menu
arrow_forward

É seguro consultar seu CPF online?

Dezembro 05, 2019


A internet se tornou aliada daqueles que não tem muito tempo livre. É uma ferramenta que nos poupa um tempo precioso que perderíamos em uma fila de banco, por exemplo, podendo utilizá-lo da maneira que preferirmos. Mas quando se trata de assuntos relativos ao seu nome e documentação, você confia?



Uma das facilidades da internet é que você pode verificar online se você está ou não inadimplente. Consultar CPF é de extrema importância, principalmente para aqueles que estejam envolvidos em alguma dívida ou pretendem solicitar algum empréstimo. Você consegue conferir se sua situação está regularizada sem sair de casa, mas muitos ainda têm dúvidas se é seguro ou não.

Sites como o da Receita Federal e o do Boa Vista SCPC são de extrema confiança e você pode consultar com segurança a sua situação. Porém, é necessário sempre conferir a URL do site que está acessando e apenas fornecer suas informações pessoais, como nome completo e número de documentos, após ter feito isso.

Sendo a internet uma das ferramentas mais utilizadas para consultar CPF, sites que oferecem este serviço, como os citados acima, asseguram de que suas informações não serão violadas ou compartilhadas em nenhuma outra plataforma.

Além dos sites da Receita Federal e do Boa Vista SCPC, as páginas do Serasa e SPC Brasil possuem informações de milhares de empresas. Porém é importante lembrar que cada um desses órgãos tem informações de determinadas empresas e não necessariamente seu CPF está negativado em todos esses órgãos, por isso é importante consultar CPF em todos os órgãos caso você tenha alguma dúvida se está ou não negativado.

Evite golpes feitos através de e-mail e ao consultar CPF

Você já se encontrou em alguma situação em que estava navegando na internet e de repente recebeu um e-mail com o assunto “Pague agora e livre-se das dívidas”? E em anexo, o boleto com um super desconto para vencimento em poucos dias. Este é um golpe muito comum, mas que muitas pessoas que estão preocupadas com contas atrasadas acabam caindo. Alguns enviam-lhe cópias de cheques devolvidos ou pendências de bancos, tentando convencer-lhes da integridade do e-mail.

Se você recebeu um e-mail como este, saiba que é um entre milhares de brasileiros. O Brasil é um dos países com maior número de fraudes por e-mail no mundo, segundo o Fortinet. Por isto, fique atento à estas dicas para evitar este tipo de fraude:

Não confie em e-mails em que o remetente é desconhecido; não forneça dados bancários para um remetente em que você não conhece; não realize pagamento de boletos antes de conferir a procedência de quem lhe enviou; não abra links desconhecidos; fique atento à erros ortográficos e informações passadas de forma confusa.

Além desses cuidados, lembre-se sempre ao fazer uma pesquisa para consultar CPF seu, ou de algum familiar ou amigo, de entrar apenas em sites de confiança e evitar anúncios promocionais para limpar o seu nome, advindos de e-mails ou divulgados em redes sociais. Prefira sempre consultar CPF em sites de proteção ao crédito.