menu
arrow_forward

Como ver se eu estou com restrição no meu nome?

Novembro 28, 2019


Hoje em dia, nos principais órgãos de proteção ao crédito já permitem a consulta CPF gratuita para saber se você está com o CPF negativado. De fato, isso é muito importante para saber para quem você está devendo e buscar a melhor forma para fazer um acordo desses valores.



De acordo com as últimas notícias, os brasileiros estão ficando cada vez mais endividados. Muitos ainda não sabem fazer uma consulta CPF para saber se estão ou não negativados nos órgãos de proteção ao crédito. 

É preciso que você tente consulta CPF em todos os órgãos de negativação, SPC Brasil, Serasa e Boa Vista. Acontece de você estar negativado em um e não no outro, e por só consulta CPF apenas o mesmo não tinha consciência disso.

Esses órgãos são os responsáveis por fazer a negativação do seu CPF no mercado. As empresas a qual você não honrou as suas dívidas entram em contato para que seu nome fique nos órgãos. Isso garante que você não tenha crédito em nenhum banco até que você faça um acordo e honre sua dívida. 

Após o pagamento, a empresa entra em contato com os birôs de crédito para que eles façam a exclusão do seu nome da lista de clientes inadimplentes.

O que é uma restrição no CPF?

Restrição no CPF é quando o indivíduo tem dívidas em seu nome, o seu cadastro constam em todos os órgãos de proteção ao crédito. Com o seu CPF restrito, qualquer tipo de pagamento que tende a ser vinculado a você, fica complicado de ser aprovado. Por isso é tão importante fazer consulta CPF regularmente.

De fato, é muito difícil não ter crédito na praça e quando mais precisamos é quando corremos atrás para tentar resolver esse tipo de problema.

É muito comum a pessoa ficar sabendo da situação negativada quando ela vai fazer alguma coisa, como a solicitação de um cartão de crédito ou até mesmo de algum financiamento. Mesmo que seja comum o envio de correspondências informando que o consulta CPF da pessoa está negativado.

Hoje em dia você pode fazer essa consulta CPF direto do site do Serasa, possivelmente fazer até uma negociação para chegar em algum acordo para a quitação da dívida. 

Essa vantagem de negociar as dívidas sem o uso de intermediários, é um grande passo na internet. Antigamente você teria que ir até algum posto do Serasa para saber mais sobre a sua dívida. Hoje não, com apenas um clique você consegue um acordo para tirar as restrições do seu nome, sem sair de casa.

O que significa um nome com restrição?

Da mesma forma que o CPF fica restrito isso acontece com o seu nome. O CPF e o seu nome ficam restritos. Em termo popular nome com restrição significa que seu nome está sujo. Um termo muito usado até hoje para definir o que aconteceu, por não honrar os devidos pagamentos, você acabou sujando seu nome na praça. Muitas empresas deixam de conceder crédito ou até mesmo alguns benefícios por conta disso. 

Não importa o tamanho de sua dívida, o processo para a limpeza do seu nome é o mesmo na maioria dos casos. Normalmente os débitos mais recentes contam com uma taxa de juros menor, fazendo com que você tenha mais chances de fazer esse pagamento.

Conforme os anos vão se passando, as taxas de juros vão ficando cada vez maiores. Em diversos casos, os juros acabam ultrapassando o valor inicial da dívida. 

Caso você queira tirar o seu nome de restrição, a melhor maneira é entrar em contato com o credor e negociar uma forma de pagamento dessa dívida. Você pode fazer uma consulta CPF e saber como está a sua dívida e quanto correu de juros. Dependendo dos anos, podendo ser negociado até para o valor inicial da dívida.

Muitas vezes, essa dívida já foi até para uma carteira de recuperação de crédito, o que torna tudo mais interessante. Geralmente as carteiras oferecem descontos infinitos, apenas para que você honre com o pagamento dessa dívida, sem todos os juros que correram e ainda um desconto para pagamento.

Como saber se meu nome está com restrição?

Para saber isso é bem simples, basta você entrar no site do Serasa e fazer o seu cadastro, a primeira ida ao site pode demorar um pouco mais por conta do cadastro com suas informações que são necessárias para a pesquisa. Feito isso, você já vai cair na página inicial onde, através de uma consulta CPF, você tem todas as informações sobre as dívidas em seu nome. Caso você tenha, é bom que você abra essa dívida e veja se você lembra a origem dessa dívida.

No site do Serasa você também consegue consulta CPF o seu score de crédito, que é a pontuação que mede como você está sendo visto no mercado. Caso você tenha o nome restrito, é provável que a sua pontuação esteja relativamente baixa.

Além disso, o método mais antigo de saber se seu nome está ou não com restrição é, quando seu nome fica restrito você sempre recebe uma carta do Serasa informando a situação. Porém, mesmo com esta carta é importante realizar a consulta CPF em outras plataformas para ter certeza das suas dívidas.

Geralmente as cartas são primeiramente de aviso que o seu nome está com perigo de entrar nos órgãos de restrição. Depois disso, se eles não têm um retorno, eles mandam outra carta informando que o nome já está nos órgãos de restrição.

Portanto, nada que o Serasa consta é da noite para o dia. Ninguém entra na lista de maus pagadores por acaso. Eles sempre mandam avisos antes de colocar o nome na lista, pois sabem o quão difícil é para as pessoas que tem o nome negativado. Além do mais, você pode também fazer uma consulta CPF online, caso não esteja recebendo os avisos.

É verdade que o nome limpa depois de 5 anos?

Na verdade, é como se você só fosse apagado dos órgãos de crédito, não quer dizer que o seu nome está limpo realmente. Existem de dívidas de 5 anos que não aparecem mais nos órgãos de crédito, mas ele ainda continua devendo para o responsável.

Essa forma, você pode até voltar a recuperar seu crédito na praça, não é verdade que o nome fica limpo depois de 5 anos, ele apenas sumiu dos dados do Serasa. Ou seja, depois de 5 anos, mesmo fazendo uma consulta CPF, seu nome não aparece mais nos órgãos de proteção ao crédito.

De fato, a melhor opção diante disso tudo é evitar ao máximo sujar o nome. O que temos é a garantia para conseguir algum crédito na praça e quando sujamos, não tem mais nada que possa nos garantir ótimas condições.