menu
arrow_forward

O que é o CVV do cartão de crédito?

Janeiro 22, 2019


Forneça o CVV do seu cartão de crédito. Quem nunca se deparou com essa frase ao realizar uma compra online? Nesse momento bate aquela ansiedade, e pensamos: o que é o CVV?



Até que de tanto vasculhar encontramos três números soltos atrás do cartão de crédito: só pode ser esses, pensamos. Pronto, deu certo. Geralmente, é assim que a maioria das pessoas acaba descobrindo o CVV, mas sequer sabem para que serve.

Aliás, sabem que serve para ser inserido em uma compra online. E você sabe o que é o CVV? Sabe realmente qual o significado, e qual a finalidade daqueles três dígitos que ficam atrás do cartão de crédito?

Vamos então matar essa charada. Entender mais profundamente o conceito por trás dos números, entendendo de uma vez por todas porque é tão importante a exigência desse código em uma compra.

O que é CVV do cartão de crédito?

Card Verification Value. Esse é o significado dessas três letras. Traduzindo para o português, CVV significa “Valor de Verificação do Cartão” ou “Código de Verificação do Cartão”.

Essa sigla é usada como referência ao código de segurança do cartão (CSC) pelas bandeiras de cartão de crédito. Em outras palavras, isso quer dizer que quando alguém realiza uma compra online, a exigência da inserção desses três números garante que realmente a pessoa esteja com o cartão de crédito em mãos.

Podemos dizer então, que esse código é uma das maiores proteções que o cliente dispõe contra fraudes, ou qualquer outra transação considerada irregular que possa vir a acontecer na internet.

Onde fica o CVV do cartão de crédito?

Esse código normalmente se encontra na parte traseira do cartão de crédito, logo abaixo da linha magnética, na frente de um monte de números, que geralmente representam a agência e conta corrente, ou o número do cartão.

Em alguns cartões como o American Express, esse código pode ficar no canto direito, na frente do cartão ao invés de atrás onde é normalmente encontrado. Na maioria dos casos o CVV é composto de três ou quatro números.

Eles são fornecidos através de um algoritmo, que é baseado em criptografia. Essa tecnologia utiliza os dados do cartão de crédito, como número e validade por exemplo para gerar o código de verificação do cartão. Sendo assim, através desse processo é garantido que o código de segurança seja único e também seguro.

Por isso, para evitar que utilizem o seu cartão para compras online é essencial manter esses três números em absoluto segredo. Afinal, as operadoras são obrigadas a limpar todas as informações referentes a arquivos e dispositivos assim que a operação é validada.

Isso quer dizer que, quando você fornece esse código para uma determinada compra, ele simplesmente desaparece do banco de dados do vendedor logo após a validação da compra. E por essa razão é tão seguro.

Para que serve o CVV do cartão de crédito?

A principal finalidade do CVV é oferecer uma garantia de que apenas o proprietário do cartão realizará a compra online. Esse código somente é solicitado em compras virtuais, já que no ambiente físico é exigido a senha para validar a operação.

Geralmente no momento de fechar uma compra, a empresa vendedora solicita algumas informações como:

Com isso, o usuário passa a ter mais segurança, pois essa é uma informação sigilosa. Vamos imaginar que porventura você perdeu o seu cartão de crédito, e tente fazer uma compra online sem ele.

No momento da solicitação do CVV, se esse campo não for preenchido, a sua compra não será validada. Ou seja, nem você será capaz de fazer uma compra sem o cartão. Reparou como isso garante mais segurança?

Por essa razão o CVV é tão seguro. Ah, e existe também um conjunto de regras que é feito para que somente o dono do cartão tenha acesso ao CVV, como:

Entretanto, apesar de toda segurança que o código representa é imprescindível que você também tome alguns cuidados, como não digitá-lo em nenhum computador público ou de terceiros por exemplo.

Um outro cuidado necessário é fazer somente compras em sites com certificado de segurança SSL, que são ambientes que aparecem aquele ‘cadeadinho’ lá embaixo indicando segurança. E não esqueça também de manter o antivírus sempre atualizado.

O que é o CVV do cartão de crédito Mastercard?

Conforme vimos o CVV é um importante código de segurança, disponível em todos os cartões das mais variadas bandeiras. A sua finalidade é garantir que somente o proprietário do cartão possa usá-lo no momento de realizar compras.

Contudo, esse código pode ter outros nomes parecidos dependendo de cada bandeira. No caso da MasterCard por exemplo é usada a sigla CVC ou CVC2. O significado dessa sigla é Card Validation Code, ou Código de Validação do Cartão.

Embora possua uma denominação diferente, a verdade é que a tecnologia e a finalidade do código é a mesma. Mas, é importante entender isso justamente para não ficar procurando o CVV quando o código está descrito como CVC.

O que é o CVV no cartão de crédito Nubank?

O cartão roxinho caiu no gosto popular. Só para ter uma ideia, o App do Nubank teve quase 18 milhões de downloads nos últimos 12 meses. Ultrapassando os principais bancos digitais de todo o mundo.

Com o aumento de correntistas, também aumentou o pedido de cartão de crédito na instituição, e hoje é muito comum ver diversas pessoas pagando contas com seu roxinho. No entanto, assim como as demais bandeiras, o cartão Nubank possui o código de segurança CVV.

No cartão físico ele é composto por três dígitos, escrito na cor preta e se localiza na parte de trás do cartão. Uma das peculiaridades do CVV do Nubank é que na versão digital do cartão os dígitos são diferentes do cartão físico.

Por essa razão, ambos são totalmente protegidos contra qualquer tipo de fraude, garantindo assim maior segurança no momento da compra. 

Conforme vimos neste artigo, o CVV é um código de segurança gerado através de criptografia com a finalidade de garantir mais segurança ao usuário no momento de realizar as suas compras online. Por isso, esse código não deve ser divulgado para outras pessoas.

Enfim, agora você já sabe para que serve o CVV e porque é tão importante fornecê-lo ao final de uma transação. Caso contrário, as fraudes com compras online no cartão de crédito seriam ainda maiores.

Veja Também

5 Taxas que o banco pode cobrar pelo uso do cartão de crédito

7 Dicas para usar o cartão de crédito com responsabilidade

Cartão de crédito clonado: O que fazer e como evitar?