A importância de consultar seu CPF regularmente

Não é sempre que temos a curiosidade de pesquisar se o nosso nome está negativado, a não ser que precisemos abrir uma conta ou comprar algo parcelado, por exemplo, acabamos deixando no esquecimento. 



Mas consultar CPF (Cadastro de Pessoa Física) deveria sim ser feito com maior frequência, evitando assim surpresas inesperadas, como um nome sujo ou mesmo fraudes em seu nome.

Sites como o Serasa Experian, SPC Brasil e até mesmo o da Receita Federal podem te auxiliar a fazer uma pesquisa rápida para consultar CPF sem precisar sair de casa. Em 2019 foram registrados mais de 63 milhões de brasileiros inadimplentes, e muitos deles não fazem ideia estarem com dívidas atrasadas.

Os serviços citados acima possuem informações da sua situação financeira registrados em um cadastro para facilitar quando estabelecimentos necessitem de informações suas, caso você queira comprar a prazo, por exemplo. Além de usarem este cadastro para cederem financiamentos e empréstimos. Caso o cliente que esteja solicitando pague as contas no prazo certo e não estejam devendo para outros estabelecimentos, a empresa decide se concederá o empréstimo.

 

Motivos para consultar CPF com frequência

Como os dias estão cada vez mais agitados e muitas vezes perdemos o controle sobre nossos gastos e contas, é importante consultar CPF regularmente para você sempre verificar se não tem alguma conta esquecida sem pagar, evitando assim, que a dívida aumente e podendo negociá-las de maneira mais ágil. Muitas vezes você consegue pagar e negociar suas dívidas pela internet, está cada vez mais fácil sair da inadimplência.

Consultar CPF com frequência também pode te livrar de fraudes em seu nome. Há inúmeros casos de pessoas que utilizam o número do CPF alheio para contratar serviços ou mesmo realizar pagamentos com dados de outra pessoa. Consultando o CPF regularmente, o usuário pode descobrir sobre a fraude logo que foi executada, resolvendo o problema de forma mais rápida e não permitindo maximizar os danos do golpe.

Esses golpes estão cada vez mais comuns, por isso é sempre indicado para pessoas que tiveram seus documentos roubados ou perdidos que realizem um boletim de ocorrência assim que possível, para evitar que terceiros tentem realizar algum tipo de compra com o número do seu documento.

Outro motivo é que dependendo da irregularidade registrada no seu CPF, você pode acabar com ele anulado e isso sim seria um pouco mais complicado de reverter.

 

Ainda não está convencido da importância de consultar CPF regularmente?

Com a consulta você também consegue descobrir o seu score de crédito, que nada mais é do que a pontuação de 0 a 1000 calculada com base ao seu nível de inadimplência e relação com o mercado do consumidor. Com este cálculo, você consegue organizar melhor seus gastos, pois você saberá como está a sua situação financeira atual. Para as empresas, também é uma facilidade, já que elas podem analisar o perfil financeiros antes de aprovar um crédito para o cliente, por exemplo.

Aliás, para as empresas é ainda mais importante consultar CPF regularmente, para diminuir o risco de ter devedores como clientes.

Veja Também

➜ 6 Sites para consultar seu CPF

➜ A importância de consultar seu CPF regularmente

➜ Como consultar o CPF na Receita Federal?