Descubra formas de conseguir bolsa de estudos para faculdade em 2020

Ingressar em uma universidade e cursar o Ensino Superior é o sonho de vida de muitos jovens e adultos. Para te ajudar, nós separamos algumas formas de conseguir bolsa de estudo para faculdade em 2020.



Mas diante dos altos custos e oportunidades desiguais de acesso, concretizar esse objetivo só é possível por meio da obtenção de uma bolsa de estudo integral ou parcial. Mesmo com cortes expressivos nas verbas da educação, ter um curso superior ainda é um diferencial importante para disputar vagas no mercado de trabalho.

 

Bolsas ofertadas pelas Faculdades

Muitas faculdades particulares dispõem de programas próprios de bolsa de estudo. Por isso, vale pesquisar e ter em mente o curso e a Instituição de Ensino para verificar a possibilidade de oferta a bolsa de estudo, bem como os critérios para conseguir o benefício e o valor da bolsa.

 

Prouni

É o programa do Ministério da Educação que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Pode se inscrever às bolsas do Prouni o candidato que atenda a uma das condições a seguir: seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, e concorra a bolsas em cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica; ou tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve atender a pelo menos um dos requisitos abaixo:

 

·         Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;

·         Ser pessoa com deficiência; ou

·         Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

 

Educa Mais Brasil

Programa há mais de uma década no mercado, o Educa Mais Brasil possui parceria com mais de 25 mil instituições, entre universidades, centros universitários, faculdades, colégios e escolas técnicas que disponibilizam bolsas de estudo de até 70% para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, cursos livres, idiomas, Preparatório para Concursos, Pré-Vestibular e EJA – Educação Jovens e Adultos.

 

Fundação Estudar

Uma instituição sem fins lucrativos, a Fundação Estudar tem como objetivo despertar o potencial dos jovens mais promissores do Brasil, que recebem uma bolsa de estudos para cursar uma universidade de excelência, além de todo o suporte necessário para acelerarem seu desenvolvimento pessoal e profissional. Podem se inscrever jovens brasileiros de até 34 anos, de todos os cursos, que se identificam com os valores da Estudar e apresentam excelência acadêmica.

O candidato deve estar em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior em uma das quatro categorias de bolsa: graduação completa no Brasil, Intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior, Graduação completa no exterior e Pós-graduação no exterior. A seleção é rígida e envolve um processo seletivo composto por várias etapas.

 

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é uma plataforma de bolsas de estudo que reúne mais de 1 milhão de vagas em mais de mil instituições espalhadas por todas as regiões do Brasil. No site, o aluno pode buscar cursos e faculdades em qualquer região, pesquisar e comparar os preços de mensalidades, obter informações sobre cursos e instituições e garantir uma bolsa de estudo para o curso todo, sem burocracia. A bolsa é válida para estudantes que estejam iniciando o curso e ainda não tenham feito a matrícula. O aluno também não pode ter tido nenhum vínculo anterior com a instituição.

 

Educafro

Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que objetiva a inclusão de negros e pessoas com baixa renda nas universidades públicas ou em particulares com bolsa de estudo. Para isso, mediante ao trabalho de voluntários, a ONG promove cursos pré-vestibular. As bolsas são cedidas por meio de parcerias nacionais e internacionais com instituições de ensino conceituadas em diversos cursos, são de até 100% e o percentual é fixo, da matrícula ao final do curso.

Veja Também

➜ 5 Dicas para quem vai começar a pós-graduação

➜ 7 Vantagens de fazer uma pós graduação online

➜ A importância do empreendedorismo na educação