menu
arrow_forward

Quem pode fazer um empréstimo consignado?

Novembro 26, 2019


O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que o valor das parcelas é abatido diretamente da aposentadoria ou do salário do cliente. Neste tipo de empréstimo, as taxas de juros são menores e os prazos mais longos.



Além disso, algumas instituições financeiras também podem aceitar o pedido de pessoas que estão com o nome negativado. Isso se deve ao fato de as taxas serem fixas e não mudarem. Porém o lado ruim é que a dívida dura por um tempo maior. 

Nesse artigo vamos mostrar um pouco mais sobre quem pode fazer um empréstimo Consignado e em qual perfil essa modalidade se encaixa melhor. 

Quem pode fazer o empréstimo consignado na Caixa? 

O empréstimo consignado na Caixa é voltado para funcionários que trabalham em uma empresa que possui parceria com o banco, pessoas aposentadas e pensionistas do INSS, também podem optar pelo serviço. 

No caso de funcionários de empresas privadas, é interessante se informar e perguntar ao setor de recursos humanos da empresa, sobre essa modalidade de empréstimo, e desse modo, saber se a empresa possui parceria com a Caixa. Caso tenha, peça a sua margem consignável para realizar seu empréstimo pessoal.  

As categorias de clientes liberados para fazer o empréstimo consignado variam de uma instituição financeira para outra, pois algumas instituições também aceitam servidores públicos e militares das forças armadas. 

De acordo com o Banco Central em abril de 2019, a taxa de juros média que a Caixa recolhia no empréstimo consignado para os beneficiários do INSS era de 1,71% ao mês. 

O limite de crédito consignado que a Caixa oferece tem relação com o valor do seu benefício, sendo que as parcelas não custam mais do que 35% do seu salário, sendo que 5% do valor, é voltado para o cartão de crédito. 

Como fazer um empréstimo consignado no Itaú? 

O empréstimo consignado oferecido pelo Banco Itaú Unibanco é direcionado para funcionários de empresas privadas e servidores públicos de órgãos públicos que tenham parceria com o banco. 

O banco concede parcelas fixas e que são subtraídas do seu salário. E, inclusive, você pode escolher o valor parcelado que caiba em seu bolso.  

O empréstimo consignado do banco Itaú Unibanco, também oferece um prazo de até 90 dias para você pagar a primeira parcela. E caso você tenha condições, pode até mesmo quitar ou adiantar as parcelas. 

Para pedir por este serviço no banco Itaú, você deve se dirigir a uma agência mais próxima e conversar diretamente com o gerente. Também é possível contratar o empréstimo consignado através de um dos caixas eletrônicos do banco. 

É importante que você esteja munido de alguns documentos para fazer o empréstimo consignado como: RG, CPF, comprovante de residência dos últimos dois meses e comprovante de renda, assim como em todas as outras instituições financeiras. 

O banco Itaú ainda oferece serviços online para facilitar seu acesso à informação, entre eles: 

Quanto tempo demora para o empréstimo consignado cair na conta? 

Saiba que após fazer o empréstimo consignado o dinheiro poderá levar até algumas horas para cair em sua conta, podendo ocorrer no mesmo dia em que você realizou o serviço. Vale alertar que nenhuma financeira exigirá o pagamento antecipado de alguma parcela, para só depois, liberar seu crédito. Portanto, fique atento!

Mas, para que o crédito seja liberado, tudo vai depender da aprovação. Para isso, a documentação que você entregou deve ser aprovada e é necessário que o registro ocorra sem nenhum erro ou problemas de visualização, por exemplo.

A empresa, instituição pública ou benefício que paga seu salário, também deve autorizar o desconto das parcelas no contracheque nos meses designados para o pagamento do empréstimo.  

No entanto, caso você esteja fazendo a portabilidade do empréstimo consignado de outro banco, o valor poderá demorar mais para cair na conta, podendo levar até três semanas. 

Qual o prazo máximo para empréstimo consignado do INSS? 

O empréstimo consignado do INSS oferece um prazo máximo de 72 meses para o serviço ser pago. 

Podem solicitar esse empréstimo pessoas que são aposentadas e pensionistas através da Previdência Social, que tenham até 79 anos, 11 meses e 29 dias. Porém, a idade interfere no limite do crédito liberado, assim como no prazo de pagamento. 

No entanto, há a possibilidade de realizar novamente a negociação do contrato vigente com o banco e dessa forma, prolongar o prazo do empréstimo. Assim, o empréstimo consignado é levado de volta para o prazo inicial do contrato. 

É importante analisar as regras da política de crédito de cada banco, só assim, você saberá qual o número de parcelas mínimas que necessitam ser quitadas para conseguir aumentar o prazo do empréstimo consignado. 

Geralmente, os bancos concedem a refinanciamento quando 30% do contrato já foi quitado. Mas, é preciso tomar cuidado, pois na verdade, o que o banco faz é realizar um novo empréstimo para você em que a quantia restante que você não pagou do primeiro empréstimo, foi quitada pelo banco e você deve restituí-lo.

Portanto, quanto mais parcelas você tiver pago maior será o valor que você precisará emprestar. Essa opção vale a pena para quem quer mais dinheiro, mas não deseja fazer um novo empréstimo. 

Jusivaldo Almeida, mestre em educação financeira e previdenciária e vice-presidente da Abefin (Associação Brasileira dos Educadores Financeiros) aconselha que o empréstimo deve ser uma opção para quem tem uma dívida grande. 

Em uma divulgação feita pelo Banco Central, podemos verificar um novo diagnóstico das movimentações de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN). O saldo das operações no mercado brasileiro alcançou 3,3 trilhões de reais, o mais interessante é que 1,8 trilhão de reais desse valor foi realizada por pessoas físicas.

Esse estudo gera uma grande dúvida em relação ao mercado brasileiro, pois a maioria dos empréstimos consignados para pessoas físicas, são realizados para quitar dívidas e não para investimentos e realizações futuras, como a compra de uma casa ou de um carro novo. 

Até que ponto o empréstimo realmente ajuda os brasileiros a realizarem os seus sonhos? Vale muito a pena ajudar os brasileiros a se reeducar financeiramente e dessa forma, informá-los sobre a melhor forma e o melhor momento para se fazer um empréstimo consignado

 

Veja Também

Como solicitar o empréstimo consignado?

Empréstimo Consignado: Como funciona, quem pode fazer e como solicitar?

Empréstimo consignado: Vantagens e desvantagens