menu
arrow_forward

Como posso conseguir um empréstimo pessoal?

Dezembro 02, 2019


O empréstimo pessoal, é o tipo de empréstimo mais procurado pelos brasileiros. Nesse artigo, vamos abordar sobre como é possível conseguir um empréstimo pessoal e como fazer bom uso do dinheiro para não se endividar novamente.



Você sabia que 64% dos consumidores brasileiros vivem no limite do orçamento? Muitas pessoas que estão em uma situação financeira difícil, com dívidas que não conseguem quitar ou aquelas pessoas que precisam pagar por um tratamento médico e não têm dinheiro, buscam o empréstimo pessoal como uma solução para seus problemas financeiros. 

Para se ter uma ideia de como essa prática se tornou comum, em 2018 o SPC fez uma pesquisa em que foi constatado que dois, em cada dez brasileiros, recorreram a algum empréstimo no período de um ano. E não é só isso, entre os entrevistados, cada um possuía, em média, dois empréstimos pessoais. 

O que é empréstimo pessoal? 

O empréstimo Pessoal, trata-se de um tipo de crédito oferecido por bancos e instituições financeiras normalmente voltado para pessoas físicas. Nessa modalidade não se faz necessário apresentar um bem para garantir o pagamento do empréstimo, apenas a comprovação de renda é obrigatória.

Outra facilidade desse tipo de empréstimo é que ele também não exige justificativa para explicar por que a pessoa precisa realizar o empréstimo. Diferente de outras modalidades, que trabalham de forma bem mais burocrática. 

No entanto, é preciso ter muita atenção, uma vez que os juros cobrados no empréstimo pessoal, são mais altos do que outros tipos de créditos fornecidos. 

De acordo com a Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), as taxas de juros em bancos no mês de outubro de 2019, estavam em 3,86% ao mês, enquanto nas instituições financeiras o valor dos juros era de 6,90%. 

Por esse motivo, é preciso pensar muito bem antes de fazer um empréstimo pessoal, ele só é recomendado em três casos: 

  • Se você tem uma dívida: Nesse caso, antes de pensar no empréstimo pessoal, você deve tentar renegociar a sua dívida e só quando não tiver outra opção de negociação, realizar o empréstimo.

  • Para adquirir um item de primeira necessidade: Caso você não tenha dinheiro para cuidar de sua saúde ou outra emergência, você pode pensar no empréstimo pessoal como uma opção de crédito.

  • Para investir dinheiro: Se você quer fazer um investimento para aumentar a sua renda no futuro, como abrir um negócio próprio, fazer um curso, uma faculdade ou mesmo uma aplicação financeira, é interessante fazer o empréstimo pessoal para realizar esses sonhos. 

O que precisa para fazer um empréstimo? 

Para fazer um empréstimo pessoal você deve apresentar alguns documentos ao banco ou à instituição financeira. Entre os documentos pedidos estão: a carteira de identidade, o CPF, um comprovante de residência dos últimos dois meses e um comprovante de renda. 

Caso a pessoa não tenha comprovante de renda também é possível mostrar um extrato bancário, um comprovante de cartão de crédito, mostrando o total da fatura ou um comprovante de pagamento de crediário que tenha sido expedido nos últimos três meses.  

É possível realizar o empréstimo online, o que geralmente é mais ágil e concede taxas menores. 

Várias instituições financeiras oferecem essa modalidade, mas é preciso tomar cuidado para não ser enganado e ter um grande prejuízo financeiro. 

Como fazer um Empréstimo Pessoal Online?


O primeiro passo para adquirir um empréstimo pessoal online é pesquisar o serviço oferecido pelos bancos, financeiras e sites como o Serasa eCred, que compara diferentes ofertas de crédito de acordo com o perfil da pessoa. 

Pesquise opiniões de pessoas que já realizaram o empréstimo nessas empresas, dessa forma é possível saber se as financeiras são de confiança e se cumprem o que prometem ao comprador. Desse modo, também é válido conferir comentários no site Reclame Aqui, em páginas das instituições do Facebook ou mesmo em blogs. 

O segundo passo é fazer uma simulação de empréstimo no site escolhido e dessa forma, verificar os empréstimos que tenham o menor Custo Efetivo Total e escolher a melhor maneira para realizar o pagamento mensal. 

Por último envie os documentos solicitados e espere a análise do crédito. Caso o crédito seja aprovado, você receberá o valor na sua conta corrente. 

Novamente, tome muito cuidado. Verifique se o site realmente é confiável, pois atualmente, existem muitos sites clonados que podem se apropriar de todos os dados encaminhados para a suposta financeira. 

Outra dica importante é, não realizar o pagamento antecipado para a financeira, antes da liberação do crédito, empresa idôneas não trabalham dessa forma. 

Quem pode fazer o empréstimo pessoal online? 

Para fazer o empréstimo pessoal online a pessoa deve ter idade entre 18 e 65 anos, ser residente do Brasil e não ter nome sujo em birôs de crédito, como Serasa. Claro que existem algumas opções onde, quem possui restrição de crédito, pode fazer um empréstimo, nesse caso é preciso ter em mente que os juros para essa modalidade serão mais altos. 

É importante que você leve alguns pontos em consideração antes de realizar o empréstimo pessoal. Entre elas, pesquisar as taxas de juros e garantias para verificar qual empresa oferece a melhor opção para o seu bolso. 

Existem também empresas conhecidas como fintechs, que têm o custo operacional menor que as instituições financeiras tradicionais. No entanto como mencionamos acima, é importante conferir se a empresa que você está pesquisando é idônea. 

Você também pode procurar por outros tipos de empréstimos que ofereçam juros menores, como o empréstimo consignado, por exemplo. 

Se você já fez um empréstimo pessoal em uma instituição financeira e está com dificuldade de pagar as parcelas por causa dos juros há a possibilidade de você fazer a portabilidade da dívida e dessa forma, passar para outra instituição que apresente uma taxa de juros menor. 

Uma nova opção é entregar o seu FGTS como garantia em seus empréstimos. Apesar de muitos brasileiros procurarem por essa opção para diminuírem o tempo e o valor do seu empréstimo pessoal, a medida não é bem vista pela maior parte dos especialistas:

"Se esse crédito realmente for mais barato e a pessoa precisar do dinheiro na mão para liquidar alguma dívida, essa opção de crédito por garantia se torna vantajosa.” Afirma Janser Rojo, da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros (Planejar).

Você pode até estar conseguindo uma dívida mais baixa, mas vai comprometer uma reserva que tem característica de ser de emergência", diz. O FGTS é um "colchão" construído de forma forçada, destinado à aposentadoria do trabalhador, e pode ser sacado em caso de doença grave, por exemplo.

Dessa forma, novamente vamos alertar sobre a necessidade de avaliar muito bem as suas finanças, para realizar um empréstimo pessoal consciente e que realmente trará um alívio financeiro.

Veja Também

Como comparar empréstimo pessoal online?

Como fazer um Empréstimo Pessoal Online?

Como posso conseguir um empréstimo pessoal?