menu
arrow_forward

Qual cartão de crédito acumula milhas?

Novembro 22, 2019


Existe no mercado hoje diversos programas de milhagem que possibilitam o cadastro do cartão de crédito. Você pode participar de um programa, ou de vários ao mesmo tempo, mas é preciso ter alguns cuidados.



Quero ter um cartão de crédito para … viajar! Esse é o sonho de muitas pessoas. Poder realizar as suas compras e ainda assim acumular milhas de viagem.

Com o crescimento e desenvolvimento do mercado, os cartões de crédito passaram a ser uma maneira prática para fazer pagamentos. Hoje não é preciso mais andar com dinheiro no bolso. Praticamente todos os estabelecimentos aceitam o pagamento com cartão.

Com essa enorme demanda, passou a crescer também a oferta por cartões de crédito. E para atrair os clientes os bancos e operadores passaram a disponibilizar algumas vantagens para quem gasta no cartão.

E a principal vantagem são as milhas. Ou seja, você pode realizar todas as suas compras com o cartão de crédito. Ajustar o vencimento da fatura para o dia que receber o salário, e ainda assim ir acumulando milhas para aquela viagem de final de ano.

Pensando nessas inúmeras dúvidas que rondam a nossa mente, separamos neste artigo algumas questões que poderão ajudar no momento de escolher um cartão de crédito para acumular milhas. Dá só uma conferida.

Como faço para ganhar milhas no cartão de crédito?

O principal cuidado é que ao escolher vários programas de milhas você pode pulverizar os seus pontos, e isso prejudica o acúmulo. Desse modo, o ideal é concentrar todos os esforços em um único programa.

Uma outra dica valiosa é transferir os pontos do cartão para o programa de milhagem sempre quando estiverem para expirar. Pois, desse modo, a validade é renovada e você ganha mais prazo para utilizá-los.

Há também a possibilidade de esperar alguma promoção de transferência, que dê bônus para as transferências feitas entre um plano e outro. Após entender isso, você precisa escolher o melhor programa de acúmulo de milhas.

Os programas podem ser vinculados a um cartão de crédito específico ou simplesmente aceitar diversos cartões como o Multiplus, que é um programa de relacionamento mais abrangente que aceita cartões das mais variadas instituições financeiras.

Qual o melhor cartão de crédito para acumular pontos?

Como você deve ter percebido, a dinâmica para acumular milhas consiste em acumular pontos no cartão de crédito para posteriormente trocá-los por milhas. Ter isso em mente é fundamental para encontrar o melhor cartão de crédito.

Portanto, antes de escolher um cartão de crédito para acumular milhas, é fundamental levar em consideração 3 aspectos importantes:

  • O valor da anuidade do cartão;

  • A quantidade de pontos que ele gera por dólar gasto;

  • Prazo para utilização dos pontos.

  • O ideal é conseguir um cartão de crédito que una esses três fatores. Mas, no entanto, na prática os cartões que geram mais pontos e dão um prazo maior para a utilização deles são também os cartões mais caros do mercado.

    Sendo assim é preciso encontrar um equilíbrio entre esses fatores. Ou seja, um cartão de crédito que ofereça uma boa quantidade de pontos por dólar gasto, com um prazo razoável para utilização dos pontos e um valor da anuidade que não seja exorbitante.

    Resumidamente, é difícil dizer qual o melhor cartão, pois neste caso acabaríamos apontando para os cartões com anuidades mais altas. Mas, é possível encontrar um cartão que se enquadre mais adequadamente no seu perfil.

    Dessa maneira, faça uma boa avaliação antes se o ideal é um cartão que cobre menos anuidade, se o melhor é o prazo para utilizar os pontos ou a quantidade dos pontos que o cartão de crédito  gera.

    Quais os cartões de crédito que tem milhas?

    Nos dias atuais é possível participar de um programa de milhas com quase todos os cartões de crédito. Mas também existem os cartões de crédito que já possuem um programa próprio de milhagem, como por exemplo:

  • TudoAzul Itaucard 2.0 Platinum Mastercard;

  • Smiles Banco do Brasil Platinum Mastercard;

  • Bradesco Smiles Platinum;

  • American Express The Platinum Card;

  • Santander Unlimited.

  • Esses são apenas alguns dos cartões de crédito que dispõe de um programa próprio de milhagem, sem a necessidade de você ter que fazer um cadastro. Esses cartões são conhecidos como co-branded.

    Ou seja, eles não são os modelos tradicionais de cartões dos bancos. Afinal funcionam como uma parceria entre as instituições financeiras e os programas de fidelidade oferecidos pelos programas de milhagem.

    A única exceção da lista são os cartões do Santander e do American Express que são considerados como cartões tradicionais da instituição e não cartões co-branded.

    Entretanto, com a expansão dos programas de milhagem não há a necessidade de escolher um cartão específico para essa finalidade. Pois, a maioria dos cartões já são aceitos nos programas de milhagem.

    Eu preciso usar as milhas ou posso vendê-las?

    Uma outra dúvida que surge quando buscamos acumular milhas com o cartão de crédito é se é possível vendê-las. Pois, nem sempre conseguimos viajar antes do tempo dos pontos do cartão expirar.

    A boa notícia é que é possível negociar essas milhas. Mas, para isso é fundamental se cadastrar antes em algum programa de milhagem exclusivo como o Multiplus, Smiles, TudoAzul ou o Programa Amigo.

    Feito isso, basta concentrar todas as suas compras na opção crédito e ir acumulando pontos. Depois é só converter esses pontos em milhas no programa de milhagem que você escolheu.

    Com as milhas disponíveis, basta procurar uma empresa especializada no segmento e fazer uma cotação. Isso pode ser feito online mesmo, através do computador ou até mesmo do smartphone.

    O valor das milhas podem ser maiores ou menores dependendo da época do ano e da demanda. Quando existe muitas pessoas vendendo o preço cai, e quando existe poucas pessoas vendendo o preço sobe.

    Qual o melhor cartão de crédito 2020?

    Sem dúvida alguma os cartões BLACK são os mais vantajosos para 2020 no que diz respeito ao acúmulo de milhas. Esses cartões no entanto, possuem um pouco mais de burocracia para serem aprovados.

    Existem também os cartões dos bancos digitais que estão crescendo atualmente. E também já estão sendo aceitos em alguns programas de milhagens. Todavia, o melhor cartão de crédito é sempre aquele atinge as suas expectativas.

    Por isso é importante fazer uma boa cotação antes, comparar os mais variados cartões, ver quais são as vantagens que cada um oferece para posteriormente escolher um cartão que mais se adeque ao seu perfil de consumo.

    Bom, agora que você já sabe que é possível acumular milhas com os mais variados cartões e também vendê-las, não precisa mais perder tempo. Escolha o programa que mais lhe agrade, cadastre seu cartão e concentre suas compras nele. Depois é só usufruir de uma prazerosa viagem.

    Veja Também

    5 Taxas que o banco pode cobrar pelo uso do cartão de crédito

    7 Dicas para usar o cartão de crédito com responsabilidade

    Cartão de crédito clonado: O que fazer e como evitar?