menu
arrow_forward

O que fazer quando a maquininha de cartão não funciona

Dezembro 11, 2019


Atualmente, por questões de segurança ou se comodidade, as pessoas estão pagando suas compras mais através do catão do que do dinheiro.



Mas o que fazer quando a maquininha de cartão não funciona? E isso justo na hora de concluir a compra… não se desespere.



O que fazer quando a maquininha de cartão não funciona?

·         Verifique os leds e ou outros indicativos da maquininha que demonstram o seu pleno funcionamento ou não, geralmente, com luzes verdes quando funcionando e se valendo de ícones intuitivos para indicar qual é pode ser o problema: se de bateria, de conexão, de sinal etc Verifique cabos de conexão, tanto de força (energia), como de rede (internet). Verifique se a maquininha de cartão está carregada e/ou conecte ao carregador.

·         Reinicie o modem/roteador da sua internet.

·         Alterne entre a conexão da rede do chip (caso sua máquina tenha chip) e a rede o Wi-Fi local, averiguando se não é um problema de acesso à internet.

·         Teste o acesso à internet de sua rede Wi-Fi por meio de outros aparelhos, o que pode indicar se o problema é mesmo na máquina ou na rede;

·         Reset ou reinicie a máquina, aguardando até que ela reestabeleça pleno funcionamento;

·         Se a máquina estiver travada e não quiser reiniciar mesmo pressionando o botão para desligar, tente retirar a bateria.

·         Se a máquina não funcionar e não for problema de rede ou de carga, contate a Central de Atendimento da empresa que oferece o serviço, o número de telefone para atendimento deve constar em um selo na própria máquina, e se não busque se informar pela internet.

·         Caso não consiga resolver o problema mesmo com o suporte oficial, considere trocar a máquina.

·         E se o problema for persistente ou recorrente, considere também trocar o seu prestador de serviço, tendo em vista que há muitas novas e robustas empresas concorrentes neste mercado de maquininha de cartão.

Caso nada disso funcione em uma emergência, para não perder a sua venda, você pode emitir um boleto de serviço e mandar por e-mail ou por mensagem para o seu cliente (a maioria dos bancos oferece esse serviço). Você pode contar com a boa vontade do seu cliente, que pode transferir direto para a sua conta por meio do internet banking dele, ali mesmo por meio do aplicativo de celular. Ou você pode acordar direto com o cliente e fazer uma nota promissória on-line com os dados dele. Entre muitas outras maneiras de se resolver este impasse.

Sim, são muitas a formas de se resolver o problema da maquininha de cartão que não funciona, assim como são muitas as formas alternativas de pagamento e várias também as formas de se fazer um acordo com o seu cliente.

Nestes e em outros casos, o que vale mesmo é confiar no seu cliente e não perder a venda!