Como acionar o seguro auto do seu carro

Em caso de um furto, um roubo do seu carro ou em caso de acidente, seja ele causado por você ou por terceiro, a primeira coisa que você deverá fazer é ir até uma delegacia e fazer um boletim de ocorrências informando à policia o acontecido.



Quem tem carro sabe da importância de se fazer um seguro auto para o carro, para se proteger contra furtos, roubos e contra acidentes.

Mas a maioria das pessoas tem dúvida de como acionar o seguro auto do carro quando necessário, se este é o seu caso, continue sua leitura e saiba como proceder em casos em que será necessário acionar o seguro auto, confira.

 

Como acionar o seguro auto em caso de furto ou roubo

Como já falamos acima, o seguro auto também é indicado para proteger o seu carro contra furtos e roubos.

Em caso de um furto ou de um roubo do seu carro, a primeira coisa que você deverá fazer é ir até uma delegacia e fazer um boletim de ocorrências informando à polícia o furto ou roubo.

Após, com o boletim de ocorrências em mãos, você deverá entrar em contato com a sua seguradora e realizar o aviso de sinistro.

Em seguida, envie à seguradora todos os documentos solicitados, que após 30 dias ela deverá realizar o pagamento do seu seguro auto.

É importante atentar-se ao fato que após a seguradora realizar o pagamento do seguro auto, se o carro furtado ou roubado for encontrado, ele será de propriedade da seguradora, e não será mais de sua propriedade.

 

Como acionar o seguro auto em caso de acidente

Em caso de acidente, seja ele causado por você ou por terceiro, a primeira coisa a se fazer é um boletim de ocorrências.

No boletim de ocorrências o policial descreverá todos os detalhes do acidente, conforme o que lhe for relatado tanto pelas vítimas como pelas testemunhas, por este motivo, é muito importante que você aguarde a polícia chegar ou vá até uma delegacia.

Ademais, para acionar o seu seguro auto você precisará do boletim de ocorrências. Então, para se precaver, pegue os dados de todos os envolvidos e testemunhas, como nome completo, RG, CPF, endereço, e vá até uma delegacia e faça você mesmo o boletim de ocorrências.

Um ponto importante a ser analisado antes de acionar a seguradora, é se o conserto do seu carro será maior que o valor da franquia do seu seguro auto, se for, o próximo passo é ligar para a seguradora e realizar o aviso de sinistro.

Mas, se ao analisar o valor do conserto, você perceber que o valor é baixo e menor que o valor da franquia, pense bem e veja se realmente vale a pena acionar o seu seguro auto.

Se você decidir por acionar a sua seguradora, ligue e faça o aviso de sinistro. O aviso de sinistro na grande maioria das seguradoras também pode ser feito por e-mail, mas aconselhamos que você faça por telefone, pois por telefone o processo acaba sendo mais rápido.

Quando for fazer o aviso de sinistro, tenha em mãos o número da apólice do seu seguro auto, bem como o boletim de ocorrências com todos os dados dos envolvidos.

Além destes documentos, envie para a seguradora todos os demais documentos que ela solicitar.

Após o envio de documentos, antes do seu carro ir para a oficina, a seguradora realizará uma vistoria nele, para avaliação do valor que será gasto com o conserto do seu carro.

Veja Também

➜ 3 Vantagens de contratar Seguro Automóvel

➜ 4 Coberturas de seguro auto vantajosas e pouco conhecidas

➜ 5 Dicas para economizar no seguro do carro