menu
arrow_forward

Qual empréstimo online é confiável?

Novembro 26, 2019


Empréstimo online, existe isso agora também? Quem nunca fez essa pergunta, diante de tantas novidades tecnológicas que surgem diariamente, não é verdade? A internet está transformando a vida das pessoas. As novidades não param de surgir. É WhatsApp, Facebook, Instagram. É tanta rede social que às vezes não sabemos mais se vivemos no mundo real ou virtual.



Mas, a verdade é que junto com a tecnologia também vem algumas facilidades. E uma delas é a possibilidade de conseguir um empréstimo online. Isso mesmo, emprestar um dinheiro sem sair de casa.

Sabe aquela viagem que você estava ensaiando para fazer, ou aquela dívida que estava difícil para pagar? Então, agora ficou mais fácil tentar conseguir um crédito para realizar esse sonho, ou se livrar de um pesadelo.

Com um smartphone na mão é possível baixar aplicativos das mais variadas instituições financeiras do país. Isso sem falar nos bancos digitais que prometem revolucionar o setor bancário do país.

Como funciona o empréstimo online?

Vamos então ao que interessa. Já sabemos que existe o empréstimo online. Mas, como isso é possível? Quais são os critérios que o banco usa para liberar um crédito sem olhar para a cara do cliente?

O empréstimo online funciona da seguinte forma: hoje, com tanta tecnologia à disposição o banco consegue ter mais informações sobre sua vida. E quando você é correntista de uma determinada instituição financeira o processo se torna ainda mais fácil.

Sendo assim, o banco analisa a sua movimentação bancária. Veja se você possui algum empréstimo online ou não em seu nome. Realiza alguns cálculos para ver a o risco da operação e pronto. Já sabe se pode ou não pré-aprovar uma quantia de crédito para você.

Além disso, mesmo que você não tenha nenhum crédito pré-aprovado, é possível solicitar um empréstimo online para o banco ou alguma outra instituição financeira sem sair de casa. Nesse caso, você pode acessar o aplicativo da instituição e ir em solicitar crédito.

Também é possível fazer a operação por um notebook, entrando na página da instituição. Normalmente será solicitado alguns documentos que podem ser digitalizados. Esses documentos serão analisados pelo banco, e a resposta sobre a aprovação é feita online mesmo.

Como funciona o empréstimo online?

A tecnologia, como já falamos, possibilitou o surgimento do empréstimo online. Mas, para consegui-los a dinâmica não é muito diferente do empréstimo tomados em uma agência. Em linhas gerais a sua capacidade de pagamento continua sendo avaliada.

Nesse sentido, o banco irá consultar todos os seus dados. Saber se você tem um bom histórico de pagamento, se não possui restrição no nome, qual o valor da sua renda, quanto tempo costuma ficar em um mesmo emprego, entre outros.

Esse conjunto de dados se transforma em uma informação sobre o seu perfil. E com base nessa informação de perfil o banco avalia quanto é possível liberar de crédito para você. Lembrando que tudo isso é feito pelo computador ou smartphone.

É importante salientar também, que para acontecer a aprovação a sua renda não pode estar comprometida com outro empréstimo bancário. Ou seja, se 30% da sua renda já é usada para pagar prestações será bem difícil conseguir um novo empréstimo.

Então, antes de solicitar um empréstimo, mesmo que seja online, certifique-se de que sua renda esteja descomprometida para pagar as parcelas, pois a instituição irá fazer uma avaliação em uma central para qualificar o seu pedido.

Qual o melhor banco para fazer um empréstimo online?

Vamos responder essa pergunta com uma nova pergunta: o que seria um bom empréstimo? Taxa de juros menores ou prazos mais alongados? Certamente a união entre esses dois vetores seria perfeita, mas nem sempre isso é possível.

Então, para saber qual o melhor banco para se fazer um empréstimo online é preciso levar em consideração quais são suas necessidades. Muitas vezes, um banco pode possuir uma taxa de juros um pouco mais elevada, porém com parcelas mais alongadas.

Nesse caso, mesmo que você vá pagar mais juros, o valor da parcela irá comprometer menos sua renda, e você terá mais liquidez para pagar todas suas contas. Agora, se o juros é mais importante que o valor da parcela é preferível optar por um banco cujas taxas de juros sejam melhores.

Normalmente para créditos consignados e empréstimos pessoais os bancos públicos são melhores do que os bancos privados. Pois, tais instituições muitas vezes contam com incentivos governamentais o que possibilita a elas operarem com juros mais baixos.

Na condição de banco público, a Caixa Econômica Federal é a instituição que possui as melhores taxas do mercado, embora com a chegada dos bancos digitais essa realidade tenha mudado um pouco.

O que é seguro de empréstimo?

Agora já sabemos que é possível tomar um empréstimo online, sem sair de casa. Vamos então falar um pouco do seguro prestamista, também conhecido como seguro de empréstimo.

Esse seguro é um dispositivo que foi criado pelas instituições financeiras para garantir que uma dívida seja quitada mesmo em caso do contratante não pagá-la. Ou seja, quando o pagamento é atrasado ou até mesmo interrompido o seguro faz essa cobertura.

Desse modo, o segurado pode recorrer ao seguro em alguns casos, como por exemplo:

Como esse seguro oferece uma garantia para ambos os lados, ele se tornou uma prática importante no momento da concessão do crédito. Sendo usado na maioria dos casos para funcionários de empresa privada.

Afinal, aposentados, pensionistas e servidores públicos possuem estabilidade de renda, e por isso não há tanta necessidade do seguro. No entanto, independente do caso é sempre importante entender que esse seguro não é obrigatório.

Sendo assim, uma pessoa no momento de tomar um empréstimo online não precisa obrigatoriamente fazer o seguro.

Como usar a tecnologia à seu favor?

Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo online chegou o momento de usar a tecnologia à seu favor. Ou seja, usar a internet, as redes sociais, os aplicativos para comparar os mais variados tipos de empréstimo.

Imagine que antigamente você teria que ir de agência em agência para avaliar qual oferecia as melhores condições. Agora é possível fazer isso bem mais rapidamente, sem a necessidade de sair do sofá.

Basta entrar na página ou no aplicativo de cada instituição, avaliar as modalidades de crédito oferecidas por cada uma, os juros que cada uma pratica, o prazo que dão, e decidir qual a melhor opção.

Também é possível avaliar a credibilidade da instituição em sites como o Reclame aqui por exemplo. Resumidamente é preciso saber usar a tecnologia ao seu favor no momento de tomar um empréstimo online.