menu
arrow_forward

Qual O Melhor Banco Para Fazer Um Empréstimo?

Novembro 26, 2019


Atualmente, há diversas instituições bancárias e financeiras que trabalham com o empréstimo, cada uma com suas peculiaridades distintas. Devido a essa variedade, é normal ficarmos na dúvida sobre qual o melhor banco para fazer um empréstimo.



Algumas situações que ocorrem em nossa vida financeira acaba nos pegando de surpresa, fazendo com que seja necessário recorrer a um empréstimo bancário. Entretanto, existem casos em que o empréstimo pode nos ajudar a concluir um sonho, como uma reforma, financiamento dos estudos, adquirir a tão sonhada casa própria etc.

No artigo de hoje, você vai conhecer qual é o melhor banco para fazer um empréstimo com menores taxas, como solicitar o seu empréstimo e como funciona o pagamento de um empréstimo bancário. Confira!

Quem pode fazer um empréstimo?

Antes de tomar um empréstimo, você precisa saber se está dentro das exigências requeridas pelo banco, alguns requisitos costumam variar de uma instituição para outra, ou dependendo do empréstimo escolhido.

Nos dias de hoje, solicitar um empréstimo bancário se tornou bem mais fácil, se comparado há alguns anos. É possível solicitar empréstimo mesmo com restrição no nome, o que antes, era impossível.

Segundo com os dados do SPC Brasil com a CNDL, a cada dez brasileiros, dois tomaram um empréstimo nos últimos 12 meses (dados colhidos em 2018).

Existem diferentes modalidades de empréstimos, o pessoal e consignado são os mais solicitados pelos brasileiros, um diferencial é que, a pessoa não precisa comprovar como, ou onde ela vai utilizar o dinheiro.

Geralmente, para solicitar um empréstimo em um banco, a pessoa precisa ter os seguintes requisitos:

Os requisitos podem variar, dependendo do local onde será solicitado o empréstimo, e do tipo. Em alguns casos, mesmo com o nome sem restrição o indivíduo não consegue um empréstimo, isso pode acontecer devido à pontuação do score.

No site do Serasa você pode encontrar dicas de como melhorar seu score.

Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é o mais simples e fácil de contratar, no entanto, pode ter taxas mais caras e elas se tornam ainda maiores quando o cliente passa a atrasar as parcelas.

Antes de contratar qualquer modelo de empréstimo, é indispensável avaliar e comparar todas as taxas de juros. Elas vão variar de acordo com cada banco, modalidade, quantidade de parcelas etc. Quando a questão é “taxas”, os bancos públicos têm as menores do mercado.

De acordo com o levantamento do Banco Central do Brasil, em relação às taxas dos bancos para empréstimo pessoal, temos a seguinte colocação, começando pelos bancos com menores taxas:

As taxas variam de 1,44% ao mês até 21,06%, por isso, é muito importante comparar e pesquisar antes de tomar um empréstimo.

Na lista acima, estão os nomes de bancos particulares e públicos. Se tratando apenas de bancos públicos, o Banco do Brasil ocupa a quarta posição, com a menor taxa de juros para empréstimo pessoal, ficando atrás, apenas do:

Sendo assim o Banco do Brasil, é o banco que tem a menor taxa de juros de empréstimo pessoal (3,91%), para estados onde os outros três bancos não atendem.

"Muita gente tem uma falsa noção de que basta olhar a taxa de juros para saber se é mais vantajosa ou não. Mas os bancos não cobram só juros, existem taxas, impostos, outros valores agregados", destaca Renata Reis, especialista em Defesa do Consumidor da Fundação Procon-SP. "O interessado tem que verificar o Custo Efetivo Total (CET), que deve constar em contrato, isso é uma obrigação legal."

Como fazer um empréstimo no Banco do Brasil?

Essa etapa é bem simples, se você já tiver uma conta corrente no BB, é necessário apenas solicitar a simulação de um empréstimo, para ver se o crédito será aprovado e qual será o seu limite.

O empréstimo pode ser feito pelo App, sem a necessidade de se locomover, e o valor é transferido para sua conta em poucas horas.

Se você ainda não é cliente do Banco do Brasil, basta ir a uma agência do BB mais próxima a você para abrir uma conta e fazer a simulação do seu empréstimo.

É muito mais fácil quando o contratante já é um correntista do Banco, pois, dessa forma, fica mais fácil verificar o histórico do cliente com o banco e assim, saber que ele é um bom pagador. 

Caso você não seja um correntista, alguns documentos são necessários: Comprovante de renda atualizado, CPF, RG, comprovante de renda dos últimos três meses e uma cópia da sua última declaração de imposto de renda da pessoa física com o recibo de entrega.

Como funciona o pagamento de um empréstimo bancário?

No empréstimo consignado, o valor das parcelas do empréstimo é descontado em folha de pagamento, diretamente da conta do cliente.

Em outras modalidades de empréstimos, o pagamento pode ser realizado por meio de boleto bancário, que é gerado todo mês, como se fosse uma fatura de cartão.

O cliente pode efetuar o pagamento em uma lotérica, ou pela internet banking do seu banco.

Antes de fazer um empréstimo, faça um planejamento, calcule as parcelas com as taxas de juros e serviços inclusos, para que assim, você saiba qual valor cabe melhor no seu orçamento, sem prejudicá-lo futuramente.

Segundo o fundador do Grupo The One e Especialista em Educação Financeira, Uesley Lima, "As opções existentes e com as vantagens oferecidas preocupa, estamos com um aumento de 3,54% na inadimplência no Brasil e essas facilidades fazem as famílias se endividarem ainda mais."

Pesquisar e comparar taxas da financeira, antes de fechar qualquer negócio, é essencial para saber qual melhor banco para fazer um empréstimo, e assim, ter uma solução, e não, mais um problema.