O que é cartão de crédito?

Muitas pessoas ainda não sabem todo o sistema de um cartão de crédito e decorrente disso, acabam se endividando. Nesse texto vamos tirar todas as dúvidas existentes sobre os cartões de crédito e como eles podem ser os piores inimigos, se forem usados sem controle

Publicidade


Para ter um cartão de crédito não é necessário que você tenha uma conta em banco. Mas é bom que você tenha alguma conta corrente, pois é comum a liberação do cartão para correntistas. Isso torna menos complicado para quem deseja ter o seu primeiro cartão, já que a sua renda já caí naquele determinado banco, para comprovar fica mais fácil.

Existem bancos que oferecem o cartão de crédito junto com a função débito, permitindo que o cliente use as duas funções em um só cartão. Isso facilita para as pessoas que não gostam de andar com muitos cartões na carteira, por questão de senhas e outros fatores.

O limite que é estipulado para o cartão de crédito é feito em reais, de acordo com a sua renda mensal. Não adianta muita coisa ter um cartão de crédito no valor de 10.000 reais sendo que você recebe apenas 2.000. 

Teoricamente nenhum banco cometeria esse erro de dar um limite maior do que a pessoa pode pagar. Mas existem casos de pessoas que tem o limite bem alto, porém são bem controladas e gastam apenas o necessário. Em questão de limites é bem relativo, varia de como você usa o seu cartão, de quanto é o seu score no mercado, outros fatores que podem fazer com que o seu limite aumente.

É sempre bom lembrar que as comprar parcelas no cartão, podem afetar o limite total do seu cartão. Conforme você vai pagando as parcelas o seu limite vai voltando. Portanto é bom você ter certeza de que não é todo mês que o seu limite vai ser o mesmo. 

O banco central classifica os cartões em dois modelos. Ou melhor falando, eles classificam em duas categorias:

·         Cartão de crédito básico, é um cartão que utilizado somente para pagamentos de compras, contas e outros serviços

·         Cartão de crédito diferenciado que além de todos os benefícios de pagamento, também contém algumas recompensas, como desconto em compras, seguro de viagem, programas de milhagem, atendimento personalizado no exterior e outros benefícios.

Dentro desses serviços que são consideramos como diferenciados, pode ser cobrado pelo envio de mensagem automática relativa à movimentação de sua conta ou algum pagamento vinculado a conta do cartão de crédito em questão. Isso também está incluso a emissão de alguma segunda via, em caso de perda ou furto do cartão de crédito.

 

O que é o número de emissão do cartão de crédito?

Como estamos entendendo melhor todo o cartão de crédito, vamos explicar também sobre a numeração que vem no cartão. Esse número de identificação do cartão de crédito que está localizado na frente do cartão e tem 16 dígitos. Ele é apenas um número do seu cartão. Esse número não é repetido em nenhum outro cartão. 

Os outros números que contém no cartão geralmente são os de data de vencimento do cartão, número da agência e conta bancária e no verso do cartão contém o número de segurança. Esse número de segurança segue sendo um dos mais importantes, junto com o número de emissão do cartão de crédito. 

Quando fazemos transações online, esses números são sempre os que são usados. O número de emissão do cartão, data de validade do cartão e o número de segurança. 

 

O que é o CVC do cartão de crédito?

O CVC do cartão ou Código de Verificação do Cartão, é o número impresso no verso do cartão. Tanto os cartões de crédito quanto os débitos têm esse número. Na maioria dos cartões, esse número é os últimos que ficam impressos em cima de uma faixa branca.

Em casos específicos como os cartões de crédito AMEX (American Express) geralmente esse código de verificação é de 4 dígitos e é localizado na frente do cartão. 

Como o CVC não é impresso em relevo como todos os outros números do cartão, é impossível que alguém o conheça a não ser o portador do cartão. Quando você digita os detalhes do cartão de crédito para efetuar qualquer compra, é solicitado que você informe o CVC do seu cartão para efetuar a transação.

O nome desse código pode ser diferente em algumas bandeiras de cartão. Esse código pode ser conhecido como CVV ou valor de verificação do cartão. Também é conhecido como Código de Segurança de Cartão e Código de Segurança Pessoal.

 

Qual a idade mínima para ter um cartão de crédito?

A idade mínima para ter um cartão de crédito é de 18 anos e você precisa ter alguma renda para que seja considerado nas análises de crédito. Mas alguns bancos ainda impõem a idade mínima como 21 anos, para que tenha mais garantias de pagamento.

Existem casos que podem ser específicos, caso você seja um menor emancipado por exemplo, você tiver renda, pode fazer a solicitação de um cartão. Mas o que é um menor emancipado? É um menor de 18 que adquiriu a emancipação civil e agora tem as mesmas responsabilidades de uma pessoa que é maior de 18 anos. 

Mas é sempre bom lembrar que mesmo sendo menor emancipado, ele só pode ter um cartão de crédito caso seja aprovado o crédito em seu nome. É preciso que a pessoa tenha renda comprovada para fazer a solicitação e talvez ser aprovado.

 

Qual é o código da bandeira MasterCard?

Quando perguntam qual é o código da bandeira do cartão é bom que você saiba o que é como descobrir esse código. Para muitas pessoas essa numeração que contém na frente do cartão, parecem ser números aleatórios, mas não são. 

Os primeiros números que contém no código de emissão do cartão definem a bandeira que condizem ao cartão. As bandeiras do cartão geralmente são os símbolos que ficam no canto inferior direito do cartão de crédito ou débito. As mais conhecidas entre os brasileiros são as bandeiras Visa e MasterCard. 

O código que define o número da bandeira de MasterCard são os que iniciam em 51, 52, 53, 54 e 55. Esses dígitos devem ficar na frente e essa regra é aplicada a todo o mundo, tendo sido definida pelo ISSO/IEC 7812 em 1989 como forma de padronizar os números nos cartões.

Por fim, agora você conhece um pouco mais sobre os cartões de crédito e suas funcionalidades. De fato, ele pode ser um bom aliado para os apertos do dia-a-dia, mas tem que ser usado com responsabilidade.

Publicidade

Veja Também