Como saber se o CPF está ativo?

Você já parou para fazer uma consulta cpf e verificar se o mesmo está ativo? Pois é, com a correria do dia a dia alguns detalhes podem ficar para trás, inclusive esse que é tão importante para nossa vida como cidadão.



A consulta cpf é simples e prática, podendo ser feita totalmente online e em poucos cliques por meio do site da Receita Federal. Pensando em te ajudar a fazer essa consulta cpf e ainda te orientar sobre as opções cadastrais de seu documento montamos esse artigo. Nas próximas linhas você encontrará todas as informações que precisa saber de forma detalhada, para que não tenha problemas com seu CPF. Confira mais detalhes abaixo.

 

A importância do CPF na vida do cidadão

Entender qual a importância do Certidão de Pessoa Física é essencial para você como cidadão. Diferente do que umas pessoas pensam, este não é um documento apenas para que a Receita Federal tenha seus dados armazenados, ele também é essencial na hora de prestar um concurso público, se matricular na faculdade, etc.

O documento é um dos mais pedidos, por isso é essencial tê-lo sempre em mãos e procurar deixá-lo sem restrições, evitando problemas.

Quais são as possíveis situações cadastrais de um CPF?

Antes de se saber qual o procedimento para a consulta cpf é importante se ter noção das possíveis situações cadastrais que você pode encontrar seu Certidão. Basicamente são cinco situações que serão apontadas logo nas primeiras linhas da sua consulta cpf. Fizemos uma breve descrição de cada uma:

 

Regular:

Se no ato da consulta cpf o site apresentar seu documento como situação regular você poderá ficar mais tranquilo. Essa situação significa que não existe nenhuma pendência em seu cadastro;

 

Com pendência de regularização:

Neste caso você já deve ficar mais atento. Essa situação significa que alguma Declaração do Imposto de Renda obrigatória não foi entregue;

 

Documento suspenso:

Informações incorretas ou incompletas podem existir quando essa situação aparece. Neste caso, as informações corretas deverão ser passadas ao banco de dados da Receita Federal por meio do site;

 

Documento cancelado:

O CPF pode ser cancelado por conta de uma decisão judicial e/ou administrativa ou por falecimento;

 

Documento nulo:

Neste caso alguma fraude foi identificada no documento consultado e a regularização deve ser feita urgentemente.

 

Como fazer a consulta CPF na Receita Federal?

Ter o Cadastro de Pessoas Físicas não é obrigatório, porém a sua importância na vida dos cidadãos, até mesmo recém-nascidos, vem crescendo cada vez mais. Para quem tem noção de que seu Cadastro está precisando ser regularizado deverá fazer o procedimento o quanto antes. Para aqueles que querem fazer a consulta cpf poderá estar fazendo de forma online seguindo 4 rápidos passos.

1.    Acesse o site da Receita Federal e vá até a aba “Comprovante de situação Cadastral do CPF”;

2.    Digite nos campos indicados sua data de nascimento e CPF (contendo apenas os números);

3.    Faça sua autenticação dando apenas um clique na caixa escrita “Não sou um robô”;

4.    Clique em consultar para ser redirecionado a página com as informações.

 

Como saber se meu CPF está regular na Receita Federal?

O resultado da consulta cpf e a situação do mesmo irá aparecer logo após o processo de pesquisa. A página é clara e objetiva, costumando mostrar como está seu Certidão logo nas primeiras linhas. Se a situação estiver regular ele mostrará e você poderá ficar tranquilo nesse quesito, podendo até imprimir tal página a fim de comprovação.

Caso seu CPF estiver irregular você precisará fazer o pedido de regularização o quanto antes, evitando possíveis contratempos. Esse pedido, caso tenha menos de 25 anos, poderá ser feito de forma gratuita no próprio site da Receita Federal.



O que fazer quando o CPF está inválido?

Fez sua consulta cpf e viu que seu documento está sendo acusado como inválido? Nesse caso você deve, o quanto antes, procurar meios para a regularização. Os passos para esse processo são simples e você precisará ter em mãos seu documento pessoal com foto, título de eleitor e o número do CPF.

A regularização é mais simples do que você imagina, podendo ser feita em bancos correspondentes ao governo. O Banco do Brasil e Caixa Econômica são os principais porta voz para esse tipo de regularização. Porém, você ainda pode conseguir resolver seu problema nos correios ou de maneira online. A consulta sobre a situação de seu CPF e o acompanhamento para a regularização poderá ser feita exclusivamente via internet.

Vale lembrar que durante todo o processo você deve guardar o código e a data de atendimento. Essas duas informações serão necessárias tanto para fazer a próxima consulta cpf e acompanhar o processo quanto para possíveis comprovações posteriormente.

Como saber se tenho alguma pendência em meu CPF?

Tudo o que falamos anteriormente é para que você saiba e possa regularizar a situação cadastral de seu CPF. Quando falamos em pendências a consulta cpf é um pouco diferente, pois você estará conferindo a situação fiscal do documento.

No caso de consulta cpf da situação fiscal do documento, será necessário o acesso nos sites do SPC, SCPC e SERASA. Estes três órgãos são responsáveis exclusivamente por fazer proteção ao crédito e portarão de todas as informações necessárias para que você verifique se possui ou não pendências.


Tive meu CPF suspenso, o que devo fazer?

Erros sempre podem acontecer, não é mesmo? Porém, uma pequena troca de letra ou controvérsias em uma das informações poderão levar a suspensão de seu Certidão. O CPF tem ligação direta com o Título de Eleitor e quando diferenças entre um e outro são vistas, ou quando o cidadão deixa de votar por um período grande de tempo o CPF é automaticamente suspenso.

Quando isso acontece não é necessário desespero, pois a regularização é simples e rápida. Se o cidadão for maior de 16 anos poderá estar se encaminhando, portando os documentos necessários, até uma das agências conveniadas da Receita Federal. Caso seja menor que 16 anos o mesmo deverá comparecer junto ao seu responsável legal em uma das agências.

Em alguns casos você poderá até mesmo fazer a regularização de seu documento por meio do site da Receita Federal. Neste caso, você precisará informar seus documentos e fazer as adaptações corretas de suas informações.

Um bom planejamento pode te ajudar a evitar problemas com o CPF
Fazer um bom planejamento em relação a sua vida financeira contribui para que possíveis pendências não venham a acontecer. Pode parecer distante, mas restrições por falta de planejamento e controle de contas acontecem todos os dias. Muitas vezes o cidadão não teve essa intenção, mas ao agir por impulso acabou metendo os pés pelas mãos.

Empréstimos, negociações mal pensadas e compras compulsivas são os principais motivos para pendências no CPF. Grande parte das vezes esses fatores se acumulam junto a juros e viram uma bola de neve, complicando a sua situação fiscal.

Depois de ler todas as informações deste artigo fazer a consulta cpf e mantê-lo regular se torna mais simples. Caso alguma dúvida ainda tenha ficado você poderá nos mandar um comentário e responderemos o mais rápido possível. Não esqueça de compartilhar esse artigo com aquele amigo, no qual você acredita que poderá usufruir das informações.

 

Veja Também

➜ 6 Sites para consultar seu CPF

➜ A importância de consultar seu CPF regularmente

➜ Como consultar o CPF na Receita Federal?