menu
arrow_forward

Consulta de CPF: tudo o que você precisa saber

Dezembro 05, 2019


Para realizar a consulta de CPF online e saber se você está inadimplente é muito fácil, mas é importante cautela. É sempre importante consultar nas principais plataformas de proteção ao crédito.



Está certo que hoje você consegue comprar a maioria de seus utensílios em diversas parcelas, mas se de repente você se perdeu em suas dívidas e acabou com o nome sujo, restam apenas duas opções: arcar com a dívida ou esperar ela caducar. Se a opção for esperar a dívida caducar, saiba que são cinco anos de espera e algumas consequências que estarão arquivadas em seu histórico de comprador. Por isso a importância da consulta CPF com regularidade.

O SCPC, ou Serviço Central de Proteção ao Crédito, oferece de forma gratuita a consulta CPF, para você verificar se está com o seu nome sujo, através do site Consumidor Positivo.  Além de você verificar se está inadimplente, também consegue checar qual o débito e empresa que colocaram o seu nome no cadastro. Você também consegue dados, como endereço e telefone dos credores, por exemplo, além de sites para realizar uma negociação da dívida.

Basta criar uma conta fornecendo seu CPF e criando uma senha e o usuário estará apto para fazer a consulta CPF, além de ter diversas dicas sobre educação financeira.

O site da Boa Vista não lhe dá uma consulta com grandes informações, mas também é uma plataforma para você descobrir se o seu nome está na lista dos maus pagadores do SCPC, apesar de ser a única infomação fornecida. Para uma consulta mais detalhada, você precisa realizar a consulta CPF diretamente com o SPC ou Serasa.

Realizar as consultas nos sites destes órgãos te ajudam a evitar um constrangimento de ser comunicado na hora de efetuar uma compra e a loja te informar que não pode dar continuidade a compra, pois seu nome está sujo. Geralmente a empresa que negativou o seu nome para as listas de empresas de proteção ao crédito notificam o consumidor através de uma mensagem ou ligação, mas é importante não vacilar.

Aplicativos para consulta de CPF pelo celular

Além da consulta presencial nos órgãos citados anteriormente e de consultar em seus portais, há também três aplicativos disponíveis tanto para Android quanto para iPhone (iOS) onde você pode realizar a consulta CPF online. Os aplicativos são o SerasaConsumidor, GuiaBolso e Pessoa Física, da Receita Federal.

Como em outras plataformas online, é necessário fazer um cadastro com os dados do usuário e, a partir disto, os aplicativos consultam dados do SCPC e da Serasa.

No aplicativo SerasaConsumidor, o usuário consegue também ter acesso ao Serasa Score, que nada mais é do que um sistema de pontuação que mostra aos bancos se o usuário tem quitado suas dívidas de forma eficiente e dentro do prazo, ou se oferece qualquer risco de inadimplência.

Independente de qual ferramenta você escolher para realizar a consulta CPF, é importante sempre se atualizar sobre a situação em que se encontra, para evitar problemas na hora de tentar conseguir empréstimos ou mesmo, caso aspire trabalhar em algum momento em algum cargo público.