menu
arrow_forward

Qual a idade mínima para fazer empréstimo?

Novembro 22, 2019


A idade mínima para fazer um empréstimo é de 18 anos. Ou seja, você só consegue pensar em um empréstimo no seu nome na maioridade, mas não é só isso. É cabível que você tenha uma renda mensal para sustentar e pagar corretamente esse empréstimo.



Atualmente muitos jovens têm o sonho de fazer um intercâmbio ou uma espécie de financiamento estudantil para estudar em boas instituições, porém não sabem qual é o processo. Geralmente a primeira opção que vem na cabeça do jovem é o empréstimo, mas isso não é tão fácil quanto se parece. Não é apenas ir ao banco com seus 16 ou 17 anos e pedir um empréstimo, mesmo que seja para financiar seus estudos.

Sabemos que o empréstimo pessoal é uma das formas mais populares de conseguir dinheiro para diversos fins. Essa facilidade é decorrente a sua forma de aprovação que é bem rápida, tanto nas agências quanto em sites que fornecem esse programa online de forma rápida. Mas essa é uma decisão que deve ser bem tomada antes de sair pedindo empréstimo. De fato, é importante que você faça um programa de orçamento para saber se é ou não a hora certa de pedir um empréstimo.

Pode fazer empréstimo com 18 anos?

Sim, a partir de 18 anos você pode fazer o pedido de empréstimo no seu nome. Mas nesse caso é bom que você tenha uma conta ativa no banco que vai fazer o empréstimo de no mínimo uns 6 meses. Movimentações na conta como salário e outros meios de renda, também fazem com que você tenha mais facilidade na hora de contratar o empréstimo.

Qualquer banco que você vai pedir empréstimo faz uma boa análise tanto da sua conta como de tudo que você compra. Isso é o que realmente vai garantir a liberação do valor que foi pedido. 

Essa análise é para saber se você é ou não um bom pagador, ou seja, se você, mesmo com 18 anos, tem as suas contas todas em dia, evita atrasos de boletos e outras coisas, é mais propenso a conseguir o empréstimo. É claro, isso se você quiser ir em algum banco, eles entendem melhor a sua situação para estar pedindo o empréstimo.

Agora se você tem mais de 18 anos e deseja fazer o empréstimo por alguma financeira, você vai ter que comprovar a sua renda. Mas o que seria essa comprovação de renda? De fato, é comprovar que você vai poder pagar o empréstimo. Podendo comprovar essa renda em forma de holerite, contracheque, algum extrato bancário ou até mesmo alguma comprovação de imposto de renda. 

A desvantagem de fazer todo esse processo por uma financeira é que ela não conhece o seu histórico. Ou seja, ela não sabe se você é ou não um bom pagador, isso faz com que os juros sejam maiores do que o empréstimo feito no banco.

Qual a idade mínima para fazer empréstimo consignado?

O crédito consignado é um dos meios mais simples de fazer empréstimo hoje em dia. Essa modalidade de empréstimo é considerada como a mais segura, pois os pagamentos são feitos direto da sua folha salarial. Ou se você for beneficiário do INSS o desconto também é direto. Garantindo que você não atrase o pagamento do seu empréstimo o que pode ocasionar diversos problemas.

Hoje em dia para você fazer um empréstimo consignado, precisa ser maior que 21 anos e estar estabilizado no seu emprego atual, para que ocorra os pagamentos corretamente.  Quando falam que o consignado é o melhor empréstimo, é porque ele tem as menores taxas de juros do mercado de empréstimos. Fora isso, a sua facilidade de contratação também é um dos seus pontos positivos, a forma é rápida e fácil para conseguir o seu empréstimo consignado. 

Os prazos para pagamento dessa linha de empréstimo também são maiores e mais flexíveis. Em alguns casos, você consegue até 120 meses para pagamento desse empréstimo.

Perda de emprego

Mas como nem tudo são coisas boas, você precisa estar atento a algumas coisas em relação ao empréstimo consignado. Existem fatores que podem interferir no pagamento desse empréstimo, fatores imprevisíveis como a perda do emprego em questão. 

Se você trabalha em uma empresa privada e é dispensado da mesma, você vai ter que quitar a dívida de uma só vez, ou transferir o consignado para um empréstimo comum. Isso faz com que os juros deixem de ser baixos e voltam a ser juros normais de qualquer outro empréstimo. 

Dívida a longo prazo

Ter uma dívida muito longa também pode ser um problema. Como dito acima, imprevistos acontecem infelizmente e caso aconteça alguma coisa e o consignado ainda estiver descontando, vai ser um problema. Muitas das vezes as dívidas acabam virando uma bola de neve e isso prejudica por completo a sua vida financeira. 

É impossível adiar o pagamento do empréstimo

Quando falamos assim, queremos ser o mais direto possível para que essa parte fique sempre clara. Como o desconto é direto na folha de pagamento, é impossível que você jogue uma parcela para os próximos dias ou até mesmo para o próximo mês. Sempre vai haver o desconto desse empréstimo direto da sua folha de pagamento.

Qual a idade mínima para fazer empréstimo na caixa?

A idade mínima para fazer empréstimo independente de qual banco seja, é de 18 anos. Nos casos de financiamento estudantil ou algo do tipo, é justo que tenha um fiador para esse recurso. Muitas vezes os pais que fazem a linha de crédito estudantil para intercâmbios ou outros eventos estudantis.

Por mais que a caixa seja sem muita burocracia, essa é a forma de garantir que os empréstimos não sejam feitos para qualquer pessoa, ainda mais se ela for menor de idade. 

A Caixa é uma das instituições com os juros mais baixos do mercado, fazendo com que essa concessão, até para os pais, não seja tão difícil. 

Pessoas de 90 anos podem fazer empréstimo?

Pessoas acima de 80 anos não podem fazer mais empréstimos no INSS. Empréstimos privados são concedidos apenas para pessoas com até 70 anos. O limite de idade pode influenciar em muitos aspectos na hora de aprovar o crédito. 

Essa lei ocorre porque os idosos são um risco para as empresas que concedem o empréstimo. Sendo assim, perante a lei, todas essas medidas são para prever desses riscos e também de possíveis golpes com o nome do aposentado. 

O prazo máximo de pagamento de parcelas para pessoas com 80 anos pode ser de no máximo até 72 meses. Sendo assim, o prazo máximo para o pagamento de parcelas do empréstimo, também depende do limite do beneficiário.

O empréstimo pode ser uma opção para você que é novo ou até mesmo para os mais velhos que querem aproveitar a sua aposentadoria, procurando as melhores ofertas você consegue ter boas condições e juros baixos.