menu
arrow_forward

Como funciona o cartão de crédito?

Novembro 22, 2019


O cartão de crédito é a forma de crédito mais usada no mundo, mas algumas pessoas ainda não entendem como ele funciona e quais são os seus benefícios. No texto de hoje, vamos falar todos os mitos e o que você precisa saber sobre o uso do cartão de crédito.



O cartão de crédito pode ser emitido tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica. No caso de pessoa jurídica o cartão pode ser emitido em nome dos sócios ou funcionários, contendo o nome também da empresa responsável pelo cartão. 

O emissor do cartão de crédito verifica a renda mensal e histórico de pagamentos e acaba definindo um limite de crédito. Com o tempo, esse limite também pode ir aumentando de acordo com a usabilidade do seu cartão.

O usuário do cartão tem que respeitar o seu limite de crédito. Esse limite não inclui apenas gastos feitos somente naquele mês, mas também gastos que foram feitos e pagos em forma de parcelamento. Ou seja, quando você faz alguma compra e paga de forma parcelada, isso pode comprometer o limite do seu cartão.

Como funciona o cartão de crédito para comerciante?

O cartão pode ser emitido para pessoa física ou jurídica, como já sabemos. No caso de comerciantes você pode fazer um cartão de crédito em nome da sua loja, o que pode facilitar bastante no seu limite de crédito.

Existem dois tipos de cartão feitos para comerciantes ou empresários. O cartão de crédito empresarial e o cartão de crédito corporativo. Vamos explicar melhor como funciona os dois cartões.

O uso do cartão empresarial é bem simples, ele é feito com as mesmas funcionalidades de um cartão de crédito de pessoa física. Mas com alguns pequenos detalhes que atendem melhor as organizações. Algumas vantagens que o cartão empresarial tem é que você tem uma melhor centralização das contas e também um bom aumento no seu fluxo de caixa. 

Além disso, você tem uma melhoria no seu planejamento financeiro e uma flexibilidade maior no método de pagamento. Isso faz com que a vida da sua empresa gire muito melhor financeiramente.

O cartão corporativo é feito para empresas que tem um faturamento maior mensalmente do que as empresas com o cartão empresarial. Diante disso, o corporativo tem regalias maiores que ao cartão empresarial.

Os prazos para pagamento no cartão corporativo são maiores, trazendo mais flexibilidade na hora de fechar as contas no mês. Existe também a possibilidade de diminuição de algumas taxas, que só com o cartão corporativo você tem. É basicamente um cartão empresarial melhor.

Você como comerciante pode ter muito mais vantagens se fizer tanto um cartão empresarial ou se tiver um faturamento bom, um corporativo. A diminuição nas taxas, mesmo que sejam poucas, no final do mês faz total diferença no seu financeiro.

Como funciona a fatura do cartão de crédito?

A fatura do cartão de crédito é um documento de tudo que foi gasto no mês anterior até o fechamento que são 10 dias antes da data de vencimento. Nesse documento consta tudo que foi gasto, durante todo aquele período do mês. Lembrando que esse período pode variar de acordo com a data de vencimento que você escolheu quando emitiu o cartão.

Além disso, a fatura também traz outras informações que são bem importantes, além do nome do estabelecimento onde foi feita a compra, valor de parcelas e o dia que foi feito a compra.

De fato, entender como funciona a fatura do seu cartão de crédito, é um grande passo para saber controlá-lo. Muitas pessoas acabam se afundando em dívidas por conta de não saber usar o cartão, mas ele pode ajudar em diversos momentos de aperto, basta manter o controle.

Como funciona o cartão de crédito Itaú?

O Itaú tem um cartão de crédito chamado “Itaú 2.0” onde a sua diferença para o cartão Itaucard comum são os juros. Os juros do cartão normal geralmente giram em torno de 12% mês e o do Itaú 2.0 oferecem juros a partir de 5,99% pelo mesmo período de tempo.

Geralmente as taxas são sempre altas e para uma instituição como o Itaú criar esse tipo de benefício, mostra que ela quer estar a frente e mudar os paradigmas. Ou seja, em caso de atrasos nos pagamentos, os juros a serem cobrados são relativamente baixos.

Além disso, o cartão 2.0 não possui nenhum tipo de anuidade, trazendo mais um benefício para o usuário. De fato, o cartão em questão pode ser uma ótima escolha para você que quer um cartão de crédito, mas tem medo das altas taxas.

Para solicitar um cartão do Itaú, você pode fazer tudo de forma online. Basta entrar no site do Itaú na parte de cartões e no menu principal, você já pode pedir o seu. Há diversas opções de descontos no dia-a-dia, como desconto em ingressos de cinema, pontos comerciais específicos, além da anuidade gratuita. 

Como funciona o cartão de crédito Nubank?

O Nubank é uma empresa completamente digital que nasceu com o pensamento de devolver o controle financeiro para as pessoas. Eles estão a cerca de 6 anos atuando no mercado e contam com mais de 12 milhões de clientes. 

O primeiro produto desenvolvido pela empresa foi o cartão de crédito sem nenhuma anuidade e esse produto deu tão certo que tiveram que criar novos produtos, como a Nuconta. A Nuconta é uma conta digital onde você pode receber seu salário, poupar dinheiro, fazer saque, sem pagar tarifas de manutenção.

O Nubank é uma empresa de tecnologia que cria soluções para o mercado financeiro, hoje sendo o maior banco digital independente do mundo. Acabando justamente com a burocracia dos bancos tradicionais.

O cartão de crédito Nubank hoje é um dos melhores jeitos de mostrar que a tecnologia pode auxiliar bastante no mercado financeiro. Ou seja, um cartão que é completamente digital, onde você pode fazer qualquer alteração na sua conta, desde aumento de limite até pagamento de contas, sem ter que ir em alguma agência.

Além do mais, você não paga nada por isso. Muitos bancos privados ainda cobram por diversas taxas como de manutenção, encargos do cartão, entre outras, mas o Nubank cobra apenas o que você consome, teoricamente. A sua fatura pode ser paga pelo aplicativo, por tanto você não precisa esperar para que chegue até a sua casa para entender o que você gastou.

O Nubank foi o pioneiro nesse tipo de produto, lançando algo que pode ajudar a todos que estão com o celular na mão e pode resolver os problemas ali mesmo.