menu
arrow_forward

Consórcio de imóvel: Quais as vantagens de comprar um imóvel com consórcio?

Dezembro 10, 2019


O Consórcio de imóvel é uma ótima opção para quem pretende adquirir uma casa própria a médio ou longo prazo. Isso porque o consórcio proporciona mais vantagem financeira em relação a outras opções, como o financiamento, por exemplo. Mas para adquirir um consórcio de imóvel é preciso analisar com cautela todas as vantagens e desvantagens, para tomar a melhor decisão.



O sonho da casa própria é uma realidade. E quando não se tem o dinheiro à vista para investir, há duas formas de realizar a aquisição: fazer um financiamento, ou realizar um consórcio de imóvel.

Há duas diferenças principais entre essas modalidades. Uma delas é com relação ao prazo que você está disposto a esperar para adquirir o seu bem. E a outra tem forte relação com o valor total do financiamento ou consórcio.

Em termos gerais, o consórcio é um grupo de pessoas que buscam uma carta de crédito para adquirir seu bem. Esse grupo de pessoas é administrado por uma empresa, uma administradora ou banco, que realiza todas as etapas do consórcio, como sorteios mensais, lances e casos de inadimplências, quando existirem. A grande vantagem do consórcio é a ausência de taxa de juros. No entanto, há uma taxa administrativa a ser paga, geralmente já aplicada nas parcelas. O consórcio de imóvel é uma das modalidades do consórcio, que também pode ser adquirido para outros fins, como aquisição de um veículo, por exemplo.

Já com o financiamento, você recebe o dinheiro no momento que fechar o financiamento, e vai pagando as parcelas depois. Dessa forma, você consegue adquirir o seu bem mais rápido.

Comprar um imóvel por Consórcio ou financiamento?

O financiamento pode parecer uma opção mais vantajosa em relação ao consórcio de imóvel. Mas depende do seu objetivo. Se você precisa do seu imóvel agora e está disposto a arcar com a taxa de juros, o financiamento realmente é a melhor opção. Mas se você procura investir o seu dinheiro em um imóvel, sem ter o acréscimo de taxas de juros, e pode esperar mais tempo para ser contemplado, o consórcio de imóvel realmente é a opção mais vantajosa para você.

Apesar de contar com a taxa administrativa, esse valor geralmente é menor em relação à taxa de juros. E há momentos no ano onde existem as denominadas “cartas de ouro”, onde o valor dessa taxa é reduzido, fazendo do consórcio uma ótima opção para adquirir um imóvel a médio e longo prazo.

Consórcio: Lances e Sorteios

Engana-se quem pensa que necessariamente você precisa esperar dez, quinze anos para ser contemplado com o consórcio de imóvel. Mensalmente, as administradoras realizam sorteios em cada grupo. Se você for sorteado, leva a carta de crédito e pode começar a sonhar com a estrutura da sua casa.

Outra vantagem do consórcio de imóvel é com relação aos lances. Existe a possibilidade de você dar como lance um determinado valor do bem. Há várias pessoas no grupo com um valor para dar lance. Funciona mais ou menos como um leilão. Quem der o maior lance, leva a carta de crédito.

Vale lembrar que as parcelas devem continuar sendo pagas até quitar a carta de crédito.

2 Curiosidades sobre o Consórcio de Imóveis

O consórcio de imóvel de fato é uma grande opção para conquistar o seu sonho de consumo, seja ele um carro, um imóvel, uma prótese… enfim! Há várias opções onde é possível realizar um consórcio.

Mas talvez você não conheça algumas curiosidades que, com certeza, vão te deixar ainda mais empolgado. Dá só uma olhadinha:

É possível utilizar o FGTS como lance no consórcio?

Assim como é possível utilizar 100% do FGTS para o financiamento, também é possível utilizá-lo como lance em um consórcio de imóvel. Se o seu lance for o maior, você será contemplado mais rapidamente. Para que isso seja possível, você deve apresentar o extrato do seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço à administradora.

Você pode trocar de imóvel se quiser

Outra vantagem do consórcio, é que se você mudar de ideia com relação ao bem que deseja comprar, isso possível. Desde que esse bem esteja dentro da mesma categoria solicitada. Por exemplo, você entrou no consórcio para adquirir um apartamento novo, na planta. Mas durante o período que esperava para ser contemplado, resolveu adquirir uma casa usada. Isso é possível. Mas não pode trocar um consórcio de imóvel por um carro, por exemplo.

São várias as vantagens em adquirir um consórcio. E você pode conhecer todas elas solicitando uma cotação e falando com um representante. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas.