menu
arrow_forward

Como funciona o empréstimo com garantia imóvel?

Novembro 26, 2019


O que você sabe sobre o empréstimo com garantia de imóvel? Esse pode ser um recurso para você que deseja fazer um empréstimo com um valor bastante alto. O empréstimo com garantia do imóvel é simples, você oferece o seu imóvel como garantia de que vai fazer todos os pagamentos daquele empréstimo.



Geralmente, nessa modalidade os juros ficam mais baixos, por vocês está oferecendo um bem de bastante valor como garantia e os juros também ficam mais baixos.

Essa modalidade é pouco conhecida pelos brasileiros, mas ao redor do mundo ela é bastante disseminada. Nos Estados Unidos, por exemplo, você consegue fazer diversos empréstimos colocando como garantia a hipoteca da sua casa. Por ser um valor muito alto, ela é bastante usada em projetos onde o financiamento é muito maior do que o normal como, casamentos, compra de uma segunda casa, casamento e até mesmo uma viagem. 

O atrativo principal dessa modalidade de empréstimo, é o seu prazo para pagamento. O limite para esse tipo de ação é de 30 anos, ou seja, você tem uma flexibilidade maior para efetuar o pagamento desse empréstimo com garantia. Mas é bom que você sempre esteja ciente de uma coisa, em caso de inadimplência, o tomador do crédito corre o risco de ter que entregar a sua casa para o banco.

Como se faz para hipotecar um imóvel?

Para quem precisa de dinheiro e tem algum imóvel quitado, a hipoteca é a melhor saída para fazer um empréstimo com juros baixos e prazos de pagamento maiores. Mas é sempre bom lembrar que é uma decisão que deve ser muito bem pensada, afinal é o seu imóvel que está sendo hipotecado.

O empréstimo com garantia de imóvel ou também conhecido como refinanciamento imobiliário, é a modalidade que coloca o imóvel quitado, para que seja feito o empréstimo com garantia de alguma quantia em dinheiro. 

É bom você se atentar a alguns pontos importantes nessa transação, que levam a pessoa ao ponto de hipotecar a sua casa:

  • Você tem uma série de dívidas acumuladas e conta com uma certa urgência para quitá-las;

  • Com o mundo avançando, as pessoas querem cada vez mais deixar de ser empregados e virar donos do seu próprio negócio. Esse é um dos pontos que levam as pessoas a hipotecar a sua casa;

  • A questão de adquirir um outro imóvel, já que outras situações não se ajustam a situação financeira atual do cliente.

O acordo para hipotecar o imóvel é bem simples, basta levar os documentos do dono da casa e da casa na instituição financeira que deseja fazer o empréstimo com garantia. O imóvel ainda fica no nome do proprietário mesmo após o empréstimo, pois dificultaria a retomada do imóvel caso houvesse o não cumprimento do pagamento.

Em último caso, quando não é feito o pagamento, todo o processo é feito de forma judicial. Garantindo que as partes façam tudo da maneira mais correta possível. Se você é proprietário do imóvel e deseja vender, isso pode ser feito sem nenhum problema. Você precisa estar ciente de que o valor conseguido em razão da hipoteca, deve ser devolvido de uma única vez.

Como funciona o empréstimo creditas?

Em resumo, o empréstimo creditas é basicamente um empréstimo com garantia. Ele é chamado assim, pois usa algum bem que o cliente já tem como forma de garantia, veículo ou imóvel, por exemplo. 

Com a existência dessa garantia é calculada a existência de uma menor chance de haver inadimplência da parte do solicitante. Isso acarreta também os juros serem mais baixos que o normal e os prazos de pagamento um pouco maiores.

Com o empréstimo com garantia creditas, você consegue pegar um valor mínimo de 2 mil reais, caso esteja usando o veículo como garantia no empréstimo. Quando você usa o imóvel como garantia, o valor mínimo fica no valor de 30 mil reais. 

A taxa de juros para essa transação também é baixa comparado as outras. As taxas giram em torno de 1,15% ao mês para empréstimo com garantia de imóvel. Para o empréstimo com garantia de veículo, os valores giram em torno de 1,99%. Se olharmos para essa taxa de forma anual, temos um valor que varia entre 16,08% e 94,49%.

Para solicitar esse empréstimo com garantia creditas, é muito simples. Você pode fazer a solicitação direto no da empresa, sem precisar ir em alguma agência. Após isso, o cliente passa por uma análise de crédito e caso seja aprovado, o restante do processo são apenas os documentos do bem que vai entrar como garantia.

Como funciona a alienação de um imóvel?

A alienação fiduciária de um imóvel é apenas uma garantia atribuída pelo devedor, que transfere a propriedade em questão para o nome do credor. Mas isso é até que a dívida seja quitada, assim que todos os pagamentos são feitos, o imóvel volta ao solicitante.

Quando falamos disso na prática, o devedor continua usando o bem que não lhe pertence, mas uma vez que a dívida for honrada, ele volta a ser dono do imóvel automaticamente. Em hipótese de não pagamento, o credor pode que no momento é dono do bem, pode reaver a posse direta das mãos do devedor e efetuar a execução da garantia. 

Para deixar um pouco mais claro, imagina que o devedor não honra com os devidos pagamentos. Após o vencimento e ultrapassando o prazo de carência, ocorre a constituição em mora do fiduciante, de modo que ele é notificado em 15 dias a pagar todos os valores atrasados. Caso não haja esses pagamentos, você pode reaver o imóvel, já que estava sendo usado como garantia.

O que é crédito pessoal com garantia de imóvel?

De fato, muitas pessoas buscam empréstimos para reorganizar a sua vida financeira, mas quando você coloca o seu imóvel como garantia, pode ser que não seja apenas para isso. Muitas pessoas que acabam colocando seu imóvel como garantia em empréstimo, estão procurando expandir seu patrimônio. 

Essas pessoas pensam em construir seu próprio negócio ou até mesmo financiar uma segunda casa e precisam de um valor relativamente alto. Esse tipo de empréstimo com garantia, faz com que seja mais fácil de conseguir esse valor. Pelo fato de você está colocando um bem de alto custo em jogo.

Hoje em dia, essa estratégia está começando a ser mais usada aqui no Brasil. No exterior, muitas pessoas usam essa modalidade para fazer diversos projetos, até mesmo financiar estudos. Pensando nisso, os bancos e financeiras estão olhando cada vez mais com bons olhos para esse tipo de empréstimo com garantia. 

Por fim, Se você precisa fazer um empréstimo com garantia e deseja colocar algum bem que você tenha, como um imóvel, saiba que é uma boa solução. Como todo projeto, pode haver os riscos, então tenha sempre total ciência do que está começando a fazer, olhando todas as possibilidades.

Veja Também

Como funciona o empréstimo com garantia do FGTS?

Como funciona o empréstimo com garantia imóvel?

Empréstimo com celular como garantia: como funciona?