Posso solicitar empréstimo sem consultar CPF?

O empréstimo pessoal sem consultar CPF não é uma das opções do mercado. Independentemente da empresa que vai ceder o crédito, ela fará uma avaliação do seu perfil, do seu orçamento e da situação do seu CPF.

Publicidade


Enfim, não existe uma modalidade de crédito sem consulta. Mas quem está negativado e precisa de dinheiro com urgência tem uma alternativa mais cara, porém mais flexível, para conseguir um empréstimo pessoal, que é recorrer às financeiras.

 

Onde conseguir o empréstimo?

Boa parte das instituições financeiras fazem a consulta CPF de quem deseja pegar um empréstimo, mas existem algumas que são menos criteriosas na liberação do crédito. Esse é o caso das financeiras, que costumam ser mais flexíveis e também concedem empréstimo para negativados. Em alguns casos, como no empréstimo consignado ou no empréstimo com garantia de imóvel ou veículo, também é possível conseguir a liberação do crédito em bancos e, inclusive, usar parte do empréstimo para quitar as dívidas. 
Porém, isso vai depender muito do quanto você está devendo atualmente e não existe outra maneira de descobrir o tamanho da dívida sem consultar CPF. Vale lembrar que as instituições financeiras que liberam o empréstimo para negativado costumam cobrar juros mais altos.

O motivo de ter uma das maiores taxas de juros do mercado é a segurança de que o banco ou financeira não terá prejuízo caso o negativado não consiga quitar as parcelas do empréstimo.

A Crefisa, por exemplo, é uma financeira que promete emprestar para quem está com o nome sujo, mas ela tem uma das taxas mais altas entre quem oferece crédito pessoal.

Atualmente, por exemplo, a Crefisa cobra 21,06% de juros ao mês, enquanto a Caixa Econômica Federal tem uma taxa de 4,73% (dados do Banco Central de 01/02/2019). E mesmo assim, essa financeira consultar CPF para fazer uma análise de crédito antes de aprovar o crédito

Quem está negativado dificilmente consegue crédito na Caixa ou em outros grandes bancos e justamente por isso é importante saber que a dívida será mais cara por precisar da ajuda de uma financeira.

Nesse caso, procure pagar tudo em dia porque a taxa de juros mais alta também faz a dívida sair do controle em pouco tempo.

 

Antes de pegar um novo empréstimo pessoal, que tal negociar a dívida atual?

Mesmo sabendo que não existe um empréstimo sem consultar CPF, mas que é possível pegar um crédito estando negativado, preste atenção neste outro caminho: quitar a dívida atual e limpar o seu nome.

Procure a empresa ou o banco onde a dívida está ativa e peça para negociar o valor ou o prazo de pagamento da dívida. Se você não sabe onde tem pendências, procure o posto de atendimento da Serasa, SPC ou SCPC mais próximo da sua casa com seus documentos

Você não precisa aceitar a primeira proposta que receber, mas é importante tentar negociar até encontrar um acordo que seja bom para os dois lados. Geralmente vale muito mais a pena do que realizar um empréstimo.

Publicidade

Veja Também