelo reparo do veículo com a oficina.

Em casos mais graves, quando os danos ultrapassam 75% do valor que é segurado do veículo, já não é mais viável realizar o reparo dele, por isso é comum que o proprietário ganhe a indenização integral.

O valor desta indenização varia conforme o tipo de seguro escolhido, por isso é importante ter cuidado na hora de contratar este serviço. 
Além disso, em casos de roubo também é comum que seja paga a indenização integral, mas desde que o veículo não seja encontrado antes da seguradora realizar o pagamento da indenização.

 

Como funciona a indenização para danos a terceiros no seguro automóvel?

Ao contratar um seguro automóvel é comum que o segurado tenha direito não só a indenização do seu veículo, como também a terceiros, quando houver.  Caso o veículo que possui seguro for o responsável por um acidente que cause perdas a terceiros, o segurado vai receber todas as despesas que é obrigado a pagar, sem nenhuma complicação.

Essas despesas podem ser materiais, hospitalares, para pessoas feridas ou até mesmo em caso de morte. Geralmente, nestas situações é comum que a própria seguradora pague a indenização diretamente a pessoa que foi vítima. O proprietário do veículo não tem com o que se preocupar.

 

Qual melhor seguro para carros 2020?

Para garantir que você não tenha dor de cabeça em casos de acidentes, colisões ou roubo do seu veículo, saiba que a melhor opção é ter um bom seguro automóvel. Com tantas opções no mercado, o ideal é que você escolha um bom seguro, de uma empresa que seja renomada no mercado e que trabalhe com boas oficinas. 


Uma excelente opção de seguro para carros para você que deseja fazer a contratação em 2020 é o seguro Bradesco. Ele conta com assistência 24 horas, reboque, carro reserva e muito mais. Além disso, você pode escolher o que deseja incluir no seguro e qual é o melhor dia para efetuar o pagamento dele. Com esse seguro você ainda garante várias vantagens e benefícios exclusivos, por isso sem dúvidas vale a pena contratar.

 

Quais os melhores seguros de automóveis?

Com tantos seguros de automóveis é comum ficarmos em dúvida de qual é a melhor opção, e por isso, a seguir eu separei alguns que estão no ranking dos melhores para você escolher o seu.

 

1.    Azul Seguros

2.    Itaú Seguro Auto

3.    Porto Seguro Auto

4.    HDI Seguro Auto

5.    BB Seguro Auto

 

Todos esses seguros são excelentes para quem deseja ter um ótimo custo benefício.

 

O que o seguro não cobre?

É comum que as pessoas que possuem um carro segurado não saibam ao certo o que o seu seguro automóvel cobre ou não, e por isso elas podem acabar tendo uma grande dor de cabeça quando for entrar em contato com a seguradora.

Muitas pessoas não sabem, mas o seguro automóvel não cobre tudo. Ele serve para proteger apenas a estrutura geral do veículo, como o motor, caixa, chassi e carroceria. Os outros itens muito comuns nos veículos não são incluídos, o que acaba sendo uma surpresa para muitas pessoas.

Alguns dos principais itens que não são cobertos pelo seguro automóvel são:

·         Kit Gás Natural Veicular

·         Blindagem

·         Aparelhos de som

·         Rodas esportivas

 

Além disso, é importante que o segurado saiba que um seguro automóvel só cobre os danos que são causados pela natureza ou acidentes causados pelo homem, em condições normais. Caso o veículo seja exposto a um risco desnecessário, a seguradora pode se recusar a fazer o serviço.

 

Os seguros valem para fora do Brasil?

Se você é residente do Brasil e fez um seguro automóvel neste país, saiba que é necessário tomar cuidado ao sair do território nacional com ele. O seguro automóvel brasileiro só cobre os sinistros ocorridos dentro do país.

Caso o proprietário do veículo deseje, é possível contratar uma extensão da área de cobertura do seguro. No entanto, o serviço só está disponível aos países da América do Sul que a seguradora possui convênio. Antes de solicitar este tipo de serviço é importante que você saiba que ele pode ter um custo elevado.

 

Quais os piores seguros de veículos?

Na hora de fazer a contratação de um seguro automóvel você não deve saber apenas quais são os melhores seguros, também é fundamental que você conheça quais são os piores. Assim não corre o risco de contratar um deles e ter complicações futuras. 

A seguir eu separei uma lista com alguns dos piores seguros de automóveis, de acordo com a reputação deles no site do Reclame Aqui, o maior site de reclamação dos consumidores. Todos os seguros abaixo possuem muitas reclamações de segurados, sendo que muitas delas não forem nem ao menos respondidas:

 

·         Segurity Sistem

·         Seguros Facility

·         Lions Proteção Veicular

·         SOS Proteção Veicular

 

Antes de contratar seu seguro, conheça bem como é a reputação dele conforme a opinião de pessoas que já o acionaram, assim é possível saber se ele é bom ou ruim.

 

Vale a pena contratar um seguro automóvel?

Sim, se você possui um automóvel e não quer ter nenhum tipo de dor de cabeça com ele em casos de acidentes, colisão ou roubo, sem dúvidas vale a pena contratar um seguro. Quando você faz o seguro automóvel você garante que os danos do seu veículo vão ser reparados, sem que você precise se preocupar. 

Além disso, a depender do estrago causado, o valor que você vai pagar da franquia é bem menor do que o que iria pagar, caso não possuísse seguro. 

Ficou alguma dúvida sobre o seguro automóvel? Deixe um comentário!

Veja Também

➜ 3 Vantagens de contratar Seguro Automóvel

➜ 4 Coberturas de seguro auto vantajosas e pouco conhecidas

➜ 5 Dicas para economizar no seguro do carro