menu
arrow_forward

É possível comprar um carro usado a partir de consórcio?

Dezembro 06, 2019


Está cansado da demora e depender de trens, ônibus e similares? Vou mostrar para você nesse artigo que é possível comprar um veículo através de um consórcio de carro.



De uma maneira geral, o consórcio de carro usado funciona da mesma maneira de um consórcio de carro novo, você escolhe um plano e paga as parcelas, quando for contemplado no sorteio pode escolher o carro que deseja adquirir através da sua carta de crédito.

Outra vantagem é que você comprará um carro à vista, então aproveite para pedir um desconto. Vamos ver a seguir quais pontos você precisa observar quando for contemplado no consórcio de carro.

O que observar ao escolher o consórcio de carro quando for contemplado

Quando você for contemplado no consórcio de carro, precisa tomar alguns cuidados na hora de escolher o seu veículo, como por exemplo, levar um mecânico de sua confiança para averiguar a parte mecânica. Você pode optar por um carro seminovo ou usado, vejamos algumas características:

  • No caso do carro seminovo, o veículo deve estar com lataria perfeita, a parte mecânica sem problemas, ter sido utilizado por no máximo três anos pertencendo somente a um único dono, nesse tempo também deverá ter rodado até 20 mil quilômetros marcados em Hodômetro.
  • No caso do carro usado, o veículo provavelmente já sofreu algum dano na lataria, mudanças no combustível, alterações no motor, modificações nos acessórios com inclusão de mais itens, ou até mesmo modificação do veículo como, por exemplo rebaixamento.

Com a carta do consórcio de carros em mãos você pode escolher qualquer veículo acima, mas precisa se atentar ao estado do veículo. O valor entre eles no mercado também sofrerá alterações, sendo que, o valor de um carro novo é maior em relação a um carro seminovo, que por sua vez é maior que de um carro usado.

Como funciona o consórcio de carro usado?

Agora que você conhece as diferenças e características entre um carro usado e seminovo, o próximo passo será escolher a empresa que oferece o consórcio de carro, é importante em primeiro lugar verificar se a administradora contempla as normas do Banco Central, fazendo uma pesquisa sobre com o CNPJ da mesma. Você precisa também avaliar o contrato e verificar se as cláusulas estão de acordo com suas possibilidades. Quanto ao processo é semelhante ao consórcio de carro novo, você participa de um grupo de consorciados, paga seu boleto todo mês, e pode dar lances para ser contemplado, ou aguardar o término do contrato para solicitar sua carta.

Quais são as vantagens da compra de um carro usado por consórcio?

1.V
alor bem menor se comparado a um carro novo.
2.A documentação de um usado também é mais em conta, assim como o valor do seguro que terá taxas modificadas a cada ano, tornando-se interessante ao consumidor no futuro.
3.O IPVA do carro usado ou seminovo, também será mais barato em relação a um carro novo.

Ou seja, os custos são bem menores através de um consócio de carro, agora você precisa escolher a administradora do consórcio. Faça um ótimo negócio!