menu
arrow_forward

Terminei a graduação, e agora?

Dezembro 09, 2019


graduação é uma etapa importante para a carreira. Concluir uma faculdade abre portas para diversas outras atividades. Se você está nesta fase da vida, este artigo irá ajudar a descobrir qual será o seu próximo passo a partir de agora.



É normal está em dúvida do que fará nos próximos meses ou anos. Existem muitos caminhos a seguir, não é mesmo? Por isso, é interessante parar para pensar nas possibilidades que existem por aí para quem já concluiu uma graduação.

A lista a seguir tem algumas sugestões de como investir o seu tempo e a sua disposição.

Vá para o mercado de trabalho

Você pode começar a atuar na sua área de formação. Se ainda está inseguro quanto a isso, procure um estágio se ainda não o fez. Caso já tenha esta experiência, busque por uma vaga efetiva. Você vai ganhar vivência e poderá colocar em prática tudo o que aprendeu na época da faculdade. Além de iniciar uma vida financeira, caso já não tenha feito isso, e ter a sonhada independência econômica. A dica para conseguir o primeiro emprego é organizar um bom currículo. Fale abertamente com os recrutadores sobre a sua inexperiência. Sinceridade é um ponto a favor para você.

Busque uma pós-graduação

pós-graduação é uma oportunidade de continuar os estudos seja no curso escolhido ou em outra área de atuação. Há dois tipos de especialização: Lato Sensu e Stricto Sensu. A modalidade Lato Sensu é para quem quer se especializar em algum tema específico. Os cursos são ofertados por instituições de Ensino Superior com carga horária variada. Já o Stricto Sensu é direcionado para a área de pesquisa acadêmica com cursos mais teóricos. Essa modalidade está dividida em Mestrado (duração de dois anos) e Doutorado (duração de quatro anos).

Aprenda outra língua

Você pode praticar um novo idioma, que será construtivo tanto para a vida profissional quanto para a pessoal. Não existe época certa para começar um curso e nem a língua ideal. Mas é interessante saber que o Inglês é a primeira língua de comunicação do mundo, seguida do Espanhol. Se já é fluente nas duas, busque outras opções, como o Francês, Alemão ou até a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Será um diferencial para o seu currículo.

Faça um intercâmbio

Uma experiência no exterior pode acrescentar aprendizados importantes na sua vida. Do senso de responsabilidade até o aprendizado de uma nova língua. É indicado contratar uma agência especializada que poderá indicar os melhores cursos de idioma, por exemplo. Além do local que servirá de moradia. Mas você pode realizar a viagem por conta própria. Pesquise destinos que estejam aptos a receber visitantes de outros países para morar. Existem várias cidades voltadas para esta atividade. Há a opção de pacotes que garantem a matrícula na escola e a casa que você ficará neste período.

O que você achou destas dicas? Você viu que há várias opções para quem concluiu uma graduação. Não é preciso se estressar com o próximo passo. Agora é só planejar para fazer acontecer.