Como consultar o CPF na Receita Federal?

Se você está em busca de saber como consultar CPF na Receita Federal, você está no artigo certo. A seguir eu vou falar um pouco sobre como fazer a consulta de forma rápida e sem precisar sair da sua casa!



O CPF é um documento muito importante, pois é através dele que as instituições financeiras conseguem conhecer melhor o seu perfil financeiro. Por isso é bom sempre mantê-lo sem pendências. A consulta CPF pode ser feita com facilidade no site da Receita Federal, assim você consegue descobrir como está a situação do seu documento. 

 

Como verificar o CPF na Receita Federal?

Para consultar seu CPF no site da Receita Federal, não são necessários muitos documentos, você precisa ter em mãos apenas o número do CPF e a sua data de nascimento. Após estar com os documentos em mãos, siga o passo a passo abaixo:

1.    Acesse o site da Receita Federal e preencha nos campos indicados seu CPF e sua data de nascimento. 

2.    Preencha a caixa “não sou um robô”. E clique em consultar. 

3.    Após a consulta CPF vai aparecer na tela todos os seus dados pessoais e qual é a situação do seu documento.

4.    Se desejar, você pode imprimir o documento, para isso basta clicar em “Preparar página para impressão”.

 

Como saber se tem alguma pendência no meu CPF?

Se você não sabe se possui alguma pendência em seu nome, saiba que é fundamental fazer uma consulta para tirar essa dúvida. Desse jeito, você não corre riscos por solicitar um crédito e ele ser negado por invalidez do CPF.

Atualmente é possível realizar a consulta CPF com facilidade, e sem precisar sair de casa, pois existem três ótimas empresas de proteção ao crédito que disponibilizam o serviço online. 

Confira abaixo como consultar CPF em cada uma dessas empresas:

 

Consulta CPF no Serasa

O Serasa permite a consulta do CPF de forma gratuita, por isso você pode saber se existem pendências sem precisar gastar nada. Para fazer sua consulta basta acessar o site do Serasa Consumidor ou baixar o aplicativo. 

No entanto, é importante dizer que antes de fazer a consulta CPF é necessário realizar um breve cadastro com alguns dos seus documentos pessoais. 

 

Consulta CPF no SCPC 

Mais um órgão de proteção ao crédito que permite realizar consulta CPF online e de forma gratuita é o SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, que é administrado pelo Boa Vista. 

Para fazer sua consulta CPF é bem simples, você só precisa acessar o site desta instituição e fazer um breve cadastro, assim vai ter acesso a situação do seu nome em uma lista de empresas. 

 

Consulta CPF no SPC

O SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, também permite a consulta CPF para que você possa saber se está negativado. No entanto, ao contrário das demais empresas citadas acima, esta não oferece o serviço de forma gratuita. 

Para realizar a consulta no SPC é necessário pagar uma taxa de 9,90. A consulta CPF também é feita online, no site da instituição.

 

Como recuperar o número do CPF perdido?

O CPF é um documento muito importante, por isso é usado em vários tipos de transações. Além disso, esse documento é único a cada pessoa.  Por isso, se você perdeu o seu, saiba que o fundamental é você buscar pelo número dele em algum outro documento, seja em uma conta, contrato etc.

Caso você não consiga encontrar o número do seu documento, é necessário que você compareça a uma das unidades de atendimento da Receita Federal com outros documentos pessoais em mãos. 

Em caso de furto ou roubo de todos os documentos, é necessário que a pessoa faça um boletim de ocorrência e leve-o ao atendimento na Receita Federal para solicitar o CPF.

 

O que acontece quando o CPF está suspenso?

O CPF pode ficar suspenso, isso acontece porque está faltando alguma informação no seu cadastro no site da Receita Federal, ou porque você possui algum dado incorreto em seu cadastro. Nestes casos é fundamental que você descubra qual é o motivo da suspensão para regularizar seu documento. 

 Muitas vezes o problema é devido ao Título de Eleitor, já que os dados da Receita são ligados aos dados da Justiça Eleitoral. Para resolver a situação é necessário que você acesse o site da Receita com seu Título de Eleitor em mãos para fazer as modificações necessárias. 

Quem não possui este documento, deve comparecer a uma das agências ligadas a Receita, Federal para solucionar o problema. As agências disponíveis são do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios.

 

Quais são as situações cadastrais do CPF

A consulta CPF serve para que você possa saber qual é a situação cadastral do documento. Muitas pessoas não sabem, mas existem 5 tipos de situações diferentes, e por isso conhecê-las é fundamental. Confira abaixo!

 

Regular

Não existe nenhuma pendência no seu CPF. No entanto, isso não significa que a pessoa não possui débitos na Receita Federal, apenas que o documento está certo em relação ao cadastro.

 

Pendente de regularização

Quando a situação do CPF está pendente de regularização é porque falta realizar a entrega de alguma declaração obrigatória. É comum que este problema ocorra por falta de entregar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física ou Declaração de isenção.  

 

Suspensa

Quando na consulta CPF aparecer a situação “suspensa” é porque possui informações incompletas ou que estão incorretas no cadastro.

 

Cancelada

A situação é alterada para cancelada em casos de falecimento do portador do CPF, ou por decisão judicial.

 

Nula

A última situação possível do CPF é a nula, ela ocorre quando é constatado algum tipo de fraude no cadastro da pessoa. Caso sua situação esteja assim, é importante comparecer a Receita Federal o mais rápido possível. 

 

Conhecer as possíveis situações cadastrais é fundamental na hora da consulta CPF, assim você consegue conhecer melhor como seu documento está.

 

Consultar CPF na Receita Federal é o mesmo que consultar o Score?

Não. A consulta CPF na Receita Federal é para você saber qual a situação do seu documento, se ele está com alguma pendência ou não. A consulta do Score é para saber se a pontuação do seu CPF está boa, ou seja, se você realiza o pagamento das suas contas em dia e tem baixo risco de se tornar inadimplente.

As duas consultas são importantes para que você mantenha seu documento sempre legalizado, no entanto, cada uma é usada para uma finalidade distinta. Ainda ficou alguma dúvida sobre consulta CPF? Deixe um comentário que vamos responder você assim que for possível. 

 

Veja Também

➜ 6 Sites para consultar seu CPF

➜ A importância de consultar seu CPF regularmente

➜ Como consultar o CPF na Receita Federal?