menu
arrow_forward

Por que fazer empréstimo?

Novembro 25, 2019


Precisar de um empréstimo pode acontecer na nossa vida por inúmeros motivos. Seja para trocar de carro, de casa ou até mesmo sanar alguma dívida que porventura foi adquirida. Imprevistos acontecem, e nem sempre estamos preparados para eles.



Precisar de um empréstimo pode acontecer na nossa vida por inúmeros motivos. Seja para trocar de carro, de casa ou até mesmo sanar alguma dívida que porventura foi adquirida. Imprevistos acontecem, e nem sempre estamos preparados para eles.

Dessa maneira, não achamos outra alternativa a não ser encontrar alguma instituição financeira disposta a nos emprestar dinheiro. Sendo que uma das principais peculiaridades do empréstimo é a cobrança de juros.

Na Idade Média os juros não era bem visto pela igreja, e por essa razão, o comércio não se desenvolvia. Afinal, somente era possível comprar um determinado bem à vista.

E quando estamos falando em um bem durável como um carro, uma casa ou um eletrodoméstico, nem sempre a compra à vista é possível. E o empréstimo tem essa finalidade de facilitador, digamos, um realizador de sonhos.

Como funciona um empréstimo no banco?

Um empréstimo no banco funciona de várias maneiras, dependendo da finalidade que será usado, do perfil do tomador de crédito, entre outras.

Em linhas gerais, o banco empresta um determinado valor para uma pessoa física ou jurídica, cobrando uma taxa de juros acordada previamente. O valor emprestado será pago em um determinado período de tempo também já pré-acordado.

Normalmente os que possuem garantias mais sólidas como o financiamento de uma casa por exemplo, possuem prazos maiores para pagamento. Já empréstimos consignados e pessoais, por não possuírem garantia real possuem prazos menores.

A garantia também é um fator determinante para a taxa de juros. Pois, empréstimos com melhores garantias geralmente possuem taxas de juros mais baixas, enquanto que se não houver garantia a taxa de juros será mais alta.

No momento da contratação do crédito é assinado um contrato com o Banco. Sendo assim, caso o cliente não pague as parcelas corretamente é possível que a instituição financeira entre com uma ação judicial, inclusive solicitando penhora de bens.

Quando há garantia por exemplo, ela mesmo já se torna um bem penhorável no caso do não pagamento. Por isso é crucial ler atentamente todas as cláusulas do contrato antes de tomar o crédito.

Quem pode fazer um empréstimo?

Qualquer pessoa física ou jurídica que não possua restrição, que tenha renda comprovada e esteja domiciliada no país pode fazer um empréstimo bancário.

Nos últimos anos, em virtude da alta inadimplência e do aumento de negativados, as instituições financeiras também passaram a ofertar crédito para pessoas que possuem algum tipo de restrição no nome.

Claro que nesses casos, como o risco é mais elevado, a análise é mais criteriosa e o valor da taxa de juros também é maior. Entretanto essa modalidade restringe-se apenas a créditos consignados, e a faixa 1 do financiamento habitacional da Caixa.

Normalmente é exigido uma série de documentos para se conseguir tomar um empréstimo. E dentre os principais documentos podemos enaltecer o comprovante de renda que é fator determinante nesses casos.

Dessa maneira, pessoas que não possuem renda declarada, ou que a renda é praticamente toda informal têm mais dificuldades em conseguir tomar um empréstimo do que uma pessoa que possua renda declarada.

Afinal, a renda é o principal elemento a ser considerado na concessão do crédito. Em virtude disso, aposentados e pensionistas do INSS bem como servidores públicos conseguem taxas melhores por possuírem estabilidade no emprego.

Quanto tempo leva para cair o dinheiro de um empréstimo?

Dependendo da finalidade que o dinheiro do empréstimo, pode demorar dias ou até meses para que você possa utiliza-lo. Os financiamentos habitacionais são os que mais demoram para serem liberados.

Pois nesse caso é preciso se fazer uma avaliação do imóvel para a liberação do crédito. E isso consiste em regularizar toda a documentação do mesmo, com inúmeros aspectos burocráticos como o registro em cartório por exemplo.

Muitas vezes, durante a aprovação do financiamento imobiliário podem ir surgindo exigências que precisam ir sendo cumpridas. E tudo isso impacta no tempo que o crédito será liberado para o solicitante.

Já financiamentos de veículos e créditos consignados são aprovados mais rapidamente. Com o crescimento tecnológico, é possível solicitar o serviço online e ter o crédito aprovado no mesmo dia.

Entretanto, como é possível observar, a liberação do dinheiro é peculiar a cada caso. Mas em linhas gerais, um empréstimo consignado bem como o financiamento de um veículo não demoram mais do que 5 dias úteis para serem aprovados.

O importante é que antes de solicitar o crédito você reúna todos os documentos exigidos. Pois, a falta de algum documento pode ser um dos principais impasses para a demora na aprovação do crédito.

Qual o melhor banco para fazer um empréstimo?

Normalmente quando alguém deseja fazer um empréstimo leva em consideração a taxa de juros e o valor da parcela. Nesse sentido, o banco que cobrar a menor taxa e oferece o maior prazo para pagamento é considerado o melhor.

Repare que há um certo conflito de interesses em jogo. Pois, para o banco o ideal é cobrar uma taxa de juros maior e receber a dívida mais rapidamente. Quando ocorre o oposto podemos dizer que o banco está obtendo menos lucro.

Diante dessa lógica, é possível deduzir que os bancos estatais, por possuírem subsídios públicos possuem as melhores taxas com os melhores prazos para pagamento. Pois, não precisam lucrar igual uma instituição financeira privada, por exemplo.

Assim sendo, podemos então dizer que a Caixa Econômica Federal na condição de banco estatal possui as melhores condições, principalmente no que diz respeito à financiamento imobiliário e consignados.

É fundamental avaliar todos os aspectos antes de tomar um crédito

Dessa forma, avaliar as taxas de juros e as condições de pagamento é essencial antes de optar pela tomada do crédito. Como já antecipamos a Caixa possui as melhores taxas do mercado, mas isso não isenta você de realizar comparativos.

Pois, pode acontecer de algum banco estar com alguma linha promocional de crédito que seja mais atrativa. Mas, é sempre bom deixar claro que o que determina o valor das taxas e o tempo de pagamento do empréstimo é a garantia que ele possui.

Por isso, ao precisar de um empréstimo, se você possui uma garantia real como um terreno ou um veículo, poderá usá-los para facilitar a aprovação e pagar menos juros sobre a operação em questão.

Tomar um empréstimo muitas vezes pode ser benéfico, pois ele ajuda a realizar sonhos. Você pode trocar de carro, construir uma casa, fazer uma festa de casamento, comprar uma televisão nova, enfim, são inúmeras as possibilidades.

Porém atente-se para a necessidade real do crédito. Como dissemos, todo empréstimo possui juros, e quando passamos a vida toda tomando empréstimo uma parte do nosso rendimento é usada somente para pagar esses juros.