menu
arrow_forward

Quais são as principais bandeiras de cartão de crédito?

Novembro 25, 2019


Com tanta procura dos cartões de crédito, as bandeiras foram sendo ampliadas e hoje o mercado conta com um número significativo. Antes de mais nada é importante saber qual é a real função das bandeiras. Neste artigo falaremos sobre as principais bandeiras, suas funções e quais são as melhores.




Você sabia que em todo o mundo o
cartão de crédito é um dos meios para pagamento mais utilizados? Pois é, o número de pessoas que solicitam e usufruem do cartão de crédito crescem a cada ano. As facilidades oferecidas pelo cartão de crédito são várias como, por exemplo, o parcelamento facilitado de compras ou o pagamento daquilo que se precisa após 30 dias depois da compra.

O que faz a bandeira do cartão?
A bandeira de seu cartão de crédito tem como principal finalidade mediar as transações de toda venda feita entre o proprietário do estabelecimento, comprador e operadora do cartão. Ao passar sua compra a bandeira, automaticamente, puxa seus dados junto ao banco e verifica se há limite ou saldo disponível. Caso a resposta seja positiva a transação é aprovada instantaneamente e o vendedor recebe o valor em sua conta bancária.

Essa intermediação que a bandeira faz é de sua importância para que o sistema financeiro dos bancos fique seguros e um menor custo com operações seja cobrado. Em outras palavras, a bandeira de um cartão de crédito é algo essencial.

Qual é a melhor bandeira para cartão de crédito?
Cada bandeira existente no mercado se encaixa a um determinado perfil, atendendo as necessidades e oferecendo suas melhores vantagens. Porém, quando se trata de uma bandeira no qual abrange a todos e se caracteriza como a melhor do mercado encontramos um verdadeiro empate.

As bandeiras Visa e Mastercard são as mais comuns e costumam ser as mais procuradas. Podemos afirmar que se você possui cartão de crédito as chances do mesmo possuir uma dessas duas bandeiras é quase 100%. Nos dias atuais, essas duas bandeiras são as que mais possuem operação em todo o território nacional.

De uma maneira geral, as duas bandeiras correspondem a cerca de 50 milhões dos cartões usados no Brasil. Ambas são ótimas e com benefícios equivalentes. Mas, o que pesa mesmo na hora da escolha são as taxas oferecidas pelo banco. Cada instituição possui sua tabela com taxas, sendo assim na hora da escolha este ponto é o que mais deverá ser levado em consideração.



Quais são os melhores cartões de crédito?


Hoje em dia o melhor cartão de crédito costuma ser aquele que oferece além de boas vantagens, taxas de juros atrativas. Levando isso em consideração e avaliando as opções do mercado chegamos a duas principais opções que podem ser caracterizadas como melhores, um de banco físico e o outro totalmente digital. Ambos não possuem anuidade, o que é uma grande vantagem, mas explicaremos melhor sobre eles abaixo.

  1. Inter: O Inter é um banco totalmente online que oferece a todos aqueles que possuem uma conta o cartão de crédito no formato débito e crédito. O mesmo possui bandeira Mastercard e é aceito em todo território nacional e internacional. Além disso, você poderá pagar a sua fatura diretamente do aplicativo, facilitando sua vida e economizando tempo em filas. O banco é avaliado como ótimo e possui nota 8 de 10;

  2. Santander Free: Podemos dizer que este cartão de crédito não é oficialmente isento de anuidade, mas o mesmo possui vantagens bem bacanas sendo de um banco físico. O Santander Free funciona de acordo com seus gastos mensais e te isenta de anuidade caso o valor estipulado seja gasto. As taxas do banco são consideravelmente baixas e até mesmo quem não é correntista poderá solicitar o cartão. O mesmo é aceito em território nacional e internacional, possuindo como bandeira Mastercard. O banco possui nota 7,5 de 10 e é avaliado com uma boa instituição.

Qual bandeira de cartão começa com 6?


Você sabia que ao passar o cartão, principalmente online, o vendedor poderá saber a bandeira do seu cartão de crédito por meio de um número? Pois é, todos os números que vem gravado possuem um significado. De uma forma geral, os cartões de crédito costumam iniciar com os números “3”, “4”, “5” e “6”. Estes irão identificar a empresa de crédito no qual o seu cartão de crédito está associado.



Para quem não sabe o número 6 significa que o cartão de crédito pertence a Discover, uma bandeira americana que tem parceria principal com a ELO e é aceita em grande parte do mundo. Mesmo não sendo tão conhecida a mesma possui vantagens bem bacanas para quem tem interesse em usar.

Para ato de curiosidade, o número 3 significa que o cartão de crédito pertence a bandeira American Express, o 4 é o número da bandeira Visa para as modalidades de crédito e débito e o 5 expõe a função de débito ou crédito da bandeira Mastercard.

Quais são os tipos de cartão de crédito disponíveis no mercado?
Quando o assunto é cartão de crédito você poderá encontrar no mercado cerca de 7 tipos diferentes para escolher. Cada um possui seu diferencial e alguns são bem específicos. Montamos uma pequena lista para que você entenda melhor, confira: