menu
arrow_forward

Por que o pedido do meu cartão de crédito foi negado?

Novembro 25, 2019


Uma situação que nos pega de surpresa. O cartão de crédito foi recusado e muitas vezes não vem uma explicação junto. Confira neste artigo os motivos pelos quais um cartão de crédito pode não ser aprovado.



Ter um cartão de crédito pode ajudar a obter inúmeras conquistas. Comprar aquela televisão, aquele sofá, ou até mesmo o material para fazer uma reforma na casa.

Com o cartão é possível parcelar as compras, em alguns casos, sem pagar absolutamente nada de juros. Assim, podemos realizar alguns sonhos sem ter que esperar muito tempo para isso.

Afinal, juntar dinheiro para comprar algo não é tarefa fácil. Sempre aparece um imprevisto aqui, outro ali, e quando vemos já se passou um ano e não juntamos nada. Contudo, ao decidir fazer a solicitação cartão de crédito, ele não foi aprovado, e você pensa: E agora?

Por que isso aconteceu? Por que meu cartão de crédito não foi aprovado? Será que meu nome está negativado? São inúmeros os questionamentos que surgem em nossa mente neste momento.

O que é necessário para fazer um cartão de crédito?

Primeiramente é importante entender que por se tratar de um crédito, o banco irá avaliar sua capacidade de pagamento. Nesse ponto, é fundamental ter uma renda comprovada para que seja determinado o limite do cartão.

Também é possível solicitar um cartão de crédito após algum tempo sendo correntista de um banco. Pois, a movimentação da conta corrente bem como o relacionamento com a instituição podem favorecer essa análise.

Um outro ponto é certificar-se de que o seu nome não esteja negativado. Esse é um fator impeditivo para a aprovação do cartão de crédito. Ou seja, se o seu nome porventura estiver constando nos órgãos de proteção ao crédito, dificilmente o cartão será aprovado.

Por isso, o primeiro passo para solicitar um cartão de crédito é consultar o SPC ou Serasa antes. Se tudo estiver OK, é possível ver pela internet os diversos tipos de cartões disponíveis pelas instituições financeiras.

Hoje existem inúmeros cartões, sendo alguns melhores para um determinado tipo de uso, outros melhores para outro determinado tipo de uso. Por isso antes de solicitar o cartão é imprescindível avaliar o que ele oferece.

Bom, o próximo passo é ler atentamente as exigências para se obter aquele cartão. E é essencial, que a renda seja condizente com ele. Isso ajuda bastante na aprovação do crédito. Com o avanço dos bancos digitais as opções se tornaram ainda mais vastas.

E por fim, é de suma importância ver a pontuação do seu score. Ou seja, avaliar se a pontuação do seu CPF é baixa ou alta.

O que quer dizer pontuação baixa no CPF?

Você já deve ter ouvido falar sobre o score, bem como sobre o cadastro positivo. Pois bem, o score é um indicador usado pelas instituições financeiras no momento de decidir sobre a aprovação do crédito de um determinado cliente.

Para chegar nessa pontuação é levado em consideração diversos aspectos, como o atraso no pagamento de contas, quantas vezes o nome já foi negativado, quantas solicitações de empréstimo ou cartão de crédito foram feitas, entre outros.

Através da análise desses diversos aspectos é gerado uma pontuação, e dependendo do valor da sua pontuação você pode ser considerado um cliente com alto potencial de ser inadimplente ou não. Veja como funciona a pontuação:

Assim sendo, para conseguir elevar o score é imprescindível evitar a negativação do nome, bem como possuir contas e pagá-las em dia.

Como saber se o cartão de crédito foi aprovado?

Bom, agora que já sabemos como funciona para pedir um cartão de crédito, é preciso saber se ele foi ou não aprovado. E isso pode demorar um determinado tempo.

De modo geral o prazo para aprovação de um limite de cartão de crédito demora cerca de 15 dias. Esse tempo pode variar de banco para banco, mas a grande maioria das instituições pedem esse prazo para análise.

Caso você seja correntista já de algum banco, e movimente sua conta há um certo tempo, a análise e aprovação de crédito pode ser mais rápida. Em alguns casos inclusive o crédito já pode estar pré-aprovado na sua conta.

Quando isso acontece, em menos de cinco dias o limite já estará disponível no cartão, caso contrário é preciso esperar os 15 dias. Durante esse tempo, os bancos ainda não dispõe de bons mecanismos de consulta e nos cabe apenas esperar.

Assim sendo, dentro desse período o banco entrará em contato por e-mail, telefone, SMS ou qualquer outro recurso informado por ele. Se passado o prazo estabelecido não houver nenhum contato, é preferível ligar na central e obter informações mais detalhadas sobre a demora na aprovação.

Relembrando somente, que é importante certificar-se a renda mínima necessária determinada pelo cartão antes de solicitá-lo. Pois, mesmo possuindo um bom score e nome limpo, esse fator pode prejudicar a aprovação do cartão.

Qual o melhor banco para fazer um cartão de crédito?

Essa é uma questão bastante pertinente, e nem sempre pode ser respondida com o nome de uma única instituição. Afinal, uma banco pode atender perfeitamente os anseios de uma pessoa e não atender os anseios de outra.

Por exemplo, para uma determinada pessoa, é importante que o cartão de crédito disponha de bastante limite e que seja aceito nacional e internacionalmente. Para outra, no entanto, o importante é que o cartão ofereça vantagens, pontos e inclusive milhas.

Também há quem prefira um cartão de crédito que não cobre taxa de anuidade, e que caso não consiga pagar a fatura em dia, os juros sejam baixos. Note que para cada caso poderá haver um cartão melhor que o outro.

É claro, que os cartões com maior limite de crédito, normalmente disponíveis para pessoas com mais rendas possuem mais vantagens. No entanto, é fundamental saber exatamente o que você procura em um cartão de crédito antes de fazer a solicitação.

Hoje são inúmeras opções, inclusive cartões dos bancos digitais, que podem inclusive ser mais em conta do que os cartões de bancos tradicionais. Mas, a grosso modo, o importante é fazer um bom comparativo antes da solicitação.

Como é possível ver neste artigo, o cartão de crédito está ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas. Há quem diga inclusive, que em um futuro não tão distante o papel moeda irá desaparecer completamente. 

Sendo assim, é possível solicitar um cartão de crédito para um banco, esperá-lo chegar e depois usufruir de todos os benefícios que ele pode oferecer. Contudo é fundamental usar o cartão com bastante cautela, pois se a fatura não for paga integralmente, os juros podem ser bastante agressivos, prejudicando o orçamento familiar.