Entenda a franquia do seguro de carro

Neste artigo, vamos conhecer como funciona a franquia do seguro de carro, a princípio parece ser um assunto difícil, mas, na verdade, é de fácil compreensão, vou mostrar para você passo a passo, mas primeiro, você sabe o que é franquia?



Franquia é o valor em dinheiro estipulado no contrato com a seguradora, em que você como segurado é responsável quando ocorre o sinistro, ou não, dependendo do seu contrato de seguro automóvel, por isso é importante você ler cuidadosamente o contrato junto com seu corretor, e esclarecer todas as suas dúvidas. Assim você terá conhecimentos do que o seguro de carro terá como cobertura, e o que ele não terá.

Vou mostrar para você agora um exemplo prático, vamos imaginar que a sua franquia foi estipulada em 2 mil reais, alguém bate em seu carro, os danos relacionados a batida do seu veículo chegam a um valor de 5 mil reais, você desembolsará a quantia de 2 mil e a seguradora arcará com reatente, ou seja, o valor de 3 mil reais.

 

E se eu for o responsável pelo acidente? Como fica o seguro de carro?

Agora no caso de você bater no carro de alguém, onde você foi responsável pelo acidente, deverá pagar o valor da franquia diretamente na oficina escolhida por você ou para a oficina do terceiro. Por que o segurado deve pagar esse valor? Esse procedimento foi elaborado, simplesmente para que o segurado, não pense que a seguradora arcará com tudo, e ele não precisará mais se preocupar, passando a ser um motorista descuidado.

Também evita que o segurado, acione o seguro automóvel, por causa de valores inferiores ao estipulado em sua franquia, acionando-a para pequenos reparos, nesse caso o segurado terá que gastar de seu próprio bolso. Vejamos a seguir os tipos de franquias existentes.

 

Como e quais são os tipos de franquia existentes para seguro de carro

Existem diferentes tipos de franquia para o seguro de carro, que variam de preço de acordo com o valor cobrado do sinistro. As principais são:

 

Franquia Básica ou Normal

As seguradoras determinam o valor oferecido, nesse caso, geralmente a importância é estipulada entre a franquia e o prêmio, esse tipo de franquia é muito comum em ser ofertado ao cliente.

 

Franquia Ampliada ou Majorada               

É escolhida para quem receia ter a perda total do veículo, mais do que a perda parcial, mas devido a cobertura total do seguro de carro seu valor é bem elevado.

 

Franquia Reduzida

É recomendável aos motoristas iniciantes com mais propensão de sinistro, assim como para aqueles que são de alto risco, que dirigem diariamente, essa franquia possui uma cobertura maior, mas seu valor também é elevado.

 

Franquia Isenta

Nessa cobertura de seguro automóvel o valor do prêmio é bem superior do que a franquia reduzida, isso porque o segurado é liberado do valor relativo ao sinistro, mas também ocorre a limitação do serviço prestado em algumas ações, e a maioria das seguradoras não oferecem essa franquia.

 

Agora que sabe as diferenças entre as franquias de seguro de carro, pesquise as empresas de seguros, oriente-se e consulte o seu corretor, e decida em qual franquia de seguro de carro melhor se encaixa o seu perfil como motorista.

Veja Também

➜ 3 Vantagens de contratar Seguro Automóvel

➜ 4 Coberturas de seguro auto vantajosas e pouco conhecidas

➜ 5 Dicas para economizar no seguro do carro