menu
arrow_forward

Quem pode fazer o empréstimo pessoal online?

Novembro 26, 2019


Você já ouviu falar sobre o empréstimo pessoal online? Este tipo de empréstimo é uma opção bastante viável para aquela situação de emergência em que apenas o salário mensal não é capaz de suprir a despesa. Além de se conseguir o dinheiro necessário de maneira rápida, esse crédito é um dos menos burocráticos do mercado.



A comodidade de não precisar ir até a instituição para efetuar o crédito é uma grande vantagem, permitindo que você não gaste algumas horas a mais em filas.

Contudo, é importante estar sempre atento, afinal pessoas mal-intencionadas estão em todos os lugares, principalmente na internet. Nesse artigo, separamos as principais informações que você precisa saber sobre como funciona e quem pode fazer o empréstimo pessoal online. Confira cada detalhe!

Como funciona o empréstimo pessoal online?

Você poderá encontrar dois tipos distintos de empréstimo pessoal online, o por meio de empresas especializadas e o através de bancos. No caso das empresas especializadas você poderá encontrar uma competição maior e, com isso, oportunidade de maiores vantagens em relação às taxas de juros. Nesta opção você faz todo o procedimento de maneira rápida e sem sair de casa resolvendo seu problema em poucos passos.

Já no caso do banco você precisará contar com uma conta corrente no qual movimenta mensalmente. O banco consegue saber todo o dinheiro que entra e sai de sua conta, podendo avaliar o que se torna viável para você e assim deixar um crédito pré-aprovado disponível. Este pode ser solicitado a qualquer hora por meio do Internet Banking. O valor deferido tende a cair na sua conta imediatamente, mas as taxas são bem altas e tendem a pesar no bolso no final do pagamento.

É importante se estar por dentro da porcentagem de juros sobre o valor do crédito de cada instituição. Na grande maioria das vezes essa porcentagem oscila de 1 a 15% levando em consideração o valor que está sendo financiado e o prazo para pagamento total do mesmo.

Como conseguir empréstimo pessoal online?

Depois de avaliar e observar como funcionam as duas opções possíveis para se fazer o empréstimo pessoal online é hora de fazer a solicitação. Como citamos anteriormente este tipo de crédito não possui grandes burocracias, por isso conseguir o mesmo não é algo difícil.

Podem fazer a solicitação do empréstimo pessoal online toda e qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha uma comprovação de renda fixa. Esta comprovação serve para que a instituição tenha certeza que você terá plena condição de arcar com o pagamento do empréstimo pessoal online. Negativados também podem solicitar esse tipo de crédito, porém alguns outros quesitos são avaliados nesse caso. Quem possui um cadastro positivo poderá ter mais chances de conseguir esse tipo de financiamento.

É importante ressaltar que algumas instituições que oferecem o crédito pessoal online pedem algum tipo de garantia. Nesses casos as taxas e parcelas são menores, porém sua casa, carro ou terreno que estão em seu próprio nome fica como garantia para instituição.

Quais documentos devo apresentar para pedir meu empréstimo online?

Os documentos essenciais que a instituição irá pedir são: documentos pessoais originais (como rg e cpf), comprovante de renda dos últimos meses, documentos caso tenha alguma dívida sendo paga e algumas informações públicas. Esses documentos são essenciais para a aprovação do empréstimo pessoal online e depois que eles forem analisados seu crédito poderá ser disponibilizado no mesmo dia.

Como comparar empréstimo pessoal online?

Comparar e avaliar o que pode ser mais vantajoso para você e para o seu bolso é de suma importância antes de solicitar seu crédito. A internet é uma boa ferramenta para te ajudar a comparar as instituições que oferecem as melhores vantagens para empréstimos e os principais pontos que você deve considerar é:

  • Juros e taxas adicionais;

  • Custo efetivo total;

  • Parcelas mensais.

É importante se estar atento, quando ofertas boas demais estão disponíveis a desconfiança deve aparecer. Como se trata de algo online sites fraudulentos podem surgir para agir de má fé. Por isso, fazer a comparação e colocar tudo na ponta da caneta se torna ainda mais essencial. Para não cair em mãos erradas a dica é sempre verificar a índole da empresa por meio do CNPJ.

Vantagens e desvantagens desse tipo de crédito

Nada melhor do que ter consciências das vantagens e desvantagens que a solicitação desse dinheiro pode te trazer. Abaixo listamos em detalhes as principais vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Possibilidade de dinheiro rápido e de forma prática: Se você possui seus documentos todos certos ou então possui um crédito pré-aprovado não será preciso esperar muito para conseguir ter a quantia na mão. Sem falar, que você pode fazer tudo online sem a necessidade de se locomover até um local físico;

  • É uma boa opção para emergências: Com essa forma de empréstimo pessoal online não é preciso ter desespero na hora de uma emergência, pois a burocracia é mínima;

  • Permite que você faça simulações: Esse tipo de crédito permite que você faça simulações antes de realmente solicitá-lo. Isso é bem vantajoso, pois você conseguirá avaliar o que cabe ou não em seu bolso;

  • Desconto para quem faz pagamento antecipado: Fazer o pagamento total antecipado possibilita que uma porcentagem de desconto bem atrativa seja dada.

Desvantagens:

  • Em algumas instituições os juros são bem altos: Algumas instituições disponibilizam esse tipo de crédito com um juro bem alto, ainda mais se o solicitante estiver negativado. Por isso, ressaltamos a importância de sempre se fazer uma boa pesquisa antes de mais nada;

  • A facilidade leva a impulsos: Como é uma linha de crédito sem burocracias e que permite dinheiro na mão rápido, muitas pessoas podem agir por impulso e acabar metendo os pés pelas mãos. Isso gera instabilidade e um impacto muito forte no financeiro do indivíduo.

Aproveite da segurança do empréstimo pessoal online

Depois de ler tudo isso acreditamos que o seu principal questionamento é: “posso mesmo confiar em um financiamento feito pela internet?”. Sim, podemos afirmar que esse tipo de crédito é sim seguro, desde que seja feito com instituições confiáveis.

Igualmente ao empréstimo feito na agência bancária, o empréstimo pessoal online possui contratos, um SAC de atendimento e diversos outros meios capazes de garantir a sua segurança.

Enfim, esperamos que todas essas informações tenham sanado suas dúvidas em relação a essa linha de crédito. Vale ressaltar que o empréstimo pessoal online só é indicado em casos que realmente são urgentes, pois o mesmo, quando feito por impulso ou sem precisão, pode prejudicar as finanças futuramente. Caso alguma dúvida ainda tenha ficado ou você tenha algum relato para fazer fique à vontade para deixar seu comentário abaixo. Não esqueça de compartilhar esse artigo com aquele amigo que precisa saber sobre o empréstimo pessoal online.