menu
arrow_forward

Por que usar o cartão de crédito?

Novembro 25, 2019


Por mais difícil que possa parecer, mas o cartão de crédito é bem importante no dia-a-dia. É claro que você precisa ser bem controlado para saber o porquê ele é importante. Hoje em dia existem diversas opções de cartão de crédito no mercado, que fazem você parar de pensar que ele não é mais apenas um artigo que deixa a sua vida financeira instável.



Existem os cartões de crédito digitais que não cobram nada para o seu uso. Portanto a desculpa de que você gasta muito com taxas do cartão não é mais válida. 

Quais são os benefícios do cartão de crédito?

Sendo assim, trouxemos alguns motivos que podem mostrar a importância do cartão de crédito no seu dia-a-dia e desmistificar o fato dele ainda ser considerado um absurdo:

De fato, o cartão pode ser um bom aliado quando se trata de ter mais controle sobre o que você está gastando. Você sabe que tem que se controlar e não sair comprando tudo que vê pela frente, pelo fato de estar com o cartão e vai pagar só no mês seguinte. 

Além disso, você tem todas as suas despesas registradas em sua fatura e com a ajuda da tecnologia, essa fatura pode ser acompanhada a cada compra. Antigamente poderia ser um pouco mais difícil pelo fato de ter que esperar a fatura chegar em casa, para conferir o que gastou. 

Hoje em dia, você pode conferir a todo momento a fatura. Automaticamente, isso faz com que você repense mais vezes antes de sair gastando no cartão como se não houvesse amanhã.

O dinheiro em espécie está a cada dia que passa entrando em desuso. Óbvio que ainda tem estabelecimentos, muito poucos, que só aceitam pagamento em dinheiro. Mas a grande maioria, até mesmo uma pequena loja de doces, tem uma maquininha que possa passar o cartão.

Além disso, ao sair com o cartão e acontece algum imprevisto de perda ou furto do mesmo, basta você cancelar o cartão e esperar que chegue um novo em sua residência. 

A fatura do seu cartão também serve como um comprovante que você paga as suas contas em dia. Sendo assim, o cartão de crédito é mais seguro e eficaz em questão de pagamentos.

Nem sempre você tem um bom dinheiro em mãos para comprar alguma coisa e muita das vezes acaba perdendo uma ótima oportunidade. Com o cartão de crédito você tem esse certo poder.

Sabendo usar, você tem limite para comprar qualquer tipo coisa e deixa de perder as oportunidades que aparecem no nosso dia. Além desse certo poder, você pode efetuar os pagamentos de forma parcelada, isso também ajuda na hora de manter o financeiro em dia.

Fora que os cartões de crédito dão um período de alívio de no mínimo 40 dias para pagamento de qualquer produto comprado, antes que os juros do cartão começam a serem cobrados.

Parece loucura, mas não é. Alguns cartões existem diversos programas de fidelidade onde você ganha com milhagens de passagens aéreas, seguros de viagens, parcerias com lojas e fornecedores de serviços entre outras vantagens.

Quando eu falo que você ganha em ter um bom relacionamento com o seu cartão é basicamente isso que eu quero dizer. Hoje existem diversas maneiras de você ganhar com o cartão, ou seja, o seu uso nunca vai uma maneira ruim.

Todos nós sabemos o quanto a vida pode ser imprevisível. Caso aconteça algum imprevisto e você não tem dinheiro naquele momento, o cartão de crédito pode salvar a sua vida.

São diversos casos onde o parcelamento pode ajudar você a não pagar um valor absurdo de uma só vez. Desde imprevistos com o seu carro que quebrou, até uma ida ao médico que vai lhe render um bom dinheiro.

Enfim, o cartão de crédito pode ser o melhor amigo de qualquer pessoa. Basta saber usar e com consciência você consegue ter um bom relacionamento com esse grande parceiro, sem afetar o seu cronograma financeiro.

Como funciona o pagamento com cartão de crédito?

Com o cartão de crédito você não precisa se preocupar com o dinheiro, pelo menos não naquele momento. Você pode passar o seu cartão em qualquer maquininha que aceite a bandeira do seu cartão e possivelmente fazer até o parcelamento dessa compra.

O cartão hoje segue sendo um dos meios mais seguros para pagamento, deixando bem claro que você pode pagar essa compra com uma certa folga. Geralmente você tem cerca de 40 dias até que os juros são cobrados em cima daquela fatura.

Porém se organizar bem a vida financeira, os pagamentos podem ser feitos de maneira amigável, sem que atrase qualquer tipo de fatura. 

Como funciona o cartão de crédito e débito?

O cartão de crédito e débito tem a mesma funcionalidade, dentro de um só cartão. Dependendo, quando você abre uma conta corrente em algum banco, caso você tenha um bom score de crédito e esteja com o nome limpo, eles oferecem um cartão.

Como você já está abrindo uma conta com aquele banco, geralmente eles acham que é mais útil do que ter dois cartões diferentes, um cartão com as duas funções que você precisa.

Você pode deixar esse cartão também como débito automático, fazendo o pagamento da sua fatura, na data de vencimento acordada de maneira rápida e eficaz. 

Em resumo, é apenas um cartão que executa as duas funções. Economia de espaço em sua carteira, já que você só vai precisar sair com um cartão que é o mesmo que você usa para crédito ou débito.

Como controlar o uso do cartão de crédito?

O controle do cartão de crédito é totalmente do usuário, recomendamos que você tenha um bom controle financeiro antes de pedir um cartão de crédito. Caso não tenha, você pode acabar se endividando com o seu cartão.

Porém, muitas pessoas se tornam mais responsáveis ao obter um cartão de crédito. De fato, é algo que você precisa ter um certo controle para não colocar os pés pelas mãos. 

Acredito que muitas pessoas tem medo de sujar o nome nos órgãos de crédito, portanto fazem de tudo para se manter controlados com os cartões de crédito. Enfim, você cria um certo controle quando se tem um cartão de crédito, usando ele apenas em algumas emergências ou medidas de segurança.