menu
arrow_forward

O que precisa para fazer um Empréstimo?

Janeiro 01, 1970


O empréstimo pode ser fundamental quando o salário não dá para quitar as dívidas do mês, ou quando estamos em busca de comprar algo novo. No entanto, antes de fazer sua solicitação é importante que você saiba o que precisa para fazer um empréstimo, quem pode fazer e até mesmo quais são as vantagens.



Se você está pensando em solicitar esse crédito, mas ainda possui algumas dúvidas sobre ele, você está no artigo certo. A seguir você vai descobrir tudo o que precisa saber antes de pedir o seu. Confira!

 

Como funciona o empréstimo? 

Ele consiste em você fazer um contrato com um banco para que ele te empreste dinheiro e você pague em várias parcelas, mediante uma taxa de juros preestabelecida. Existem vários tipos, e o mais adequado vai variar conforme a finalidade do dinheiro. 

Caso você deseje o crédito para realizar a compra de um bem específico, você pode usar o bem como garantia. Com isso consegue ter bons descontos nas taxas de juros, já que o bem fica alienado, e caso você não realize o pagamento, ele fica para o banco. 

Mas se você não deseja comprovar a finalidade do dinheiro que está solicitando, também pode fazer o empréstimo pessoal, que é menos burocrático e que pode ser solicitado em apenas alguns dias. No entanto, as taxas cobradas são um pouco mais altas, já que é sem garantia. 

Ao fazer essa solicitação você tem liberdade de escolher o valor desejado, a quantidade de parcelas e o dia de vencimento da prestação, assim você pode personalizá-lo conforme sua necessidade.

Quais são os documentos necessários para fazer um empréstimo?

Os documentos necessários para solicitar este crédito vão variar conforme o tipo escolhido. Confira abaixo quais são os principais documentos para a solicitação de um consignado, pessoal e com garantia.

Empréstimo consignado

Quando você vai fazer a solicitação de um crédito consignado é necessário que você possua os seguintes documentos:

Empréstimo pessoal 

Está solicitação é mais simples, e só precisa dos documentos básicos, como:

Em alguns casos pode ser solicitado o comprovante de renda, mas não é sempre.

Empréstimo com garantia 

Os documentos necessários para solicitar este serviço com garantia são:

Quem pode pedir um empréstimo?

O empréstimo está disponível para pessoas físicas que possuem mais de 18 anos e que possuem comprovante de renda. A depender do local escolhido para fazer a solicitação e do tipo de empréstimo desejado, pode ser exigido que a pessoa não possua restrições em seu CPF.

É importante dizer que alguns bancos e financeiras possuem outros tipos de exigências para que seja possível fazer a solicitação de um empréstimo.

 

A depender do banco escolhido, pode ser necessário que o cliente possua conta corrente no banco. Alguns bancos fazem até uma exigência de tempo mínimo de conta para conceder o crédito. 

Mas como existem várias opções no mercado, você não precisa se preocupar, pois vai conseguir encontrar a instituição financeira e o tipo de crédito ideal para seu perfil financeiro.

 

Como é feita a análise de crédito?

Antes de conseguir a aprovação de um empréstimo, o seu perfil vai passar por uma análise de crédito. Alguns bancos e financeiras costumam usar o score Serasa para saber se você possui boa pontuação, outros podem olhar apenas o seu histórico na própria instituição. 

Se você é um bom cliente, e costuma pagar suas dívidas sempre em dia, saiba que suas chances de conseguir a aprovação mais rápida são altas. 

Além disso, quanto mais documentos possuir para comprovar seus dados, mais fácil vai ser conseguir o seu crédito. 

 

É possível fazer mais de um empréstimo?

Sim, é possível fazer mais de um ao mesmo tempo. No entanto, não são todas as pessoas que conseguem o segundo crédito. Isso acontece porque para a liberação de um segundo empréstimo é necessário que você comprove que possui condições de pagar os dois empréstimos. 

Antes de solicitar o segundo crédito é necessário que você vá ao banco para saber quais são as exigências necessárias e se o valor da sua renda é compatível para uma nova solicitação.

Quais as vantagens de um empréstimo? 

Ao solicitar este serviço você garante várias vantagens incríveis, como podemos destacar: 

O que precisa para fazer um empréstimo no Banco Santander?

Se você está pensando em fazer um empréstimo no Banco Santander, saiba que você escolheu um ótimo banco para fazer sua solicitação. Ele possui muita flexibilidade e ótimas taxas de juros.

Após a aprovação, o dinheiro é liberado na hora em sua conta corrente. E o melhor, você possui até 59 dias para efetuar o pagamento da primeira parcela. 

Para os clientes que já são correntistas do banco, a solicitação pode ser feita com muita facilidade, pois o banco já possui um valor de limite de crédito pessoal pré-aprovado que pode ser solicitado a qualquer momento. Você só precisa acessar sua conta através do aplicativo Santander, ou se desejar, pode ir a um dos caixas de autoatendimento para fazer a liberação do crédito. 

Caso você esteja em busca de outro tipo deste serviço no Santander, o ideal é que você vá a uma das agências com seus documentos pessoais em mãos, para fazer a solicitação. 

É importante dizer que depois de fazer a solicitação vai ser feita uma análise de crédito, que pode ou não ser aprovada.

Posso solicitar um empréstimo online?

Se você está em busca de dinheiro rápido, e sem sair de casa, saiba que é possível sim fazer a solicitação de um empréstimo online. Muitos bancos e financeiras já disponibilizam a solicitação através da internet, assim o processo se torna muito mais rápido. 

No entanto, antes de fazer a solicitação online é necessário que você fique atento ao site que está entrando, e ao nome da empresa que vai fazer a solicitação. Busque sempre por empresas certificadas e que possuem boa avaliação pelos usuários, nos sites de avaliações.

 Além disso, é importante que você não faça depósitos antecipados para conseguir a liberação do dinheiro, pois isso é um indício de fraude. 

Ainda ficou alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe-nos um comentário!