menu
arrow_forward

Consórcio: Como saber se um consórcio é confiável?

Dezembro 06, 2019


Um consórcio consiste na união de pessoas que contribuem mensalmente, conforme estabelecido em contrato, para a formação de uma poupança comum, que é retirada por seus participantes na ordem de sorteio ou lance, o que pode ocorrer do primeiro ao último mês do contrato.



O consórcio é uma opção atrativa para quem deseja economizar pensando em longo prazo adquirir um serviço ou um produto, e dentre suas principais vantagens está: possibilidade de parcelamento integral, autonomia para escolha de diversos prazos de pagamentos, quando sorteado ou a partir de um lance obter poder de compra à vista e em alguns casos flexibilidade para o uso do crédito.

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) recomenda que para saber se a administradora de consórcio que se deseja contratar é confiável, você deve verificar se ela é autorizada pelo Banco Central, que é a autoridade responsável por normatizar e fiscalizar o Sistema de Consórcios no Brasil.

Essa informação está disponível no site do Banco Central, dentro de Acesso à Informação, onde aparece a relação de Instituições financeiras em funcionamento no país, dentre elas, as administradoras de consórcios. Além disso, vale pesquisar as vantagens da empresa comparadas aos seus concorrentes e o índice de inadimplência.

Antes de assinar o contrato é necessário estar atento às cláusulas para conhecer seus direitos e obrigações e se tudo que foi prometido pelo vendedor aparece no documento.

É importante observar se o valor do crédito e prazo de duração do consórcio constam no contrato, existência de eventuais despesas adicionais e percentuais de contribuição, multas por atraso, taxas administrativas, cobrança de fundo de reserva e/ou seguro, qual foi o critério escolhido pela administradora para correção do crédito e garantias para retirada ao ser contemplado, bem como as regras e exigências para contemplação por sorteio e lance, a possibilidade de antecipação de pagamento de prestações e o direito a escolha por um crédito menor ou maior antes da contemplação.

O que saber antes de contratar um consórcio?

  • Escolha uma administrada autorizada pelo Banco Central – procure no site oficial e se informe.

  • Entre em contato com a empresa e descubra tudo que queira saber sobre os planos disponíveis. Escolha aquele que apresenta os melhores prazos e valores das parcelas que se encaixam no seu perfil.

  • Lembre-se: muita atenção na hora de assinar o contrato!

  • Depois de aderir ao consórcio, você será comunicado sobre as datas de realização das Assembleias. São nessas reuniões que acontecem os sorteios ou lances e a distribuição do crédito aos participantes do consórcio 

  • Foi contemplado? Utilize sua carta de crédito, que é a ordem de faturamento emitida pela administradora, com a qual o consorciado irá adquirir o bem ou serviço de sua escolha e aproveite seu poder de compra à vista.

  • Veja Também

    6 Maneiras de usar a carta de crédito em um consórcio

    As regras do consórcio de carros que você precisa conhecer

    Carta de crédito: O que é e como funciona?