menu
arrow_forward

O que é danos corporais no seguro de automóvel?

Dezembro 03, 2019


Na hora de contratar um seguro automóvel, é sempre bom que você fique atento a todos os detalhes. De fato, as pessoas não dão a devida atenção aos danos corporais muita das vezes por não saberem o que isso significa. Acabam não entendendo como funciona o seguro que ela contratou.



Nesse texto vamos sanar todas as suas dúvidas em relação ao seguro automóvel, para que você tenha um pouco mais de atenção na hora de contratar um seguro automóvel para o seu carro.

Existem dois tipos de coberturas do seguro, a de danos corporais e a cobertura de danos morais. A primeira citada que é a cobertura de danos corporais é a cobertura que reembolsa o valor que a pessoa que sofreu o acidente sofreu. 

Geralmente, essa cobertura faz a parte de morte ou invalidez do terceiro, ou que tenham contraído despesas médicas e hospitalares em relação ao acidente. Ou seja, tudo que seja relacionado ao corpo da vítima, esse seguro automóvel cobre.

Você que decide qual é o valor e quanto o seu seguro automóvel vai cobrir, o recomendado é que você contrate pelo menos 100 mil na cobertura de terceiros. Isso pode afetar um pouco no prêmio do seu seguro, mas pelo menos você sabe que ele vai cobrir qualquer dano que acontecer.

O que é danos morais no seguro de automóvel?

Quando falamos de danos morais, queremos dizer que são incidentes que acarretam indenizações. Tudo que for considerado a ir para a justiça, ou casos que se tornam extrajudiciais e o segurado venha a pagar por danos morais, o seguro automóvel cobre.

Isso podemos chamar de uma cobertura complementar aos danos pessoais ou corporais. Essa parte é bom que você fique sempre atento, já que tem algumas seguradoras que costumam vender esse serviço a parte, alegando que devem ser contratados separadamente. 

Os danos morais nada mais é que uma ofensa a pessoa. Isso pode variar se fere a liberdade, honra e a saúde mental ou física de uma pessoa. Ou seja, qualquer dano causado de forma injusta, como insulto, é um dano moral.

Essa cobertura para danos morais, pode cobrir indenizações e alguns custos de advogados, dependendo do tipo de seguro. Isso, caso chegue a ir até um juiz. 

O que é danos pessoais?

Os danos pessoais ou corporais, é um pouco mais complicado já que estamos falando de pessoas. Porém o seguro automóvel também pode cobrir esse tipo de fatalidade com alguma pessoa ou passageiro que venha sofrer um acidente. 

Os danos morais, fazem parte do conjunto de seguros, você só precisa saber qual seguro automóvel pode cobrir todo essa gama de danos causados.

Além dos danos morais, também entra nessa lista os danos materiais e corporais. Ou seja, os danos materiais se tratam de todos os danos que são causados ao veículo ou até mesmo uma residência. 

De fato, quando se estraga qualquer tipo de veículo ou fachada de casa, pode ser acionado os danos materiais.

O que o seguro cobre?

Se você tem o costume de usar o carro direto, sabe que está exposto a uma série de coisas que você acontecer. Não que seja só por culpa sua, mas infelizmente imprevistos acontecem e você pode tomar uma batida que de bastante prejuízo.

Na prática o objetivo do seguro para carro, é justamente amenizar todos esses impactos que estamos diariamente. Além de oferecer algumas facilidades em matéria de prestação de serviços. 

Separamos algumas pautas que o seguro automóvel cobre, para você ter noção do tanto de coisa que vai poder ser resolvida assim que você fechar um seguro para o seu carro:

 

Em geral, os seguros são formados pela cobertura básica e adicional. A cobertura básica é aquela que cobre os principais danos ao veículo que são incêndio, furto e roubo. A segunda é a compreensiva, além de incluir os danos da cobertura básica, também é acrescentada a cobertura para colisão, sendo ela ainda mais completa.

Pensar em uma cobertura um pouco mais completa para o seu carro, faz com que você gaste um pouco mais do que o planejado, porém você pode ficar seguro automóvel em relação a tudo que venha acontecer.

 

Se acontecer alguma coisa durante o percurso com você e com algum passageiro que naquela hora estava com você no carro, o seguro automóvel por danos morais também cobre. Essa cobertura também pode ser chamada de APP.

De fato, esse seguro automóvel cobre bastante coisa que precisa ser notada no seu dia a dia. Como dito, imprevistos sempre acontecem, basta você estar sempre prevenido em relação a isso.

Como funciona o seguro para terceiros?

Na hora de se contratar um seguro, algumas propostas são apresentadas quando você está fazendo a pesquisa para escolher o melhor seguro. Uma das mais conhecidas e mais importantes também são os seguros para terceiros. Esse seguro automóvel também pode ser chamado pelo nome de RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos). 

Em resumo, ela é uma proteção contra batidas que você possa dar em terceiros. Sabemos o quanto é difícil andar na cidade, com todo trânsito estar prevenido diante dessas situações é sempre bom.

A cobertura para terceiros é uma das mais importantes do seguro. De fato, ela é tão importante que se você não quiser contratar mais nenhuma parte do seguro, somente ela, é possível.

Este seguro automóvel indeniza todos os tipos de acidente entre você e algum terceiro. A indenização é estipulada de acordo com o valor da apólice, assegurando os danos todos os danos causados tanto em carros como em pedestres. 

De fato, esse seguro segue sendo o mais importante dentre os outros seguros. Vamos imaginar a seguinte situação, você tem um carro um pouco mais antigo e por infelicidade você acaba batendo o seu carro em um carro um pouco mais novo. 

Por menor que tenha sido essa batida, esse dano vai ser muito doído no seu bolso, ainda mais pelo seu carro não ser dos mais novos. Ai que entra o seguro para terceiros.

Esse seguro automóvel vai cobrir todos os danos que englobam os bens materiais do outro carro, isso pode incluir funilaria e pintura causadas por alguma batida. Além disso, esse seguro automóvel também pode cobrir os danos da fachada de uma casa. 

Por exemplo, caso você sofra algum acidente e nesse acidente, envolva o portão da residência de um terceiro, esse seguro faz a cobertura disso também. Você tem uma cobertura completa com o seguro automóvel para terceiros.

O fato de ter um seguro hoje em dia é prioridade para você que tem um carro. Independente do ano do seu carro, mais potente ou não, é preciso ter um seguro para quaisquer eventualidades.

Por fim, ter um seguro automóvel é imprescindível. Você precisa fazer uma pesquisa para escolher os melhores preços para seguros. Hoje em dia existem diversas empresas que fazem toda a cobertura possível, com ótimos preços. Basta você achar o que se encaixa melhor no seu orçamento.