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Cartão de crédito: Veja como controlar as vendas no cartão de crédito com mais eficiência

Dezembro 05, 2019


Nos dias de hoje, por questões de segurança e praticidade, o uso de cartão de crédito e débito tem sido cada vez mais comum. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), mostra um crescimento de 6,5% neste modelo de transação por ano.



Assim, os comércios vêm cada vez mais disponibilizando opções de pagamento com cartão de crédito e débito em seus estabelecimentos.

Para isso ocorra de forma equilibrada, é necessário também manter um controle muito eficiente dos seus recebimentos com cartão através desta modalidade.

Neste texto, vamos mostrar como fazer uma conciliação de cartões eficiente para aprimorar as rotinas do seu negócio.

O que é conciliação de cartões? Qual a importância disso no negócio?

Toda empresa deveria contar com um departamento interno de qualidade, que seria responsável pelo equilíbrio da empresa, inclusive financeiro.

O aumento do volume de vendas por meio de cartão de crédito exige dos negócios um maior rigor no controle dos pagamentos e recebimentos via cartão.

Os métodos manuais muitas vezes acabam favorecendo o retrabalho e as imprecisões no gerenciamento das vendas por meio de cartão de crédito e débito.

Tendo em vista a importância deste controle, é necessário implementar em seu negócio ferramentas que tragam maior agilidade, segurança e possibilitem uma melhora na projeção dos recebimentos futuros.

Uma boa ferramenta para fazer esse tipo de serviço é o Excel, pois tem a facilidade de ser conhecido por quase todo mundo.

Mas isso não é o suficiente, ainda há a necessidade de conferir no extrato bancário se a planilha está de acordo com o que entrou no banco e, caso haja alguma divergência, é muito difícil saber exatamente onde está o problema.

Vantagens e desvantagens de um sistema de conciliação de cartão de crédito

Os pontos positivos de um sistema automatizado para controle de vendas com cartões é a automação do processo de ponta a ponta, ou seja, a conferência de todas as transações realizadas desde a hora da venda até a entrada no banco.

Dessa forma, caso tenha qualquer tipo de divergência, seja transação não processada, divergência de taxa, pagamento postergado / não realizado, é possível saber exatamente quais foram as transações afetadas.

Os conciliadores de cartão de crédito automatizado também confrontam com o extrato bancário se os recebimentos efetivamente entraram na conta, reduzindo o tempo para conferência dos cartões que manualmente pode levar horas.

A desvantagem dessa automação é o custo, uma vez que não existe conciliador grátis no mercado.