menu
arrow_forward

Como ver pendências no CPF?

Dezembro 04, 2019


O CPF, mesmo não sendo obrigatório, é um dos documentos mais importantes para a vida do cidadão. Por isso, a consulta cpf para a verificação da situação do documento deve ser feita regularmente.



Quando pendências na situação fiscal ou cadastral são apontadas na consulta cpf o cidadão deve, o quanto antes, procurar pela regularização para que contratempos não ocorram.

Fazer a consulta cpf é simples e em poucos cliques você poderá saber todas as principais informações sobre o documento e como está seu nome na “praça”. Para te ajudar a entender melhor esse processo de consulta montamos esse artigo repleto de dicas e informações, confira cada detalhe.

Como consultar pendências no CPF grátis?

Como deve ser de seu conhecimento, existem três sites no qual se é possível se fazer a consulta cpf e se verificar pendências, o SERASA, SPC e SCPC. Porém, quando o assunto é a consulta cpf grátis apenas um tem essa disposição, o SCPC. Você poderá acessar também a plataforma do SERASA, mas terá informações limitadas que podem não te ajudar da maneira esperada. Além disso, diferente do que muita gente imagina, as suas pendências não ficam apenas no SERASA.

Para fazer a consulta cpf de maneira gratuita você precisará acessar ao site do Consumidor Positivo e ir até a aba “Consultar CPF grátis”. Caso você ainda não seja cadastrado será necessário informar alguns dados pessoais como: número do CPF, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Você ainda deverá informar um e-mail válido juntamente com uma senha numérica. Caso seu cadastro já tenha sido validado você poderá fazer uma consulta cpf direta informando o e-mail e senha cadastrados.

Caso alguma pendência for identificada em sua consulta cpf será possível visualizar o valor do débito e em qual empresa se tem a dívida. Pensando ainda em uma facilidade a mais o SCPC criou um aplicativo para que você tenha todas as informações que precisa na palma da mão.

A consulta cpf em outros sites possui um acesso bem parecidos com o do SCPC. O que diferencia entre um e outro são as informações nas quais devem ser fornecidas, que em alguns são mais outros menos e o login.

Como fazer para ver se o nome está limpo?

Para saber se o seu nome está limpo ou sujo você precisará primeiramente fazer uma breve consulta cpf em um dos três órgãos citados anteriormente. Todos têm o mesmo objetivo, porém cada consulta é única. Para que você tenha certeza se o seu nome está limpo ou não o ideal é fazer a consulta cpf nos três sites citados. Sabemos que apenas um possui a consulta cpf gratuita, mas pode acontecer de você estar inadimplente em apenas um dos órgãos e seu nome não constar nos demais. Por isso, se verificar os três é de suma importância.

Caso seja mais fácil, você poderá estar se dirigindo até as associações que prestam o serviço de consulta aos órgãos citados, que tem por finalidade a proteção ao crédito. As consultas nessas ocasiões costumam ser pagas pelo solicitante e o valor tende a variar.

Fiz minha consulta cpf e meu nome está sujo, como limpar?

Se você fez uma consulta cpf e se deparou com seu nome sujo a primeira coisa a se fazer é manter a calma. Assim como você, mais de 40% da população entre 18 e 95 anos também passam ou já passaram por essa situação. Além disso, é totalmente possível se limpar o nome e voltar a ter uma rotina normal.

Depois de se estar com os pés no chão e os ânimos calmos é hora de ir atrás de negociar os débitos. Na hora de falar com o gerente da empresa ou instituição no qual se possui os débitos a honestidade sempre deve estar presente.

Fale sobre sua condição financeira atual e procure negociar de uma maneira que possa ser viável para você. É importante que nunca se aja com ansiedade perante esse assunto, afinal estamos falando da situação financeira sua e de sua família.

Se estiver ao seu alcance faça um pagamento total do que se deve. Caso isso não seja possível procure fazer um bom planejamento financeiro. Esse planejamento fará com que suas finanças fiquem saudáveis e que você se recupere de toda a dívida. Criar o hábito de organizar as finanças te fará, além de economizar, tomar decisões mais certeiras em relação ao seu dinheiro e seus gastos, evitando problemas futuros.

Quando o CPF pode ser cancelado?

O seu Certidão de Pessoa Física pode ser cancelado por três principais motivos: falecimento do cidadão, decisões judiciais e/ou administrativas e por não praticar o ato de votar. De uma maneira geral, seu CPF dificilmente será cancelado por qualquer outro motivo.

Caso, ao fazer sua consulta cpf, você perceba que o cancelamento de seu documento tenha sido feito de maneira incorreta, afinal uma simples troca de número pode levar até um CPF diferente, será necessário que você faça a regularização o quanto antes. Essa regularização pode ser feita pelo site ou pessoalmente junto com alguma instituição conveniada com Receita Federal. Nessa situação você deverá portar seu número de CPF e documento com foto em mãos.

Quando o CPF está pendente de regularização?

O Certidão de Pessoa Física passará a estar pendente quando a entrega das Declarações de Imposto de Renda não é feita de maneira correta. A pendência costuma ser contabilizada de acordo com os últimos 5 anos.

Para que essa situação seja revertida será necessário fazer as declarações pendentes e apresentá-las à Receita Federal. Isso poderá ser feito tanto de maneira online, que é totalmente gratuito, quanto de forma presencial em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios. A forma presencial, por sua vez, possui o custo de R$7,00.

O que pode acontecer caso o CPF esteja irregular?

Quando o cidadão está com sua Certidão de Pessoa Física irregular uma série de coisas ficam restritas para ele como, por exemplo, a movimentação de contas bancárias, fazer viagens e adquirir um novo bem. Quanto mais tempo irregular seu CPF ficar maiores são as chances da situação do mesmo piorar.

Temos consciência que nem sempre é fácil quitar uma dívida alta, contudo é algo de extrema necessidade para sua vida de cidadão e para que você não seja privado das coisas citadas. Procure se informar fazendo uma breve consulta cpf e se organizar para regularizar toda a situação de seu Certidão.

Esperamos que com as informações desse artigo você possa fazer sua consulta cpf e conferir suas pendências, regularizando as mesmas de forma fácil e sem muitas burocracias. Não se afobe caso veja em sua consulta cpf algo não esperado, tenha os pés no chão e foco para resolver tudo sem complicar ainda mais.

Caso alguma dúvida a mais sobre como fazer sua consulta cpf tenha surgido, você poderá ficar a vontade para deixar seu comentário, prometemos que tentaremos responder o mais rápido possível. Não esqueça de compartilhar esse artigo com aquele amigo no qual você acredita que possa usar das informações.